62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
APLICAÇÃO Fuzzy EM MODELAGEM DE OTIMIZAÇÃO PARA A ANÁLISE TÉCNICO-ECONÔMICA DE CONTRATOS DE SERVIÇOS CORPORATIVOS DE TELECOMUNICAÇÕES MEDIANTE DADOS INCERTOS DE DEMANDA
MARLLON THIAGO LOPES DOS SANTOS 1
BRUNO QUIRINO DE OLIVEIRA 1
MARIA JOSÉ PEREIRA DANTAS 2
MARCOS ANTÔNIO DE SOUSA 3
1. Departamento de Engenharia, Faculdade de Engenharia Elétrica, PUC-GO
2. Departamento de Matemática e Física, Faculdade de Engenharia Elétrica, PUC-GO
3. Escola de Engenharia Elétrica e Computação, UFG
INTRODUÇÃO:
Mediante a diversidade e competitividade do mercado de telecomunicações, onde as necessidades dos clientes são peculiares, cada operadora possui características próprias quanto ao fornecimento dos serviços. Com isso, os fornecedores destes, por sua vez, enfrentam dificuldades em atender as demandas personalizadas de cada cliente, devido à incerteza em alguns dados, por exemplo, a demanda a ser contratada para cada serviço, que neste trabalho foram tomados Voz, Internet (Dados) e VoIP nas análises. Desse modo, propôs-se fazer uso da eficiência de ferramentas computacionais e criar um modelo de programação linear inteiro misto para ajudar no planejamento estratégico de sistemas de telecomunicações, esperando minimizar os custos esperados pelo operador do sistema e também pelo cliente. Os conceitos de números fuzzy são adotados para avaliar o risco técnico-econômico em situações de imprecisão nos dados de demanda a ser contratada pelo cliente em questão.
METODOLOGIA:

Primeiramente, um modelo matemático foi desenvolvido para obter uma solução tecnológica mais adequada para atender diversos perfis de clientes em termos de demanda, custo e qualidade dos serviços corporativos de telecomunicações a serem contratados, visando garantir os serviços solicitados com o menor custo possível. Obteve-se assim uma função objetivo, onde esta se refere ao custo mínimo gerado pela aquisição ou locação e manutenção dos equipamentos, assim como custos de tarifas das operadoras. A demanda é quantificada em termos de minutos a serem contratados de um ou mais serviços e representa um dado de entrada para o modelo. Partiu-se da suposição que nem sempre a demanda a ser contratada é um valor fixo, e sim impreciso. Isso afeta o dimensionamento dos equipamentos exigidos e consequentemente os custos de implantação e manutenção do sistema. Assim, o modelo precisou ser modificado para que o mesmo trabalhasse com valores incertos de demanda. No tratamento destes dados imprecisos de demanda foram aplicados conceitos de lógica Fuzzy, onde o método de defuzzyficação empregado foi a função de Adamo. A decisão final obtida pelo modelo mostrará uma operadora que cobre os serviços solicitados e os atende com o menor custo.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos foram com base nos prazos de fidelização de 24, 36 e 48 meses entre três empresas ou operadoras concorrentes nos serviços de telecomunicações. A partir da variação de 0 a 1 do parâmetro alfa pertencente ao modelo, que representa o grau de certeza ou pertinência da quantidade de demanda a ser contratada, conseguiu-se captar os resultados a partir de simulações executadas computacionalmente, utilizando dois softwares, o AMPL ( A Mathematical Model Programable Linear ) e o resolvedor CPLEX. Nos devidos prazos de fidelização e para cada nível de alfa, obteve-se as decisões do modelo, mostrando qual operadora é a mais viável para tais situações. Percebeu-se que a incerteza nos dados de demanda influenciaram de forma significativa no processo de decisão do modelo, aproximando-o ainda mais das situações reais de mercado, onde neste modelo, quanto mais certeza o cliente possuir sobre a quantidade de demanda a ser contratada para cada serviço, menor será o preço unitário de cada um deles, diminuindo seus gastos e mostrando a eficiência do modelo no auxílio ao planejamento econômico.
CONCLUSÃO:
A ferramenta computacional proposta apresenta-se como um facilitador para o planejamento estratégico. A aplicação do modelo depende de uma pesquisa de mercado minuciosa e de um estudo das tendências futuras. Tomadas essas precauções, tem-se nessa ferramenta um poderoso aliado na análise dos contratos de prestação de serviços corporativos de telecomunicações. Mantendo a mesma linha de pesquisa e com o objetivo de deixar a modelagem ainda mais flexível, algumas funcionalidades adicionais já são objetos de estudo e estão sendo incorporadas à ferramenta computacional. Neste âmbito, destacam-se a verificação do processo decisório diante do impacto que o prazo de fidelização pode acarretar na receita unitária e a inserção de multi-parâmetros no modelo de otimização.
Instituição de Fomento: CNPQ / PUC-GO
Palavras-chave: Modelagem matemática, Análise técnico-econômica, Lógica Fuzzy.