62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
EFEITO DO CHÁ DE PLANTAS DE Pluchea sagittalis CONTAMINADAS POR CHUMBO SOBRE O ÍNDICE MITÓTICO DE Allium cepa
Vanessa Karine Schneider 1
Liana Veronica Rossato 1
Júlia Gomes Farias 1
Sibila T. Nunes 1
Solange Bosio Tedesco 1
Fernando Teixeira Nicoloso 1
1. Departamento de Biologia, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
INTRODUÇÃO:

A poluição de solos agricultáveis por metais pesados é um dos mais graves problemas ecológicos. Os metais pesados, entre eles o Chumbo (Pb), podem acumular em quantidades consideráveis no tecido da planta, os quais excedem os níveis que são tóxicos a humanos e demais animais antes de produzir efeitos fitotóxicos visíveis na planta. O chá de folhas de P. sagittalis é comumente utilizado como expectorante e digestivo no Brasil. Evidências epidemiológicas têm demonstrado que um longo tempo de exposição ao Pb está fortemente associado com o aumento do risco de várias doenças, como por exemplo, o câncer. A utilização de bioensaios com plantas são mais sensíveis e simples que muitos métodos utilizados para detectar efeitos genotóxicos, demonstrando ser um eficiente teste para o monitoramento de genotoxicidade de poluentes ambientais. Esse trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da utilização do chá de plantas contaminadas por Pb sobre o índice mitótico de A. cepa.

METODOLOGIA:

Os tratamentos consistiram de infusões (2,5 g dm-3) de folhas ou raízes de P. sagittalis expostas a cinco concentrações de Pb (0, 200, 400, 600 e 1000 µM) durante 30 dias, bem como um controle negativo (H2O) e um controle positivo (CuSO4 (0,2 g dm-3)), além de duas concentrações de Pb (100 e 200 µg dm-3). Seis bulbos de A. cepa foram utilizados para cada tratamento. Os bulbos enraizados em água destilada foram submetidos aos tratamentos por 24 h. O índice mitótico (MI) foi obtido a partir de 1000 células da ponta da raiz por bulbo.

RESULTADOS:

Com o aumento da concentração de Pb aplicado ocorreu uma diminuição no IM tanto em células expostas a infusões de folhas e raízes em relação ao controle negativo (H2O), sendo que as raízes de A. cepa expostas as infusões das maiores concentrações (400, 600 e 1000 µM) não diferiram do controle positivo. Os menores IM foram obtidos de raízes expostas aos tratamentos de 100 e 200 µg dm-3 de Pb, ocorrendo diferença significativa em relação aos outros tratamentos, exceto para as infusões das raízes expostas a 600 e 1000 µM.

CONCLUSÃO:
Com o presente trabalho pode-se verificar que infusões de plantas de P. sagittalis, tanto de folhas apicais quanto de raízes, apresentam efeito antiproliferativo. Contudo as infusões de raízes das plantas contaminadas por Pb apresentaram um maior efeito antiproliferativo, tendo sido verificadas alterações cromossômicas.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Índice Mitótico, Genotoxicidade, Pluchea sagittalis.