G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
|
REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
|
Liara das Graças Costa de Medeiros 1
|
|
1. Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
|
|
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho consiste em um relato de experiência desenvolvido, enquanto monitora, no Curso de Pedagogia da UFRN no âmbito de um projeto intitulado "Monitoria e formação profissional: articulação de saberes e fazeres docentes no nível superior". O referido projeto integra as disciplinas Processo de Alfabetização, Fundamentos da Educação Infantil e Alfabetização na Educação Infantil. A integração entre as disciplinas objetiva contribuir para uma formação interdisciplinar do formando em Pedagogia, buscando desenvolver a reflexão sobre as dimensões teórica e prática relativas à compreensão e atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental, onde se entrecruzam as crianças com suas especificidades, bem como o aprendizado da linguagem escrita. Objetiva-se fazer uma descrição das atividades desenvolvidas, bem como uma análise do que reconhecemos como seu caráter pedagógico inovador. A relevância do trabalho consiste em proporcionar, ao aluno monitor, uma reflexão sobre sua experiência e, ao mesmo tempo, sobre sua formação acadêmica e profissional; e aos demais graduandos e aos professores envolvidos, um enriquecimento de suas atividades e uma melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem. |
|
METODOLOGIA: |
O trabalho desenvolvido dentro da monitoria envolveu: a construção conjunta do programa da disciplina, estudos para aprofundamento sobre as temáticas pertinentes às três disciplinas do projeto, o planejamento, a seleção e/ou elaboração de materiais didáticos, bem como a efetivação de atividades de ensino em sala de aula supervisionadas pelo docente, e ainda a discussão das atividades realizadas, apontando-se, da perspectiva do aluno-monitor, aspectos a serem retomados, melhorados. As atividades de ensino, realizadas sob a orientação e supervisão do professor orientador envolveram exposição dos conteúdos, participação na elaboração de estudos dirigidos, acompanhamento individual e em grupo dos alunos durante as atividades, promoção de debates, explicação de textos, entre outras. A participação nas atividades em grupos de estudo proporcionou enriquecimento teórico e prático relativo às disciplinas. O caráter pedagógico inovador do projeto está em possibilitar ao monitor a oportunidade de realizar participações pontuais em cada um dos componentes curriculares, o que lhe possibilita ampliar e articular as discussões em cada uma delas junto aos alunos, imprimindo um caráter interdisciplinar à formação e, ainda, o enriquecimento mútuo entre professor e monitor. |
|
RESULTADOS: |
A participação ativa enquanto monitora em todos os momentos de desenvolvimento da disciplina, desde a elaboração do programa, a partir de uma revisão crítica do que foi vivenciado como aluna na mesma disciplina, até a realização das atividades de ensino resultaram em uma condução das dinâmicas de sala que, por sua vez, propiciaram um melhor aproveitamento das aulas por parte dos alunos, mediante diferentes olhares sobre vários aspectos da prática pedagógica. As atividades de ensino, realizadas sob a orientação e supervisão do professor orientador permitiram ao aluno monitor o despertar para a carreira docente em nível superior. A participação nas atividades do Grupo de Estudo que integra as três disciplinas, bem como em eventos científicos, fomentaram o aparecimento de outras questões e perspectivas, enriquecendo as aulas da disciplina. As participações pontuais entre os componentes curriculares Processo de Alfabetização e Fundamentos da Educação Infantil permitiram uma ampliação das reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita, tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental, ampliando a formação para atuação nas duas etapas educativas. |
|
CONCLUSÃO: |
Pode-se concluir, ainda que provisoriamente, que a experiência vivenciada ao longo do ano de 2009 contribuiu, de modo efetivo, para uma melhoria da qualidade da formação, tanto do aluno-monitor e dos professores envolvidos no projeto, como, principalmente, dos estudantes em Pedagogia, no sentido de que ampliou sua formação acadêmica e cientifica relativa aos componentes curriculares articulados. |
|
Instituição de Fomento: UFRN/PROGRAD/PROPESQ/PROEX - PROGRAMA DE MONITORIA |
|
Palavras-chave: Formação docente, Ensino-aprendizagem, Reflexão-ação. |