62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
CORDEL: incentivando leitores; despertando poetas; formando cidadãos
Jocélio Coutinho de Oliveira 1
Luziana Cristina Ferreira de Souza 1
Luzinete Pereira Marques 1
Maria de Lourdes Barbosa Ferreira 1
Lusival Antonio Barcellos 2
1. Universidade Federal da Paraíba - Pós-Graduação Lato Sensu PROEJA - CCHSA - UFPB
2. Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões - UFPB
INTRODUÇÃO:
Alunos leitores que cultivem o hábito da leitura com gosto e prazer são cada vez mais raros; Alunos com diversos problemas de escrita não tão raros são. Alunos conscientes de seus direitos e deveres, como cidadãos também não são a maioria. Sendo assim, um problema se apresenta: Como formar leitores e escritores competentes numa perspectiva cidadã? Partiremos do pressuposto que o cordel contribui significativamente para a formação de leitores e escritores mais competentes. Mostraremos que são várias as possibilidades de uso do Folheto de Cordel no ensino de Língua Materna e que muito tem a contribuir essa literatura com a educação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O trabalho com cordel na sala de aula nos possibilitará planejar aulas mais significativas e agradáveis. Portanto, provaremos que o Folheto de Cordel se revela um paradidático de grande valia para a construção de um pensamento reflexivo, atuante e efetivo. Nossa prática objetivará que os alunos da EJA assumam valores definidos sócio-culturalmente como positivos, desenvolvendo o gosto pela leitura e aperfeiçoando as estratégias de interpretação de textos, tornando-se capaz de expressar-se oralmente com desenvoltura reproduzindo os textos lidos e por escrito por meio da produção de quadras e sextilhas.
METODOLOGIA:
Trata-se de um projeto que foi vivenciado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Senador Ruy Carneiro, na Cidade de Jacaraú (PB) com os alunos da 8ª série da educação de Jovens e Adultos. Metodologicamente este projeto foi realizado numa dimensão transdiciplinar, ou seja, foi aplicado de forma transversal. Elegemos os temas meio ambiente e violência e trabalhamos esses temas com o enfoque específico da disciplina Língua Portuguesa. Apesar da escolha do tema ser transversal, o elemento motivador do projeto em Língua Portuguesa foi o Folheto de Cordel como recurso para o trabalho com leitura, escrita e formação de uma consciência cidadã. Dentre os recursos materiais necessários, houve a necessidade de cada educando adquirir um folheto de cordel a sua escolha. Durante o projeto realizamos os seguintes procedimentos: debate oral; exposição oral; leitura de textos relacionados aos temas e posterior reflexão partilhada; leitura individual e obrigatória de no mínimo um romance de cordel; exercícios orais de declamação de versos; concurso de declamação de versos; exercícios orais de contar as histórias lidas; concurso "o contador de histórias"; exercícios de produção de quadras e sextilhas de cordel; concurso de quadras e sextilhas de cordel.
RESULTADOS:
Trabalhar com projeto significa ter uma ideia diferente do que é aprender e ensinar. O trabalho com esse método dá significado ao conteúdo estudado pelo educando e promove o desenvolvimento da criatividade. Também motiva o educador para a reflexão da sua prática. Com a execução do projeto, notamos o significativo engajamento dos educandos nas reflexões sobre valores relacionados aos temas transversais trabalhados: meio ambiente e violência. Ao final das atividades, eles demonstraram maior sensibilidade para assumir valores concernentes a esses temas que foram trabalhados nas produções das quadras poéticas. Além disso, houve avanços referente a desinibição e elevação da auto-estima nas atividades sociais: declamação de cordéis, reflexões sobre os temas propostos, produção coletiva de quadras de cordel e exposição das quadras de cordel no mural de poesias da escola. Essas atividades, juntamente com o concurso de produção individual de quadras, e outras, nos proporcionaram observar, nos alunos, um maior interesse pela realização de novas leituras e maior envolvimento nos debates orais de interpretação dos textos, demonstrando melhoramento na dicção, entonação, raciocínio lógico e a capacidade de recriar a partir dos cordéis lidos e trabalhados.
CONCLUSÃO:
Pudemos comprovar, em nossa prática, que o trabalho com cordel na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) torna possível aos educadores planejar aulas mais significativas e agradáveis. O Folheto de Cordel se mostrou um gênero textual relevante para o trabalho com temas transversais e valorizou a cultura popular presente no cotidiano dos educandos, tornando a aprendizagem mais significativa, além de promover uma maior motivação dos sujeitos no processo ensino-aprendizagem. O envolvimento e a empolgação dos alunos para divulgar os versos produzidos nas atividades realizadas e o prazer demonstrado durante os exercícios de declamação comprovaram que o gênero cordel se faz pertinente para desenvolvermos o gosto pela leitura. Além do mais, a literatura de cordel faz parte da identidade cultural do povo nordestino tornando mais significativo o processo de assimilação de nossos valores sócio-culturais. Concernente à aprendizagem de gêneros textuais, acreditamos que o folheto de cordel deve ser um gênero privilegiado na Educação de Jovens e Adultos por viabilizar diversas atividades de leitura e escrita.
Palavras-chave: folheto de cordel, meio ambiente, violência .