62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
RECICLAGEM DO ÓLEO DE FRITURA: UM PROCESSO DIDÁTICO PARA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Cidinéa Maria Silva da Mata 1
Douglas Lopes Bernardo 1
Claudia Cristina Cardoso Bejan 2
1. Depto. de Química,Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE
2. Profa. Dra/Orientadora - Depto. de Química -UFRPE
INTRODUÇÃO:

Atualmente a busca por métodos de reciclagem do óleo e gordura residual (OGR) tem ganhado espaço, devido a contribuição na diminuição dos gastos públicos com saneamento e minimização do impacto ambiental que o óleo causa ao ser descartado indevidamente. Um litro de óleo de fritura pode poluir cerca de dez mil litros de água e sua ação no solo é de impermeabilização. Diante desse contexto problemático, surge a necessidade de concentrar esforços na busca pela reciclagem dos OGR's. E nesse propósito alunos e professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), estabelecendo um convênio com a Escola Estadual Diário de Pernambuco (EDEPE), desenvolveu o projeto "Biodiesel - Combustível da Cidadania, que objetiva capacitar os alunos sobre o biodiesel. O biodiesel é um biocombustível composto de derivados de ácidos graxos e uma das suas grandes vantagens frente ao diesel é ser totalmente renovável. O projeto almeja a construção de uma mini-usina de síntese de biodiesel a ser instalada na EDEPE. O desenvolvimento do projeto ocorre em etapas: coleta do óleo, gerenciamento, catalogação e purificação. Ao mesmo tempo que essa ação afirmativa ampliará os conhecimento dos estudantes sobre o biodiesel, levará também em paralelo questões ambientais de preservação ao meio.

METODOLOGIA:

Para a implantação do projeto, foi ministrado um curso aos sábados nas dependências físicas da EDEPE. Essa capacitação se dividia entre aulas práticas e teóricas, aos quais algumas dessas aulas práticas aconteciam no laboratório de química da UFRPE. As aulas foram iniciadas em 2009 no primeiro sábado de setembro, tendo como público alvo os alunos das várias escolas do Estado de Pernambuco, que passaram por um processo seletivo cujo um dos critérios avaliativos foi uma dissertação. Como o projeto ocorre em etapas, estão sendo feitas a coleta e catalogação do material recolhido para uma posterior etapa de purificação. A etapa da purificação encontra-se em pesquisa, pois estamos buscando métodos de purificação que se adéquem ao nosso processo. Mesmo em fase de pesquisa, montamos um sistema de purificação, que é o filtrador com botijão de água com capacidade para 20L, possibilitando a filtração em grande quantidade. Esse método mostra o avanço na escala de produção, já que esse mesmo projeto teve uma versão antiga em 2008, ao qual era utilizada uma peneiração inicial do óleo de fritura e depois filtração simples com funil de bromo, o que só viabiliza pesquisas, pois a quantidade de óleo filtrado é pequena.

RESULTADOS:

Existem vários métodos de filtração realizados de diferentes maneiras. Em uma tese de mestrado encontramos toda a parte experimental da caracterização do óleo de fritura, parâmetros como índice de acidez, importante para o resultado final de síntese, índice de iodo, viscosidade cinemática, massa específica, composição em ácidos graxos, porém depois da coleta o único método de purificação que o autor usa é a filtração a vácuo, o  autor pondera que outros métodos são inviáveis economicamente. Em outro trabalho encontrou-se a preocupação, por parte do autor, em retirar os componentes polares presentes no óleo, devido ao alto potencial de interferência por parte desses compostos. O óleo coletado foi submetido a um processo de cromatografia em coluna de vidro, na qual foi utilizado como fase estacionária o silicato de magnésio e óxido básico de alumínio. A análise levantada nesses trabalhos nos serve de base para o aperfeiçoarmos do nosso método em conjunto com outros possíveis instrumentos, ou seja, mais uma etapa a ser realizada. Devido a grande quantidade de óleo coletada ainda estamos em processo de gerenciamento e catalogação.

CONCLUSÃO:

A ação afirmativa realizada na Escola Estadual Diário de Pernambuco, através desse projeto, possibilitou o fortalecimento da interação universidade/comunidade, a ampliação do conhecimento estudantil sobre o biodiesel, além de despertar nos alunos um espírito de cooperativismo, por estarem participando de um projeto tão importante e significativo na reeducação ambiental quanto ao descarte do óleo de fritura. Muitos alunos não sabiam dos estragos causados pelo descarte indevido do óleo, e muito menos, que esse óleo poderia ser o precursor para a síntese de um biocombustível e seus subprodutos, tais como sabões e detergentes. Através das aulas práticas foi possível abordar um conhecimento de química de forma não cansativa e monótona ao contrário do conteúdo exposto na sala de aula. O aperfeiçoamento da etapa de purificação, poderá fomentar novos projetos ao destino do óleo de fritura  

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES
Palavras-chave: Purificação, Biodiesel , Preservação.