62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
PROJETO I SIMPÓSIO CONHECENDO CANDEIAS DO JAMARI - RO |
Jadiael Rodrigues da Silva 1 Elizabete Conceição Silvino 1 Éderson Rodinei Dantas Rodrigues 1 José dos Reis Moreira 1 Keuler Luiz Barbosa da Cunha 1 Mario Vitor Mendes 1 |
1. EEEFM. Carlos Drummond de Andrade / RO |
INTRODUÇÃO: |
O município de Candeias do Jamari, localizado as margens da BR - 364 há |
METODOLOGIA: |
Os procedimentos para a realização dos trabalhos se deram através de ações de levantamentos de dados dos aspectos biológicos, geográficos, sociais, políticos e históricos do Município de Candeias do Jamari, como por exemplo, as doenças endêmicas, a cultura, o turismo, a situação socioeconômica dos moradores da área urbana, a condição sanitária, o rio Candeias, etc. Os alunos foram divididos em 10 equipes. Após a inscrição, foi realizada uma reunião com cada equipe pelo professor coordenador responsável pelo tema; os professores das outras disciplinas foram envolvidos nas atividades colaborando no auxílio dos alunos na produção dos materiais; os recursos didáticos utilizados foram: Cartaz, mapas, fotografias, desenhos, datashow, filmadora, máquina fotográfica. A apresentação dos resultados foi executada em forma de exposição pelos alunos; a realização da etapa de coleta de dados se deu através de pesquisas bibliográficas, entrevistas, aplicação de questionários e pesquisa de campo. A tabulação e análise dos dados foi realizada pelos alunos e professores com o auxílio de computadores por meio dos softwares Excel (tabelas, gráficos), Word. Terminado esta etapa passou-se para a organização de todos os dados produzidos para apresentação a comunidade em geral no dia do Simpósio. |
RESULTADOS: |
O Primeiro Simpósio Conhecendo Candeias do Jamari - RO apresentou resultados positivos, tanto quanto a participação dos alunos e professores bem como da sociedade |
CONCLUSÃO: |
O Projeto do Primeiro Simpósio Conhecendo Candeias do Jamari - RO, possibilitou a escola interagir com a sociedade local por meio de seu alunado e corpo docente, além de trazer informações que possam servir de preservação da memória e da história da sociedade candeiense, despertando também, por meio da pesquisa e do envolvimento direto dos discentes, o senso de cidadania e pertencimento dos mesmos à sociedade em que estão inseridos. Perpassando assim, um dos princípios primordiais da escola: Sistematizar o saber. Onde nessa sistematização, janelas se abrem. |
Instituição de Fomento: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade. |
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, História, Educação e Cidadania . |