62ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada |
A PUBLICIDADE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO EM EMISSORAS DE RÁDIO |
José Raniere de Melo Souza 1 Ana Maria de Oliveira Paz 1, 2 |
1. Centro de Ensino Superior do Seridó - UFRN 2. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Sociais e Humanas - UFRN |
INTRODUÇÃO: |
Nos inúmeros segmentos sociais especialmente, no âmbito do trabalho, utilizamos práticas de letramento para atender exigências múltiplas. Essas práticas de letramento se instauram como modelos que construirmos para os usos em que produzimos na base da leitura e da escrita (STREET,1995,p. 133). Sob essa perspectiva, objetivamos compreender como são produzidos os textos publicitários em emissoras de rádio. A relevância deste trabalho situa-se na oportunidade de entendermos como ocorre a construção dos referidos textos, com foco nas etapas que compreendem o processo de textualização.
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METODOLOGIA: |
A investigação assume características da pesquisa de base qualitativa, haja vista que busca estudar as práticas de letramento, de forma descritiva, a partir do que "expressam os sujeitos" (CHIZZOTTI, 2000, p. 27) acerca do uso da leitura e da escrita no campo do trabalho radiofônico. Em termos de cenário, a pesquisa ocorreu em duas emissoras de rádio comunitárias do interior do estado do Rio Grande do Norte. Os sujeitos colaboradores foram três radialistas que atuam nas respectivas emissoras. A geração de dados se efetivou mediante a realização de entrevistas escritas constituídas por questões de respostas abertas que originaram um corpus composto por três entrevistas. |
RESULTADOS: |
Os resultados apontam que os textos publicitários divulgados nas emissoras de rádio são elaborados objetivando atender às necessidades e interesses dos clientes e, consequentemente, atingir o público ouvinte consumidor. Desta forma, a construção das referidas produções ocorre de forma colaborativa, através de trabalho conjunto entre os anunciantes e profissionais comunicadores, tendo em vista alguns requisitos que orientam as práticas de escrita da esfera radiofônica publicitária, dentre os quais se destacam: a breve extensão do texto, a linguagem persuasiva simplificada e acessível aos diversos níveis de público, a ênfase no conteúdo textual com foco nas características e qualidades do produto anunciado, assim como a criatividade do autor para elaborar textos capazes de atrair a atenção dos possíveis consumidores. A despeito disso, os textos não apresentam, em termos formatação, uma estrutura padronizada. Assim sendo, o foco destas escritas situa-se na veiculação de informações consideradas indispensáveis à divulgação do produto.
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CONCLUSÃO: |
A efetivação da pesquisa oportunizou-nos a condição de interagirmos com profissionais comunicadores do segmento radiofônico e, com efeito, obtermos informações acerca de como esses sujeitos procedem durante o desenvolvimento de suas práticas de escrita publicitária. Diante disso, pudemos concluir que, mesmo sendo orientada por critérios, o processo de produção textual do texto publicitário ocorre de forma livre, uma vez que não há uma estrutura textual rígida a ser seguida, o que possibilita ao autor usar sua criatividade sem perder de vista, no entanto, a necessidade de mencionar o maior número de elementos possíveis relacionados ao produto ou marca a ser anunciada. |
Palavras-chave: Práticas de letramento, Publicidade, Emissoras de rádio. |