62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DA NOVA TENDÊNCIA DE PRODUÇÃO DO GÊNERO CONVITE
Débora Diniz D'Albuquerque 1, 2
Maria Clara Catanho Cavalcanti 1, 2
1. Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO.
2. Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO.
INTRODUÇÃO:

O trabalho aqui proposto apresentará uma análise de convites enquanto gêneros textuais, veiculados nos dias atuais. Este gênero tem sofrido mudanças quanto à forma, pois, embora não deixe de atingir seu objetivo principal - convidar, assume estruturas linguísticas inusitadas para o gênero até um tempo atrás, além de ser apresentado em formatos extremamente inovadores. Uma nova roupagem é dada ao gênero por seus criadores, o que já pode ser descrito como uma nova tendência. Uma outra característica relevante na constituição do gênero é a inserção de imagens ao mesmo, as quais podem ser fotografias pessoais, caricaturas, desenhos, alusões temáticas a produtos comerciais, etc. Sempre com o objetivo de comunicar algo, de fazer dos "donos da festa" pessoas autênticas e/ou excêntricas. Expostas algumas questões com relação ao tema, podem surgir as perguntas: Por que investigar uma nova tendência de um gênero textual tal como o convite? Por que este gênero foi escolhido dentre tantos outros? Que relevância existe nesta escolha? As respostas poderiam ser as mais diversas, mas justificamos a nossa escolha mediante a própria inovação trazida pelo gênero, pois é válido salientar que os gêneros são materializações das situações comunicativas sociais historicamente situadas. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo geral a análise do corpus sob a perspectiva da Linguística Textual e da Teoria da Multimodalidade; e como objetivos específicos, a apresentação de estudos na área, os quais põem em relevância fenômenos linguísticos, tais como a intertextualidade e o hibridismo.

 

METODOLOGIA:

Esta pesquisa de cunho qualitativo teve como planejamento metodológico: a leitura e o aprofundamento em teorias linguísticas, tais como: alguns conceitos linguísticos inerentes à Linguística Textual, especificamente com relação aos gêneros; além da Teoria da Multimodalidade, a qual se debruça sobre a análise das imagens contidas no corpus; a coleta do corpus foi realizada em sites e no nosso próprio convívio social. O corpus é constituído por quatro convites: dois de formatura, um de casamento e um de aniversário; e a análise do corpus, objetivando a definição do gênero e suas representações, e a investigação das imagens sob a perspectiva multimodal e suas intenções.

RESULTADOS:

Durante a análise do corpus, foi possível observar o fenômeno linguístico da intertextualidade, visto que os convites investigados, como todo gênero, ou melhor, toda situação comunicativa, é formado a partir de eventos preexistentes, ou seja, não há evento comunicativo que seja baseado em ideais e fatos totalmente "inéditos", o que pode ser comprovado por Bakhtin, quando o mesmo se refere ao dialogismo e à polifonia. Para Bakhtin, "Todas as palavras e formas que povoam a linguagem são vozes sociais e históricas, que lhe dão determinadas significações concretas e que se organizam no romance em um sistema estilístico harmonioso[...]". Em outras palavras, o dialogismo se constitui à medida que os textos dialogam, à medida que apresentam elementos comuns a ambos, constituindo assim a intertextualidade. Koch (2004) diz que o conceito de polifonia se constitui de maneira mais ampla do que o de intertextualidade, pois enquanto o fenômeno intertextual exige um intertexto, ou seja, o que a deixa marcada como implícita ou explícita, a polifonia é permeada por várias vozes capazes de constituir o discurso, as várias vozes sociais a que a teoria bakhtiniana faz referência. A Teoria da Multimodalidade também deu grande embasamento para a análise do corpus, pois trabalhamos sob a perspectiva que todo texto, falado ou escrito, é multimodal. No nosso caso, a análise foi feita com convites pertencentes apenas à modalidade escrita, mas especificamente formados por palavras e imagens, o que tornou ainda mais útil a aplicação da Teoria da Multimodalidade.

CONCLUSÃO:

De fato, conseguimos alcançar os objetivos almejados, pois, primeiramente, a análise nos permitiu um aprofundamento dentro do campo da Linguística Textual, desta maneira foram trabalhados e aplicados ao corpus conceitos essenciais à análise do mesmo. De uma forma mais abrangente, trabalhamos as diversas noções de língua, com ênfase à noção de que a língua é sinônimo de interação, das relações com o outro, as quais permitirão o desempenho de cada sujeito enquanto falante, além de sua consequente formação de habilidade linguística. O conceito de texto também foi bem trabalhado, em especial, o presente em Koch (1997 apud BENTES, 2005) , "uma manifestação verbal constituída de elementos linguísticos selecionados e ordenados pelos falantes durante a atividade verbal". Além do conceito de gênero, já que estamos tratando de um, o qual só vem a comprovar a noção de que os gêneros são materializações das situações sócio-comunicativas historicamente situadas. Também, como dito anteriormente, o que pode ser descrito como a seção mais relevante do nosso trabalho, foi a aplicação dos conceitos de intertextualidade ao corpus, além da Teoria da Multimodalidade, a qual foi capaz de estabelecer a relação entre as palavras e as imagens constituintes de cada elemento do corpus.

 

Palavras-chave: Convites, Intertextualidade, Multimodalidade.