61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
GLOBALIZAÇAO E ESTRATÉGIA: ATUALMENTE UMA DAS PRINCIPAIS FORÇAS NA ARÉA EMPRESARIAL
KLISSIA DAYANNE RODRIGUES DE JESUS 1
FRANCISCO OLIMPIO DE SOUZA 1
1. UFAM
INTRODUÇÃO:

O objetivo é rever algumas forças que contribuem para o aumento da globalização identificar os principais desafios que devem ser enfrentados por gerentes que perseguem uma estratégia multinacional.

Embora não precisemos desenvolve uma série totalmente nova de ferramentas, devemos reconhecer que aumentar a presença de uma empresa no cenário internacional traz novos desafios. As estruturas de análise das estratégias de uma empresa puramente nacional ainda são úteis, mas os gerentes enfrentam um conjunto diferente de problemas quando suas empresas e suas industrias se tornam mais globais. A globalização exige que os gerentes de uma empresa respondam as questões culturais e não-mercadológicas mais complexas, superem desafios maiores relativos à avaliação e à transferência da melhor pratica e tomem decisões de alocação de recursos, mais difíceis.

METODOLOGIA:

Para a elaboração deste trabalho acadêmico foram feitas pesquisas bibliográficas em várias fontes, após as pesquisas foram realizadas leituras e sistematização dos dados para a escolha dos autores que iriam compor o referencial teórico do presente artigo, apresentando assim um confrontamento de suas idéias.

RESULTADOS:

Após a verificação dos diversos estudos já realizados sobre o tema globalização e estratégia, pude observar o crescimento evidente desta vertente no mundo organizacional. Tal crescimento pode ser explicado      por meio do qual as empresas estabelecem subsidiárias em outros países que planejam, produzem e comercializam produtos e serviços adaptados às necessidades locais. Porém, as dificuldades são basicamente as mesmas, as empresas precisam estabelecer um ponto de equilíbrio e objetivos comuns, apesar da diversidade de perspectivas, de recursos e de capacidades existentes.

            Apesar da complexidade de se adotar este tipo de estratégia, as empresas estão observando que assumir os riscos do negócio em parceria com outras organizações pode ser mais adequado aos seus interesses.

CONCLUSÃO:

Compreendemos que a  globalização estratégica como uma forma que as organizações encontraram de sobreviver expandindo sua participação em mercado estrangeiro. Dessa forma, quase todos os mercados de produtos nas principais economias mundiais, tem competidores estrangeiros. As empresas também estão tentando globalizar ao integrar sua estratégia mundial e também querem saber globalizar, expandir participação de mercado, desenvolvendo uma estratégia mundial. Então para conseguir  os benefícios da globalização, os gerentes de uma empresa mundial precisam reconhecer quando os condutores de globalização da industria geram oportunidade para usar os condutores de estratégia global.

            Diante do exposto, pode se concluir que a globalização e estratégia é uma ótima alternativa para se fazer frente à concorrência e atingir objetivos que, isoladamente se tornam inviáveis, ou pelo menos, bem mais difíceis de serem atingidos. Porém, é necessário definir bem seus objetivos a serem alcançados, para usufruir os benefícios decorrentes da melhor forma.

Palavras-chave: Vantagem competitiva, Mercado globalizado, Estratégia global.