62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ANÁLISE DO PERFIL E PREVALÊNCIA DE GESTANTES QUE PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA NA CIDADE DE MOSSORÓ
Fernanda Emikaele Diniz de Oliveira 1
Luana Líslian Simião de Santana 1
Maxkson Messias de Mesquita 1
Nágila Kélia Fernandes Morais 1
Sandra Maria Florêncio da Escóssia Rosado 1
Juliana da Silva Grippo 1
1. Universidade Potiguar - UnP
INTRODUÇÃO:
Entende-se por exercício físico a prática de atividade com o objetivo de melhorar ou manter um tipo específico de aptidão física. Quando realizado de forma regular e moderada durante a gestação, constitui o meio mais eficaz para o restabelecimento das funções orgânicas da mãe e do concepto. Dentre os benefícios, o exercício físico ajuda na prevenção e redução de lombalgias, fortalecimento da musculatura pélvica, melhora do sistema cardiovascular, na diminuição de partos prematuros e cesáreas, maior tolerância a dor e elevação da auto estima da gestante. No feto, a melhoria das condições nutricionais são também, advindas da prática do exercício físico. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar o perfil e a prevalência de gestantes que praticam atividade física na cidade de Mossoró, e desta forma oferecer ao meio acadêmico, profissional e meio científico, subsídios sobre a prevalência da prática do exercício físico na gestação, servindo como base para novos projetos e pesquisas.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com população composta por gestantes participantes do projeto Parto Feliz - Assistência ao Pré Natal, parto e puerpério, da casa de saúde Dix-Sept Rosado, Maternidade Almeida Castro em Mossoró- RN e das atendidas na Clínica Odonto Pediatria da cidade de Mossoró. A amostra do tipo proposital foi composta por 40 gestantes. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto por uma série ordenada de 20 perguntas classificadas como fechadas, quanto ao perfil sócio-demográfico e relacionadas à prática de exercícios físicos. Tal instrumento foi aplicado entre os dias 10 a 15 de março de 2010, mediante a autorização das participantes. Após a coleta os dados foram armazenados e analisados de forma descritiva.
RESULTADOS:
Observou-se que 50% das gestantes têm idade entre 19 e 25 anos, 45% estavam no 2° e outras 45% no 3° trimestre. 100% realizavam pré-natal. Quanto às queixas e patologias associadas, 55% queixaram-se de lombalgia e 15% apresentavam hipertensão arterial. Com relação à prática de exercício físico, 45,5% eram praticantes, 97,5% relataram sentir bem estar ao final dos exercícios; 82% o realizavam com acompanhamento profissional. Quanto ao tipo de exercício 59% realizava hidroginástica, 29,5% caminhada e 11,5% pilates. É importante ressaltar a importância do pré-natal, pois este é fundamental para o acompanhamento da saúde da gestante e do concepto de forma integral. A lombalgia é considerada como uma das principais queixas durante a gestação, podendo ocorrer em virtude das alterações posturais, aumento da frouxidão ligamentar e da diminuição da função abdominal. A hipertensão arterial é a doença cardiovascular mais comum durante a gravidez, suas complicações são as principais causas de morte materna. Tanto a lombalgia quanto a hipertensão arterial podem ser prevenidas e tratadas com a prática do exercício físico adequado. Os exercícios realizados em meio aquático são os mais recomendados, pois a água tem propriedades terapêuticas mais eficientes e seguras para sua realização.
CONCLUSÃO:
A maioria das gestantes estudadas é jovem, todas realizam pré-natal, e este é em maior número na rede privada. A algia na coluna lombar foi a queixa mais comum. Grande parte das gestantes não realiza exercícios, entretanto a maior parcela dentre aquelas que praticam, optaram pela hidroginástica. São reconhecidos os benefícios da prática do exercício físico regular e orientado durante a gestação, porém, ainda não existe um consenso na literatura sobre o estabelecimento ideal para essa prática, ou um tipo de padronização das atividades. É importante que o fisioterapeuta que atua na área obstétrica faça parte da equipe multidisciplinar que acompanha a gestante, pois está apto a prevenir e tratar os distúrbios musculoesqueléticos e neuromusculares da gravidez, orientar sobre a realização de exercício físico e auxiliar no alívio de algias causadas por alterações biomecânicas.
Palavras-chave: Gestação, Exercício Físico, Prevalência.