61ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
Espaços digitais no Ensino de Física – reflexões sobre algumas possibilidades didáticas em atividades educativas nas modalidades presencial e a distância |
Eugenio Maria de França Ramos 1, 2 Bernadete Benetti 1, 2 |
1. Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Titulação: Prof. Assist. Dr. 2. Centro de Educ. Continuada em Educ. Mat., Científica e Ambiental (CECEMCA UNESP) |
INTRODUÇÃO: |
Apresentamos neste trabalho parte da experiência e do trabalho com o uso de ferramentas digitais de comunicação e informação, baseadas na Rede Mundial de Computadores INTERNET, como apoio e espaço educativo em atividades de formação inicial e continuada de professores no Ensino de Física, nas modalidades presencial e a distância. Para a Educação Presencial (EP) tais espaços foram utilizados como apoio a atividades da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física da UNESP, no Campus de Rio Claro, SP, desde 2001, contudo focamos nessa análise as atividades a partir do ano de 2008. Na Educação a Distância (EaD) baseada na INTERNET, os espaços digitais constituem-se no espaço didático essencial para as atividades, como no caso do curso de extensão universitária “Brincando com a Física – Eletrostática”, dirigido a professores de Educação Básica, promovido pelo Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA UNESP) durante o período de agosto de 2008 a junho de 2009. |
METODOLOGIA: |
Foram realizadas observações com características etnográficas acompanhando o uso das ferramentas digitais em atividades nos cursos mencionados. Com a turma da Licenciatura (EP) procurou-se enviar regularmente um email semanal aos alunos, descrevendo o trabalho daquele período, divulgando-se, por exemplo, os diferentes locais de encontro para o estágio supervisionado ou propostas de tarefas e organização do trabalho didático. Em website da disciplina disponibilizou-se outros materiais digitais, tais como registros fotográficos, apresentações, textos, referências, links etc., em estreita consonância com as atividades presenciais da disciplina. No ano de 2008 foi introduzido o uso de um Blog, onde, tal como nos emails, foram divulgadas a programação de trabalho e, além dela, a memória das atividades realizadas, com um relato sucinto e eventuais referências adicionais. |
RESULTADOS: |
Nas atividades de apoio a EP, constatou-se a ampliação da interação didática habitualmente restrita aos encontros presenciais da disciplina. Criou-se uma rotina com disponibilização sistemática de informações, bem como, com o Blog, uma memória didática do trabalho. Ao longo do tempo observado, uma parcela dos alunos passou a entregar tarefas recorrendo a estas formas de comunicação, mas ainda privilegiando a interação professor-aluno. Nem todo o material disponibilizado via website causou repercussões didáticas em sala de aula, mostrando que o mesmo não deve ser apenas um repositório digital, mas uma interface dinâmica com alterações em afinidade com o desenvolvimento de conteúdos e focos de reflexão. |
CONCLUSÃO: |
A utilização de espaços digitais e novas tecnologias de comunicação e informação mostraram possibilidades interessantes de intensificação de diálogos didáticos, com conseqüentes benefícios para a formação dos discentes e em atividades colaborativas das disciplinas mencionadas. Do ponto de vista teórico, foi possível desenvolver atividades didáticas de orientações construtivistas, reflexivas e colaborativas, apoiadas em idéias de Piaget (construção do conhecimento pelo aprendiz), Ausubel (aprendizagem significativa) e Paulo Freire (curiosidade epistemológica). A utilização desses espaços, entretanto, deve ser encarada como uma nova interface didática, não cabendo a mera transposição de materiais didáticos utilizados na EP. Assim o desenvolvimento de atividades educacionais em tais espaços implica no aprendizado por parte dos docentes do uso de ferramentas e softwares, que com baixo custo e um pequeno suporte técnico podem incrementar sua interação didática com os discentes. |
Instituição de Fomento: SEB MEC |
Palavras-chave: Ensino de Física, Formação de Professores, TICs. |