62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS QUE ANIMARAM NOSSAS FÉRIAS |
Josélia Soares Nunes dos Santos 1 Mônica Porfírio Nunes 1 Luciana Lacerda de Castro 1 Keila Barreto de Araújo 1 Gilka Silva Pimentel 1 Uiliete Márcia Silva de Mendonça 1 |
1. Núcleo de Educação Infantil- NEI-CAp/UFRN |
INTRODUÇÃO: |
METODOLOGIA: |
No primeiro momento, construiu-se uma lista com as brincadeiras das férias; em seguida, enviou-se um questionário para os pais pedindo que relatassem sobre as brincadeiras da sua infância, registrassem passo a passo como brincar e se eles se disponibilizavam a vir à escola. Alguns pais se prontificaram a construir brinquedos junto com as crianças na sala de aula ensinando como se brinca. Suas narrativas nos permitiram produzir com o coletivo uma diversidade de gêneros textuais: lista de brincadeiras, poesias, parlendas, construção de tabelas e gráfico de barras. Além disso, o tema possibilitou a construção de brinquedos, o fazer artístico, à realização das brincadeiras pelas crianças e o envolvimento dos pais. |
RESULTADOS: |
Ao final do estudo, as crianças demonstraram interesse por diversas brincadeiras realizadas por seus pais e muito prazer pela presença deles na escola nos ensinando a brincar. Percebemos também que os pais passaram a sentir mais próximos do dia a dia do grupo. |
CONCLUSÃO: |
Concluí-se que ao brincar, sozinho e com o outro, a criança fantasia, inventa, entende, imagina, modifica, experimenta, constrói e reconstrói regras, transformando suas impressões e seus sentimentos, seus conhecimentos, as histórias que ouve, dentre outras coisas. |
Palavras-chave: brinquedo, brincadeira, aprendizagem. |