62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PERFIL EPIDEMOLÓGICO DOS CLIENTES DO CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA) DE NATAL: O ACONSELHAMENTO COMO ESTRATÉGIA NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
Jéssica Gomes de Paiva 1
Aline Rachel Bezerra Gurgel 1
Ane Kelly Oliveira da Silva 1
Lourdes Gabrielle Félix Bezerra 1
Aurelice Pires Gama 1
1. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
INTRODUÇÃO:
Com o advento das tecnologias leves nos serviços de saúde, o aconselhamento vem sendo utilizado como método de escolha para abordagens relacionadas às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), sobretudo ao binômio HIV/AIDS. Essa aplicação representa uma possibilidade de o cliente reconhecer os riscos aos quais se expõe, refletir acerca da adoção de práticas mais seguras quanto a transmissão de DST e da adesão ao tratamento quando necessário. Primando pelo diálogo, o aconselhamento é para os serviços de saúde uma importante ferramenta de prevenção e diagnóstico de algumas DST. Além disso, estabelece uma relação de confiança entre o cliente e o profissional de saúde, na qual o enfoque é dado exclusivamente àquele, de modo que o profissional assume uma postura de "ouvinte ativo". Frente a essa realidade, a relevância deste estudo está na necessidade de divulgar os dados inerentes ao CTA, visando promover reflexões relacionadas à saúde pública, às ações educativas e preventivas e à forma como esses aspectos refletem na população selecionada. Assim, se objetiva com este estudo delinear o perfil epidemiológico da clientela que buscou o serviço do CTA de Natal durante os anos de 2003 a 2009 segundo aspectos demográficos e resultados de testes diagnósticos para sífilis e HIV.
METODOLOGIA:
O estudo consiste em uma pesquisa documental retrospectiva quantitativa em que foram coletados dados presentes no Livro de Registro do Centro de Testagem e Aconselhamento localizado no Centro de Saúde Reprodutiva Professor Leide Morais, em Natal-RN. A coleta teve uma amostra de 579 usuários escolhidos aleatoriamente entre os 5963 clientes que visitaram o serviço no intervalo de janeiro de 2003 até dezembro de 2009. Para formação da amostra, foi usado critério de contagem em que se selecionou o décimo de cada dez usuários registrados no Livro. Para fundamentação da referida pesquisa, foi realizada revisão de literatura de estudos prévios da temática, por meio da qual se extraiu quinze artigos de bases de dados virtuais, sendo seis oriundos da Scielo e nove do Google Acadêmico. Os artigos compreendem o período de 2001 até 2008, tiveram como critérios de inclusão textos em português e inglês e disponíveis para download gratuito. Os descritores utilizados foram: Centro de Testagem e Aconselhamento, DST, HIV.
RESULTADOS:
Mediante a análise dos dados, observou-se a predominância de adolescentes e adultos jovens com faixa etária entre 13 e 25 anos (52,27%) e do sexo feminino (64%), das quais 13,19% estavam gestantes. A maioria dos usuários residia na cidade de Natal e, mais especificamente, no bairro do Alecrim - onde está localizado o CTA - e regiões adjacentes. Com relação aos testes realizados, 70,47% realizaram teste de reagente ao VDRL e, entre estes, 1,47% obtiveram resultado positivo; já os testes Elisa e Imunofluorescência obtiveram adesão de 76,16% dos clientes, dos quais 0,9% apresentaram resultado positivo. Em linhas gerais, a maioria dos clientes retornou ao serviço para buscar o resultado dos testes realizados, o que caracteriza um feedback positivo tanto para o cliente como para os profissionais envolvidos, que assim podem julgar como satisfatório o serviço que está sendo oferecido à população.
CONCLUSÃO:
Os resultados encontrados ilustram que a maior parcela dos clientes analisados é composta por adolescentes e adultos jovens, com vida sexual ativa e conseqüente maior probabilidade de se expor a situações de risco. Diante disso, a abordagem frente a esse público deve enfatizar as ações preventivas e educativas que possam influenciar na redução dos comportamentos de risco ao HIV e, conseqüentemente, estimulá-los a manter práticas saudáveis. As ações do CTA também se voltam para o encaminhamento e orientação específicos aos clientes que obtém resultados positivos aos testes realizados, oferecendo-lhes uma assistência diferenciada e humanizada. Quanto aos exames laboratoriais, apesar de terem sido constatados poucos casos de reatividade para VDRL, Elisa e Imunofluorescência, a maioria da clientela apresentou resultados negativos para tais parâmetros, o que representa que a população analisada encontra-se supostamente sadia com relação às DSTs em questão. Apesar de pressupor a adoção de determinados comportamentos de risco, a procura ao serviço caracteriza a existência de preocupação dos referidos clientes quanto ao seu estado de saúde, como também demonstra a reflexão acerca de suas práticas cotidianas.
Palavras-chave: Centro de Testagem e Aconselhamento, HIV, DST.