62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural |
REVISITANDO OS SABERES E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO MOVIMENTO MESSIÂNICO CALDEIRÃO DE SANTA CRUZ DO DESERTO |
Célia Camelo de Sousa 1 Leda Vasconcelo Carvalho 1 |
1. Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE |
INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa adota como objeto de estudo a educação popular, mais especificamente busca um resgate dos Saberes e Práticas Educativas construídos pela comunidade do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, liderado pelo Beato José Lourenço, entre os anos de 1926 e 1936, na região do Cariri, no sul do Ceará. É uma tentativa de confirmar a visão da qual a Pedagogia Tradicional não dar conta da complexidade das vivências humanas ao longo do tempo e nos diversos espaços de tempo. Ao contrário, sua didática e metodologias de ensino favorecem a alienação e o preconceito em relação aos saberes e práticas educativas não consagradas como dominantes. No caso específico desta pesquisa, interessa-nos ajudar na desconstrução de uma historiografia e suas metodologias de ensino que transformaram o povo nordestino, particularmente cearense, em gente passiva e subserviente à ordem e aos "donos do poder". Nessa perspectiva, buscamos, fundamentalmente, mostrar as diferentes práticas socioeducativas que emergem por "dentro" e como resistência à ordem e aos valores dominantes. O Caldeirão de José Lourenço, talvez, por isso mesmo, deva ser enquadrado na categoria de movimentos sociais.
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METODOLOGIA: |
O tratamento metodológico valorizou uma pesquisa qualitativa, em que utilizamos os métodos diretos e indiretos de investigação e a narrativa, com destaque para a memória de homens e mulheres que direta ou indiretamente protagonizaram aquele movimento e seus descendentes diretos. Na pesquisa indireta se destacaram os estudos bibliográficos. A pesquisa direta centrou-se na análise dos documentos históricos e nas narrativas que, por sua vez, permitiram a identificação do objeto de estudo valorizado, ou seja, os saberes e as práticas do movimento messiânico Caldeirão (Ce), entre as décadas de 20 e 30 do século passado.
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RESULTADOS: |
Sinteticamente podemos dizer que os saberes e as práticas educativas no Caldeirão de Santa Cruz do Deserto se efetivaram das seguintes maneiras: 1) de forma espontânea, momento em que o processo de ensinar e aprender se efetivava quando todos executam parte das funções da coletividade, ou seja, um tipo de educação para a vida e por meio da vida; 2) de forma intencional, através dos rituais simbólicos que reforçam a visão de mundo sócio-religioso, de características messiânicas, assentada no princípio da igualdade e da fraternidade entre homens, na crença |
CONCLUSÃO: |
Ao entrarmos em contato com as experiências do movimento messiânico Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, podemos concluir preliminarmente que a educação, os saberes e as práticas educativas que medeiam a produção da existência material e, como efeito, o seu acervo cultural e a sua continuidade, refletem os valores reproduzidos na sua prática social coletiva como também aqueles demandados pela sociedade na qual se insere. Para nós, a tentativa de nos aproximar dessa História, particularmente, no que diz respeito ao fenômeno educativo, é sem dúvida uma experiência ímpar. Essa importância, contudo, não se limita ao fato de podermos apreender novas informações sobre a História da Educação no Ceará, o que por si só seria extraordinariamente significativo. Com esse estudo, integramo-nos às tentativas de educadores e historiadores de resgatar a História do nosso povo, obscurecida pela historiografia e pela pedagogia tradicional. |
Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Ceará - UECE |
Palavras-chave: Caldeirão, Saberes, Práticas Educativas. |