62ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral |
PROJETO BIOLOGIA INTERATIVA |
Rejane José da Silva 1 Renata Priscila da Silva 2 |
1. Escola Estadual Lions de Parnamirim 2. Universidade federal rural de Pernambuco |
INTRODUÇÃO: |
O processo de ensino-aprendizagem de biologia encontra algumas dificuldades como a falta de tempo dos professores e as condições estruturais e financeiras da escola, o que torna as aulas muitas vezes desestimuladoras da curiosidade e meramente descritivas. Entretanto o professor não deve se prostrar diante dessas dificuldades, antes, deve buscar estratégias simples e práticas para que as limitações sejam aos poucos superadas e a aprendizagem ocorra de forma significativa, mesmo que não se disponha dos recuos desejados. Com essa visão foi desenvolvida com uma turma do 2º ano de Ensino Médio uma atividade denominada Biologia Interativa, na qual os alunos do segundo ano preparavam aulas com a orientação da professora, e apresentavam seus trabalhos para turma do sétimo ano do ensino fundamental. O objetivo do trabalho foi o de propor uma aula diferenciada da tradicional, que incentivasse a pesquisa e o trabalho em equipe, visando uma aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal. Além de incentivar a docência ao estimular o aluno a vivenciar um dia como professor, estreitando assim os laços entre professor e aluno e fazendo-os refletirem sobre a importância do profissional professor. |
METODOLOGIA: |
O projeto foi realizado com uma turma do ensino médio da Escola Estadual Lions de Parnamirim, situada no bairro de Dois Irmãos, Recife-PE, no período de outubro a novembro de 2008. Os alunos fizeram uma pesquisa e uma apresentação de seus resultados para os alunos do sétimo ano da referida escola. O tema geral da pesquisa era Animais Invertebrados e os títulos dos trabalhos eram: Filo Porifera e Celenterata; Platyhelminthes e Nematoda; Annelida e Arthropoda; Mollusca e Echinodermata. A escolha do tema ocorreu por se tratar de um assunto comum as duas séries. Foram formados quatro grupos com cerca de cinco alunos, ficando cada equipe responsável por dois filos. Após o sorteio dos temas, foram repassados os critérios para execução dos trabalhos: deveriam ser abordadas as características gerais, principais representantes e a importância ecológica e econômica de cada filo; as equipes deveriam trazer material ilustrativo como amostra dos animais, cartazes, filmes; todo assunto pesquisado e material construído deveria ser avaliado anteriormente pela professora para correções; cada grupo teria duas aulas para se apresentar, sendo uma aula teórica e outra prática; ao final de cada apresentação a equipe aplicava um questionário do assunto com os alunos do sétimo ano para avaliação. |
RESULTADOS: |
A princípio os alunos do segundo ano não se mostraram muito entusiasmados com a idéia, mas no decorrer das pesquisas eles foram aumentando o interesse, pois, perceberam a importância do projeto. Os próprios alunos solicitavam ofícios na secretaria da escola para ser entregue a universidade federal rural de Pernambuco, em busca das amostras dos animais,as equipes elaboraram diversos cartazes bem ilustrados, levaram filmes, a escola se envolveu no projeto, cedendo material para construção dos cartazes. As aulas foram bem apresentadas os alunos mostraram muita segurança em suas falas, demonstrando o esforço para elaboração do trabalho e que realmente eles tinham aprendido o conteúdo. As aulas foram muito ricas visualmente o que despertou bastante a curiosidade dos alunos do sétimo ano, ressaltando que os mesmos receberam muito bem as equipes, e se sentiram mais a vontade para perguntar e participar das aulas mais ativamente devido a relação de coleguismo entre eles. Apesar da apresentação contar como avaliação dos alunos do segundo ano eles não se sentiram constrangidos ou nervosos, isso deve-se ao fato, deles terem sido orientados pela professora durante a pesquisa, já que tinham de prestar contas do andamento de seus trabalhos. |
CONCLUSÃO: |
Em relação aos aspectos negativos foi observado a falta de espaço na escola para reunir as duas turmas uma alternativa seria dividir a turma do sétimo ano, e outro ponto foi o pouco tempo entre a pesquisa e as apresentações pois o tempo ficou resumido devido a própria dinâmica da escola e a imprevistos que ocorrem durante o processo. O saldo do trabalho foi muito positivo, tanto para os que realizarem a pesquisa quanto para os que prestigiaram o trabalho. Constatando que o trabalho deu certo, devido ao interesse dos alunos, que se sentiram sujeitos ativos do processo e se comprometeram com a atividade, ao diálogo constante entre professora e alunos que possibilitou a troca de informações e o pensar em novas estratégias e também a receptividade dos alunos do sétimo ano, ressaltando como um trabalho desse porte só se efetiva quando a entre as diversas instâncias envolvidas uma relação de afetividade e respeito. |
Palavras-chave: INTERAÇÃO, APRENDIZAGEM, COMPROMISSO. |