62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
SERVIÇO SOCIAL: RESISTÊNCIA E PRÁXIS PROFISSIONAL?
Thiago Simoni 1
José Fernando Siqueira da Silva 2
1. Depto. de Serviço Social - UNESP Franca
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Serviço Social - UNESP Franca
INTRODUÇÃO:
 A política pública de assistência social no Brasil a partir de 2004 vem através da PNAS - Política Nacional de Assistência Social, oferecer serviços de proteção social básica (PSB) e especial (PSE), sendo criados, no âmbito da PSB, os CRAS - Centros de Referência de Assistência Social, cujo trabalho com grupos é uma constante oportunidade em defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora. Ressalta-se: compromisso com a referida classe assumido pela categoria do Serviço Social legitimado a partir de 1993 no código de ética da profissão, como também a construção de uma nova ordem societária como perspectiva, ampliando-se assim o compromisso do assistente social na práxis profissional. Portanto, é de suma importância analisar a práxis (relação teoria e prática) profissional do assistente social, como determinado tipo de trabalho, sobretudo no espaço socioeducativo, privilegiado por ser um momento de contato direto entre os assistentes sociais e os grupos realizados nos CRAS, discutindo os desafios na orientação desta política juntamente com a proposta da categoria no contexto da organização sob o sistema capitalista.
METODOLOGIA:
São entrevistadas as assistentes sociais que em todo processo planejam e/ou executam e/ou avaliam ou estão diretamente relacionadas com a orientação política do espaço socioeducativo. Por uma abordagem qualitativa seguindo um questionário previamente elaborado, foi sugerido que falassem a respeito de como são planejados, entre os profissionais, os momentos de encontro com o grupo; o que o espaço socioeducativo tem de positivo a se trabalhar; dentro da orientação da categoria profissional, como você considera o trabalho em defesa de direitos da classe trabalhadora no espaço socioeducativo; se você (assistente social) acredita que este espaço (socioeducativo) possibilita alguma mudança ou contribui para alguma mudança, na vida das pessoas e por último o que você (a profissional em questão) ressalta como ponto forte a ser explorado no espaço socioeducativo? E quais os desafios a serem enfrentados e superados. Isto através de uso de gravador para a captação das falas nos próprios CRAS de cada região de Franca (norte, sul, leste, oeste e centro), com uma assistente social com mais experiência e outra mais recentemente aproximada à práxis profissional. Para compor a análise, opção pela dialética em Marx, contou-se também com pesquisa bibliográfica e documental da instituição.
RESULTADOS:
A pesquisa bibliográfica permitiu explorar o conceito de práxis na orientação marxista através da leitura de Vázquez. Na pesquisa de campo, inclui-se documetal e entrevistas, o resultado foi indicativo de dificuldades de como trabalhar as questões da população. Tendo em vista o estudo sobre o trabalho profissional do assistente social na práxis cotidiana no campo da assistência social, a pesquisa colabora no aprofundamento da discussão do projeto ético-político em sua proposta e efetividade, sobretudo, rumo à construção de uma nova ordem societária, na perspectiva crítica influenciada pela teoria social de Marx, a partir do trabalho realizado nos espaços de intervenção do assistente social com grupos nos CRAS. Aponta também para um exercício profissional estratégico, no contexto da determinação da política atual, no caso da assistência social, e a proposta da profissão de desenvolvimento do ser humano na perspectiva de Marx, em detrimento da lógica capitalista. Com isso as experiências diversas (não em sua maioria) tendem a se apropriar do espaço socioeducativo com maior estratégia, embora as determinações da política e dos espaços institucionais ainda não caminhem para um apoio no suporte para a realização deste trabalho, respeitando a especificidade da profissão.
CONCLUSÃO:
A partir da pesquisa é interessante salientar que a práxis profissional que se orienta a quem se identifica e tem como base a perspectiva na teoria social de Marx se apresenta como a apropriação estratégica das oportunidades com os momentos de relação direta entre profissional assistente social e grupo, sobretudo para construção e desconstrução de valores que alimentam o tipo de sociedade atual bem como o que reflete-se como interessante tomando por base as necessidades reais da população. A isto soma-se o incentivo à participação de maneira coletiva nos mais diversos espaços representativos e às formas de desenvolvimento do ser humano, como o incentivo às artes e à cultura não incentivada na perspectiva do desenvolvimento humano no que foge à orientação do que se mostra interessante para alimentar a lógica capitalista. Finalmente, observa-se que enquanto não há uma apropriação estratégica do espaços, ressalta-se aqui o socioeducativo, a atividade profissional encontra-se bastante desorientada a uma lógica inconsistente e reproduz o mínimo para a manutenção do estado burguês, realizando todas as atividades mínimas da burocracia pertinente, de maneira a deixar o conhecimento específico que deve-se ter adquirido pela formação específica em serviço social em segundo plano.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.
Palavras-chave: Assistência Social, Orientação Política, Socioeducaivo.