62ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração |
ANALISE DAS TENDÊNCIAS EMPREENDEDORAS DOS GERENTES DE MICRO EMPRESAS DO SETOR VAREJISTA DE CAMPINA GRANDE - PB |
Francisco Cleber Teles dos Santos Filho 1 Ana Gisele Soares Lopes 2 Brenno de Sousa Andrade 2 Brunno Fernandes da Silva Gaião 1 Patrick de Aguiar Neres 3 |
1. UEPB 2. FACID 3. FACULDADE NILTON LINS |
INTRODUÇÃO: |
Diante do contínuo avanço tecnológico e o aumento da competitividade torna-se cada vez mais necessária a qualificação de pessoal para atuarem de forma efetiva no mercado, como agentes de mudanças e como parceiros na criação de novas possibilidades. Desde que a existência de indivíduos conhecidos como empreendedores foi detectada como condição básica para o surgimento de novos empreendimentos alguns estudos vêm sendo realizados objetivando conhecê-los melhor, determinar seu perfil, suas motivações e as razões de seu sucesso. Todavia a crença de que este é um ser inato acabou, por isso é necessário desenvolver nos profissionais do setor, um conjunto de habilidades, que lhes permitam alcançar as competências necessárias à formação de um perfil determinado. Atualmente acredita-se que o processo empreendedor pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa e que o sucesso é decorrente de uma gama de fatores internos e externos ao negócio, do perfil do empreendedor e de como ele administra as adversidades. O objetivo deste artigo é analisar as tendências empreendedoras dos gerentes de 12 micro-empresas do setor varejista na cidade Campina Grande. |
METODOLOGIA: |
Sabendo-se que ser empreendedor significa ter capacidade de iniciativa, imaginação fértil para conceber as idéias, flexibilidade para adaptá-las, criatividade para transformá-las em uma oportunidade de negócio, motivação para pensar conceitualmente e a capacidade para ver, perceber a mudança como uma oportunidade. Existem para tanto uma serie de tendências pessoais que comumente se associam com a pessoa empreendedora dentre elas a necessidade de sucesso, necessidade de autonomia, tendência criativa, assumir riscos, impulsos e determinação. Para a realização do estudo foram utilizados o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento monográfico, também denominado de estudo de multi-caso. Nosso instrumento de coleta foi o teste TEG - Tendência Empreendedora Geral, desenvolvido na Unidade de Formação Empresarial e Industrial da Durham University Business School - Durham, Inglaterra. Para traçar o perfil empreendedor dos proprietários de empresa do setor varejista, foram utilizadas as cinco citadas anteriormente. A escolha do teste de TEG se deu pelo fato de se tratar de um instrumento já devidamente validado, que pode ser utilizado para pesquisas no Brasil cujas tendências empreendedoras se configuram como variáveis intrínsecas à teoria proposta neste artigo. |
RESULTADOS: |
Os principais resultados encontrados com relação às características das micro-empresas foram os seguintes: 1-A Tendência Empreendedora (T.E.) "necessidade de sucesso" apresentou um índice um pouco abaixo da média, o que quer dizer que os proprietários empresas varejistas apresentam algumas qualidades inerentes a esta característica. 2-A T.E. "autonomia/independência" apresentou um índice considerado abaixo da média, o que quer dizer que os proprietários das empresas varejistas apresentam poucas qualidades inerentes a esta característica. 3-A T.E. "tendência criativa" apresentou uma média abaixo da média o que quer dizer que os proprietários das empresas varejistas apresentam poucas qualidades inerentes a esta característica. 4-A T.E. "riscos calculados/moderados" apresentou um índice um pouco abaixo da média, mostrando que os proprietários das empresas varejistas apresentam algumas qualidades inerentes a esta característica. 5-E por fim, a T.E. "impulso/determinação" apresentou um índice na média, significando que os proprietários das empresas varejistas apresentam qualidades inerentes a esta característica. Verificou-se então que das cinco características focadas predominam necessidade de sucesso e "impulso/determinação". |
CONCLUSÃO: |
Utilizando o instrumento TEG para indicar as características empreendedoras dos proprietários das empresas varejistas verificou-se que das cinco características que o instrumento enfoca predominam necessidade de sucesso e "impulso/determinação". Com isso, a presente pesquisa mostra que não existe uma fórmula consagrada para ser empreendedor, mas todos os candidatos a novos empresários perseguem uma resposta que certamente extrapola os limites de uma receita básica. Os empreendedores possuem características comuns que, ao mesmo tempo, os distinguem dos outros, estas são essenciais a abertura de um negócio, contudo não são suficientes para obter êxito no empreendimento. Conclui-se, então, que não é possível fornecer uma receita de sucesso, com todas as características que farão um empreendedor ter êxito em seu negócio. Mas é possível apresentar as características mais comumente encontradas nos empreendedores de sucesso, para que sejam desenvolvidas e direcionadas para uma proposta de capacitação que considere as fases do ciclo de vida das organizações e as características dos empreendedores. |
Instituição de Fomento: UEPB |
Palavras-chave: Empreendedorismo, Micro-empresas, Setor varejista. |