62ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração |
GESTÃO ORGANIZACIONAL X EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DA GESTÃO DA EAD NA FACULDADE IDEAL |
Adriane Giugni da Silva 1, 2 Fátima Bayma de Oliveira 3 Larissa Melo Moraes 4 |
1. Departamento de Filosofia e Ciências Sociais/DFCS - UEPA 2. Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Educação e Inclusão Social/GPPEIS - UEPA 3. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas/EBAPE - FGV 4. Faculdade Ideal - FACI |
INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa, realizada em 2009, teve como objetivo examinar o processo de Gestão da Educação a Distância promovido na Instituição de Ensino Superior Faculdade Ideal no Estado do Pará, a fim de averiguar à satisfação dos alunos e da equipe gestora em relação à qualidade do processo. Além disso, buscou-se compreender como as mudanças relacionadas à gestão da educação a distância, em uma era de transformações aceleradas, vêm se dando na sociedade em que a gestão do conhecimento e de competências se torna imprescindível no mercado global. Para este fim realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental que possibilitou a elaboração do referencial teórico, fundamentado em autores como Perrotti (2004), Castells (2006) e Toffler (1980) que subsidiaram as análises deste estudo. Procedeu-se também a pesquisa de campo, utilizando-se como técnicas a observação participante, entrevistas e aplicação de questionários na IES. Após a investigação chegou-se às considerações de que a IES desenvolve algumas estratégias de gestão do conhecimento que viabilizam o desenvolvimento e a sustentação de competências capazes de promovê-la, embora a instituição não possua nenhuma forma de recompensa ou reconhecimento para gerir o conhecimento do capital intelectual institucional. |
METODOLOGIA: |
A presente pesquisa de caráter qualitativo foi mediada por meio de um estudo de caso de cunho exploratório e descritivo, uma vez que se buscou identificar e descrever o processo de Gestão da EAD em uma realidade específica e particular. O estudo foi efetivado em duas etapas: na primeira realizou-se a pesquisa bibliográfica e documental para a fundamentação teórica e filosófica do mesmo, na qual se levantou e examinou diversas referências sobre a temática, tais como: livros, teses, dissertações, documentos legais, artigos, entre outros. Esse procedimento auxiliou a atualização e aprofundamento do tema, o que subsidiou a discussão da temática, possibilitando conhecer a realidade da gestão de educação a distância no lócus investigado Na segunda etapa procedeu-se a observação participante na referida instituição, o que permitiu conhecer a realidade do ambiente investigado propiciando melhor compreensão deste, além da aplicação de entrevistas informais, as quais foram gravadas e da aplicação de um questionário estruturado, composto por questões fechadas, distribuídas em Domínios de competência que foram tratados estatisticamente. Este procedimento viabilizou a obtenção de informações mais precisas e objetivas, contribuindo para a análise qualitativa deste estudo. |
RESULTADOS: |
Verificou-se que IES investigada, com o intuito de garantir a qualidade do processo de educação a distância, oferta cursos (presenciais e a distância) para professores e técnicos na própria Instituição e fora dela, financiando a participação de seus profissionais em eventos, em cursos de extensão, de especialização lato e stricto sensu, entre outros. No entanto, não se detectou a existência de critérios objetivos para avaliar as necessidades de aquisição de novos conhecimentos e de um sistema que possibilite um compartilhamento do conhecimento produzido, os quais podem ser aplicados nas rotinas e melhorias dos processos de EAD. Constatou-se que a referida Instituição não possui um sistema de reconhecimento e recompensa para a gestão do capital intelectual, porém, na avaliação da equipe gestora e dos alunos da IES a empresa realiza um modelo de gestão de EAD de qualidade (eficiente e eficaz), associado à oferta de serviços de boa qualidade que satisfazem a clientela, à recursos tecnológicos também avaliados pelos partícipes do processo como de boa qualidade. Detectou-se, portanto, que os domínios (oferta de serviços, qualidade, demanda e tecnologia) foram avaliados pelos respondentes como bons e ótimos, considerando que a empresa promove a gestão da EAD com eficiência e eficácia. |
CONCLUSÃO: |
Conclui-se que o modelo de gestão empresarial adotado nos cursos de EAD ofertados pela FACI promove uma educação competente (eficiente e eficaz) e de qualidade, visto que tanto os clientes quanto a equipe gestora avaliaram os domínios de competência empresarial como bom e ótimo. No entanto, não se observou a existência de critérios objetivos para avaliar as necessidades de aquisição de novos conhecimentos à equipe gestora, visando sustentar competências e habilidades, assim como não se detectou a existência de um sistema organizacional que preserve os conhecimentos relevantes dessa equipe, ou ainda que possibilitem o compartilhamento de forma eficiente do conhecimento produzido com colaboradores e com tomadores de decisão, a fim de serem aplicados nas rotinas e melhorias dos processos. Constatou-se a inexistência de um sistema de reconhecimento e recompensa para gestão do conhecimento, tampouco se detectou a presença de metas financeiras baseadas no conhecimento corporativo. A empresa pesquisada não possui nenhuma forma de recompensa ou reconhecimento para gerir o conhecimento do capital intelectual institucional, porém investe na formação de seus funcionários. Concluindo, apesar dessas constatações, os partícipes do processo estão satisfeitos com a qualidade da EAD ofertada. |
Palavras-chave: Gestão do conhecimento e por competência, Educação a Distância, Faculdade Ideal. |