62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
A UTILIZAÇÃO DE PELE DE ANIMAIS TAXIDERMIZADOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA. |
Jaison Eduvirgem dos Santos 1 Erisvaldo Alves de Souza 1 Hailton Brito da Silva 1 Simone Rodrigues Almeida 1 Bárbara Conceição Brava Novaes 1 Iane Paula Rêgo Cunha 1 |
1. Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA/IESMA |
INTRODUÇÃO: |
A taxidermia a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. A técnica consiste basicamente em retirar todo ou o maximo de tecido muscular e alguns ossos, deixando a pele livre. através da técnica de dissecação com o auxilio de alguns reagentes. A técnica de taxidermia das peles proposta por Procta e Lynck (1993). Animais texidermizados são frequentemente utilizados em aulas de zoologia, aulas de educação ambiental e fazem parte de coleções e de acervos didáticos. Estes acervos possibilitam, aos alunos, a observação e o manuseio de uma infinidade de materiais aos quais, raramente, se tênia acesso longe da natureza. O objetivo deste trabalho foi trabalhar a utilização de peles de animais taxidermizados como recurso didático-pedagógico na realização de aulas práticas de zoologia. |
METODOLOGIA: |
Foram realizadas aulas teóricas e praticas para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio. Nestas aulas avaliava-se o quanto os alunos aprendiam numa relação entre teoria e prática, com a utilização de peles de animais taxidermizados. Ao final de todas as aulas era lançado um questionário de perguntas relacionado ao conteúdo ministrado, e nestas questionava-se a satisfação pela aula ministrada. Através do questionário notou-se a preferência pela prática e maior assimilação do conteúdo das práticas, já que, o maior numero de acerto foi das questões relacionadas às praticas, sendo que o questionário trazia perguntas simples e diretas. As peles dos animais foram doadas pelo IBAMA e já vieram identificadas, sendo 12(doze) pássaros e 02(dois) mamíferos. Todas as peles estão depositadas na coleção do espaço ciência do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA/IESMA. |
RESULTADOS: |
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CONCLUSÃO: |
A utilização de pele de animais taxidermizados tem se mostrado um excelente aliado no ensino de biologia, pois através deste têm-se alcançado os objetivos esperados no campo de educação e preservação ambiental, já que todos os dias há varias transgressões ao meio ambiente, através dos animais empalhados tem se conscientizado varias crianças e adultos, de que devemos preservar o meio ambiente e cuidar para que estes animais não desapareçam do seu habitat natural. |
Palavras-chave: taxidermia, coleção, prática. |