62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
A PREPARAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES BÁSICAS DA INFÂNCIA
Alexsandra Maia Nolasco 1
Giovana Carla Cardoso Amorim 1
1. Departamento de Educação, Faculdade de Educação, UERN- Mossoró/RN
INTRODUÇÃO:
O trabalho docente na área da infância requer do pedagogo subsídios de natureza teórico-prática para uma atuação profissional. Para isto, o profissional precisa possuir competências, habilidades e conceitos necessários para tal atuação. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo explicitar concepções sobre infância, criança e educação infantil dos alunos da graduação em um estudo analítico-comparativo com as bases formativas existentes no RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) visando estabelecer um estudo científico entre os conhecimentos prévios, os conhecimentos adquiridos e os conhecimentos normativos necessários à formação do educador infantil.
METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada com 8 alunos do 3º período e 8 alunos do 6º período da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) através de questionário previamente elaborado, testado e aplicado no âmbito da Instituição formadora.

RESULTADOS:
Os resultados foram analisados a partir dos eixos básicos da pesquisa: concepção de criança, infância e educação infantil que se constituíram em categorias respaldadas na análise de conteúdo - Bardin (1977), procurando traçar um eixo de similaridade e convergência entre o aporte teórico/metodológico e as dimensões do conhecimento dos discentes nos variados níveis da formação. Através da análise dos conteúdos foi possível delinear as variadas instâncias formativas dos processos de aprendizagem, desde as construções sociais até as aprendizagens formais e significativas.
CONCLUSÃO:
No itinerário da pesquisa foi possível visualizar considerações formais referentes aos conhecimentos prévios dos alunos no âmbito da formação profissional, assim como a importância das disciplinas formativas como eixo de construção do conhecimento docente e o avanço das concepções de base formativa dos conceitos da infância no decorrer da formação profissional dos alunos.
Instituição de Fomento: PIBIC
Palavras-chave: Educação Infantil, Formação profissional, Saberes docentes .