62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - OCORRÊNCIAS & POSSIBILIDADES NO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE RURAL |
Regiane de Souza Costa 1 |
1. Programa de Pós-Gradução em Educação Agrícola / UFRuralRJ |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho surgiu com o Projeto Transdisciplinar "Futebol para além da Arte de jogar", realizado no Colégio Técnico da Universidade Rural - CTUR - em 2009. Traz consigo a preocupação em relacionar o processo de ensino-aprendizagem ao cotidiano cultural, principal alicerce dos mecanismos educativos formalizados na estrutura escolar. Debruçou-se nos conceitos da Transdisciplinaridade visando salientar a integração das áreas do conhecimento, na perspectiva da complementariedade dos saberes. O olhar ao processo de ensino-aprendizagem foi direcionado ao 'pensar o complexo' pressupondo, inicialmente, um abrir-se para a realidade de uma forma holística, considerando as diversas lógicas e pontos de vista, admitindo, assim, as interpretações e diálogos possíveis entre as áreas do conhecimento do Ensino Médio e Técnico, numa tentativa de 're-criar' o futebol como fenômeno cultural. Nesse sentido, a temática buscou integrar os modos específicos do pensar, considerando as suas conseqüências unidimensionais, e os reunir, de modo a permitir uma trajetória onde a simplicidade e a complexidade caminhassem juntas, dependentes, relacionando-se num processo dialético, necessário para a compreensão da Educação no contexto de transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. |
METODOLOGIA: |
A metodologia valeu-se da abordagem qualitativa, contando com procedimentos de pesquisa educacional como pesquisa-participante, observação das práticas pedagógicas e do cotidiano escolar, entrevistas e ficha de avaliação do projeto. Trabalhou-se com 6 turmas do 2º ano, do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos (Agropecuária Orgânica e Hotelaria). Após 3 semanas de revisão da temática, planejamento das aulas, organização dos conteúdos e da metodologia, e discussão entre pesquisadora, professores e comissão organizadora, aconteceu a semana transdisciplinar, contando com 2 momentos: interdisciplinar - onde cada área do conhecimento atribuiu à temática o olhar da sua disciplina, construindo relações através da criatividade metodológica; e transdisciplinar - através da Mesa Redonda, que debateu a temática, dialogando as áreas do conhecimento entre docentes e discentes, e do Torneio de Futebol. Os agentes envolvidos responderam a ficha de avaliação semi-aberta, contendo 5 questões fechadas e 2 abertas, e participaram de entrevistas semi-estruturadas a respeito da opinião sobre o desenvolvimento do projeto, incluindo questões como relevância do tema, organização e divulgação do projeto, integração dos agentes envolvidos e a relação entre o projeto e o processo de ensino-aprendizagem. |
RESULTADOS: |
Recorreu-se às respostas das fichas de avaliação visando conjugar os dados com as observações dos espaços pedagógicos e com as entrevistas para elencar sinais sobre o processo de ensino-aprendizagem na ótica transdisciplinar. As questões fechadas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem tiveram os resultados: questão 1 - Relevância do tema "Futebol para além da arte de jogar" - obteve-se maiores percentuais nos itens "ótimo" e "bom", respectivamente: Professores, 82% e 17%, Turma 20, 40% e 32%, Turma 21-I, 31% e 35%, Turma 21-II, 73% e 18%, Turma 23, 73% e 23%, Turma 24, 20% e 52% e Turma 25, 17% e 56%. Na questão 4 - Interação dos agentes envolvidos - também obteve-se os maiores percentuais nos itens "ótimo" e "bom": Professores, 35% e 59%, Turma 20, 31% e 38%, Turma 21-I, 27% e 58%, Turma 21-II, 73% e 27%, Turma 23, 59% e 32%, Turma 24, 16% e 48% e Turma 25, 29% e 47%. Os itens "ruim" e "mais ou menos" foram pouco evidenciados. Os dados associados às questões abertas e às observações dos espaços revelam que a acessibilidade e a inserção da temática no dia-a-dia dos estudantes compõem o enredo para que o processo de ensino-aprendizagem fosse facilitado, mediado pela metodologia criativa e permissiva, possibilitando o diálogo entre as áreas na construção do conhecimento. |
CONCLUSÃO: |
A análise dos dados aponta que os objetivos da proposta apresentada ao CTUR foram cumpridos, pois permitiram a vivência sobre a Transdisciplinaridade. O tema, através da sua relevância e acessibilidade dialética, convergiu para reflexões, estranhamentos, correlações entre conteúdos, criatividade metodológica, dinamicidade, relação interpessoal professor-estudante, problematização, resultando numa outra forma de tratar o conhecimento. Partiu-se do princípio que o futebol é um patrimônio das gerações, uma sinalização da identidade cultural brasileira. A temática foi pensada a partir da multiplicidade de questões que ela permite discutir, já que os agentes envolvidos possuíam acesso e conhecimento prévio do assunto. O planejamento dos professores, associado a sua inovação metodológica despertou o interesse, a descoberta e a participação dos estudantes na dinâmica da sala de aula ou fora dela, em espaços de apropriação conjunta do conhecimento. Os dados da realidade associados, num determinado tempo e espaço pedagógicos, revelaram que a incidência de propostas de cunho inovador é correspondida positivamente pelos estudantes e professores, fato que corrobora para a construção e/ou reconstrução do conhecimento, transformando-se num aprendizado significativo, relacional e integrado. |
Instituição de Fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro / FAPERJ |
Palavras-chave: Transdisciplinaridade, Pensamento Complexo, Processo de Ensino-Aprendizagem. |