62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
FORMAÇÃO DE ALUNOS-GUIA EM TRILHAS INTERPRETATIVAS NO MANGUE DO GUARAPES EM NATAL-RN |
Maria Joseneide Araújo Batista 1 João Bosco da Rocha 1 Laura Patrícia Meira Macedo 1 Madson Gomes Rodrigues 1 Milena Fabrini de Paiva Dantas Farias 1 |
1. Secretaria Municipal de Educação de Natal / RN |
INTRODUÇÃO: |
O manguezal é um ecossistema particular responsável pela filtração da água de metais, berçário e fonte de alimentos para várias espécies. Área de preservação permanente, este ecossistema tem grande importância para toda a humanidade. No entanto, existe certa aversão a ele, devido a seu aspecto e odor. A partir dessa realidade, foi realizado um trabalho pela Escola Municipal Prof. Francisco de Assis Varela Cavalcanti, cujo objetivo foi formar alunos-guias para a preservação do mangue do Guarapes, em Natal/Rn, levando-os a conhecer suas características peculiares, como também sensibilizá-los para a consciência ambiental na busca da preservação desse ecossistema, maltratado pela ação de empresários do ramo de construção civil e imunizadoras daquela região. A meta base foi possibilitar aos mesmos adquirirem atitudes de preservação que repercutirão para as gerações futuras, através de ações de cidadania. Estes alunos-guia são alunos do ensino fundamental e o trabalho é destinado à comunidade local e às comunidades vizinhas desse bairro. |
METODOLOGIA: |
Os trabalhos se iniciaram com a realização de uma aula-passeio no Barco Chama-maré, em que os alunos-guia tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência semelhante à da sua comunidade. Nesta aula, executaram, após exposição e discussão, uma pesquisa sobre o assunto abordado: as características do ecossistema, importância e problemas ambientais que o afetam. Para isso, foram utilizados, além do quadro e giz, textos de livros, informações da internet e reportagens de jornais sobre o tema. Estando os alunos preparados, realizamos visitas ao mangue com toda a comunidade escolar, oportunidade em que os guias mostraram seus conhecimentos e mudanças significativas na sua linguagem e comportamento. Essas visitas foram realizadas em uma trilha de aproximadamente |
RESULTADOS: |
No inicio dos trabalhos, observamos que existia um certo "preconceito" por parte dos professores e alunos em relação ao ecossistema mangue, pois uma boa parte nunca tinha ido a este ambiente, devido à falta de conhecimento e por achar que é sujo e não tem importância. Após as aulas expositivas e aula de campo, percebemos mudança de opinião de uma parte da comunidade. Mas houve uma resistência por uma parte pequena da população Um outro parâmetro observado foi o comportamento dos alunos-guia que, antes, sempre demonstravam agressividade e grosserias; no entanto, esforçaram-se para melhorar em algumas palavras que tinham dificuldade de pronunciar e no comportamento mais respeitoso. Também a comunidade começou a se questionar sobre o tratamento realizado pelas imunizadoras quanto ao material depositado. No mutirão de limpeza do mangue, apesar de ter em torno de 80 pessoas envolvidas, foram coletados |
CONCLUSÃO: |
De acordo com as observações, podemos concluir que a utilização de trilha interpretativa como uma metodologia possível e reflexiva, serviu para sensibilizar a comunidade em relação à problemática do meio ambiente. A formação de alunos-guia possibilitou uma melhoria de comportamento dos alunos envolvidos, pois os mesmos eram grosseiros e agressivos. Notamos também que a utilização de trilha interpretativa em mangue foi uma metodologia bem aceita pela comunidade. |
Palavras-chave: Ecossistema, Trilha, Preservação. |