62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
VISÃO DOS ACADÊMICOS DE QUÍMICA LICENCIATURA EM RELAÇÃO ÀS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISONADO
Fabiano Moura Rubio 1
Claudia Andréa Lima Cardoso 1
1. Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul / UEMS
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÃO

A formação do químico no Brasil tem sido tema de intensas discus­sões e análises nos últimos anos, o que resultou na consolidação de dois impor­tantes documentos: Eixos Mobilizadores em Química, de 2003, e A Formação do Químico, de 2004. Dentre os seis Eixos Mobilizadores, quatro têm relação direta com a formação do Químico: a formação de recursos qualifi­cados; o estímulo ao empreendedorismo e à interdisciplinaridade; a desconcentração regional e o combate à endogenia, e a aproximação pró-ativa da academia com a atividade econômica. Os químicos tem assim revelado uma grande preocupação com a formação de pessoal qualificado para sua função. A disciplina de Estágio Supervisionado é obrigatória nos cursos de Licenciatura em Química. Em algumas instituições de ensino superior tem se detectado um descontentamento dos alunos quanto às disciplinas de Estágio Supervisionado. Este fato nos levou a tentar identificar os principais motivos desse problema na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

METODOLOGIA:

MÉTODOS

Foi elaborado um questionário, dando enfoque ao Estágio Supervisionado. Este foi aplicado a 47 acadêmicos de 3° e 4° anos (séries que possuem as disciplinas de Estágio Supervisionado) com o objetivo de identificar os fatores do descontentamento com esta disciplina. O questionário, que foi aplicado na UEMS de Dourados - MS, cotinha as seguintes questões: relação entre o conteúdo ministrado em sala de aula durante o curso em outras disciplinas e o Estágio Supervisionado, satisfação em relação às disciplinas de Estágio Supervisionado e aplicabilidade das disciplinas de Estágio Supervisionado.  

RESULTADOS:

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Em relação à aplicabilidade no Estágio Supervisionado do conteúdo ministrado em sala de aula em outras disciplinas do curso, obtiveram-se os seguintes resultados: 12,77% não apto, 14,89% ruim, 52,69% regular e 19,85% bom. Em torno de 13% apesar de estarem cursando as disciplinas de estágio supervisionado não se sentem aptos a responder a questão, sendo que 52,69% responderem como regular e apenas em torno de 13% responderam como bom. Com base nestes dados é necessário que sejam realizadas avaliações da conectividade entre disciplinas no curso. Quando se perguntou em relação à satisfação especifica as disciplinas de Estágio Supervisionado, observou-se que houve um aumento no percentual do conceito bom (28,56%), mas também foram expressivos os índices ruim (12,77%), regular (48,04%) e não apto (10,64%). Fato este que mostra a necessidade de um trabalho mais intenso e direcionado por parte dos professores com os acadêmicos. Em relação à aplicabilidade do Estágio Supervisionado, após a conclusão do curso, obtiveram-se os seguintes resultados: 29,79% não apto, 10,64% ruim, 42,55% regular e 17,02% bom. Um alto percentual de alunos (29,79%) que apesar de estarem cursando uma licenciatura não conseguem verificar a aplicabilidade do Estagio Supervisionado em seu futuro profissional.

CONCLUSÃO:

CONCLUSÕES

 

A análise dos questionários permitiu constatar que é necessário alterar a visão dos acadêmicos do curso em relação ao Estágio Supervisionado, mas para que esta tarefa seja eficiente é necessário um empenho dos professores destas disciplinas e de outras disciplinas do curso na busca de maneiras eficazes promoverem o entendimento do curso como um todo para tornar mais fácil a verificação da conexão entre as disciplinas e sua importância na futura vida profissional de cada acadêmico, visando estimular o mesmo para a carreira de professor de ensino médio.

Palavras-chave: Ensino Superior, Estágio, Ensino de Química.