H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira |
|
LER POR PRAZER |
|
Bernadete Maria da Silva 1
|
|
1. Escola Nossa Senhora das Graças
|
|
INTRODUÇÃO: |
Este projeto surgiu da necessidade de despertar o prazer de ler e melhorar os níveis de leitura e escrita dos esudantes da 4ª etapa do 2º ciclo, especialmente daqueles que estavam se apropriando do processo de alfabetização.
Para superar as dificuldades optou-se pela literatura, pelo leque de possibilidades que oferece..." a leitura frequente de textos literários é muito importante na formação de um pessoa, porque a obra de arte oferece interpretações do mundo que estimulam a reflexão e o conhecimento...além de proporcionar experiência emocional e estética, o convívio com a literatura, tanto no ouvir de histórias como na leitura constitui um exercício privilegiado de habilidades mentais e de familiaridade com as estruturas e possibilidades da língua escrita.(ANTUNES, 2009, p.24). |
|
METODOLOGIA: |
O presente trabalho foi vivenciado na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças - Coqueiral - Recife-PE, com 18 alunos da 4ª etapa do 2º ciclo, turno da tarde, ano 2009.
O projeto foi pautado em leitura deleite, sem cobranças posteriores, na sala de aula, pátio da escola, biblioteca e laboratório de informática.
De início foi lido o poema TREM DE FERRO(Manuel Bandeira).Na sequência, contação de histórias e rodas de leitura, de vários gêneros textuais; pesquisas de textos complementares aconteceram no laboratório de informática.
Para que o prazer de ler se estendesse à família, foram realizados empréstimos de livros.
Houve ainda a visita de uma escritora para entrevista, contação de história e conversa sobre a influência da literatura na sua vida.
|
|
RESULTADOS: |
À medida que a turma se envolvia com os textos, percebeu-se um aumento considerável na retirada de livros para serem lidos em casa ou na sala. Segundo depoimentos de alguns familiares e dos próprios estudantes,estes também liam para os irmãos menores e avós.
Os protagonistas deste trabalho apresentaram um novo perfil: demonstraram mais autonomia, tornaram-se leitores ávidos e ouvintes mais atentos; na produção textual também apresentaram avanços significativos. |
|
CONCLUSÃO: |
Na formação de leitores, um item que não pode faltar é o prazer, independente do espaço ou tamanho do acervo. Se quem está à frente demonstra paixão pelo que faz, a tendência é seduzir seu ouvinte.
Concluímos que aqueles que apresentavam limitações na leitura e escrita, cada um no seu ritmo, passaram a se lançar mais na produção textual: observou-se mais reflexão na hora de escrever, acerca de segmentação entre palavras na frase, ortografia, melhor argumentação.Cuidados com a entonação na hora da leitura também foram observados; os mais avançados tornaram-se mais fluentes e a leitura prazerosa passou a fazer parte da vida desses estudantes. |
|
Instituição de Fomento: Secretaria de Eucação do Estado de Pernambuco |
|
Palavras-chave: Formação de leitores, Leitura deleite, Leitores ávidos. |