62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
CANTINHO DA BIOLOGIA: IMPLANTAÇÃO DE ESPAÇO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA ESCOLA ROSEANA SARNEY, EM JOÃO LISBOA-MA. |
Jaison Eduvirgem dos Santos 1 Erisvaldo Alves de Souza 1 Hailton Brito da Silva 1 Milena Pupo Raimam 1 Salatiel Andrade Nascimento 1 Simone Rodrigues Almeida 1 |
1. Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão |
INTRODUÇÃO: |
Durante muito tempo da história da educação brasileira o ensino de Ciências, bem como todo o cenário escolar, esteve dominado pelo modelo tradicionalista [...]. Aos alunos cabia a memorização, com base em questionários e livros didáticos, e a repetição dos conteúdos nas provas realizadas, as quais tinham por objetivo central a promoção para séries posteriores. O conhecimento científico era tomado como neutro e não se punha em questão a verdade científica (BRASIL, 1997). A utilização de aulas práticas, não só no ensino fundamental como também nos demais níveis de ensino, mostra-se eficaz no aprimoramento da aprendizagem dos conteúdos, pois confronta o aluno com situações novas, que podem auxiliá-lo no processo de aprendizado. Este trabalho teve por objetivo dinamizar o aprendizado de ciências em alunos dos 8º e 9º anos, através do contato direto com recursos práticos e da implantação do "Cantinho da Biologia", este trata-se de um espaço de recursos didáticos |
METODOLOGIA: |
O projeto de aulas práticas "Cantinho da Biologia" aconteceu na escola Roseana Sarney, situada na Rua Pedro Diolino S/N, no bairro Cidade Nova |
RESULTADOS: |
Este trabalho visou, desde o seu início, à criação de um espaço de recursos didáticos em ciências, objetivo este que foi buscado incessantemente pelos criadores do mesmo. Todos estiveram empenhados em busca dos melhores resultados possíveis. O projeto deixou um saldo positivo em nossas vidas, afirmamos, sem medo de errar, que aprendemos tanto quanto ensinamos, pois nós lhes proporcionamos o aprendizado de conteúdos e fatos, eles nos proporcionaram convivência, experiência, e são coisas como essas que são boas de aprender, e que fazem toda a diferença na vida de futuros professores. O projeto "Cantinho da Biologia" cumpriu seu propósito, sendo um sucesso. Provavelmente este projeto não acaba aqui, temos em mente uma idéia de continuidade, pegaremos aquilo que deu certo e o que não deu certo será substituído. |
CONCLUSÃO: |
Após a conclusão do projeto e análise dos resultados obtidos, concluímos que aulas práticas são muito importantes no processo de ensino-aprendizagem, sendo fundamentais para a melhor assimilação dos conceitos passados em sala de aula. As práticas por nós ministradas foram muito proveitosas e nossos alunos aprenderam mais e melhor, comprovando o que diz Hofstein, (1982) "as principais funções das aulas práticas são: Despertar e manter o interesse dos alunos; envolver os estudantes em investigações científicas; compreender conceitos básicos; desenvolver habilidades." As aulas práticas além de ter mantido e aumentado o interesse dos alunos pelo projeto, fez com que eles nos indagassem e questionassem coisas até então passadas despercebidas por eles. |
Palavras-chave: Recurso Didático, Aulas Práticas, Ensino-aprendizagem. |