61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS SÉRIES INICIAIS: CONSTRUINDO A NOSSA COLETÂNEA DE TEXTOS.
Nara Maciel Falcão Lima 1
Orlando da Silva Azevedo 1
1. Instituto de Saúde e Biotecnologia/Universidade Federal do Amazonas/ ISB/UFAM
INTRODUÇÃO:

Este trabalho foi desenvolvido como uma Atividade Curricular de Extensão com o objetivo primeiro de contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem da leitura e escrita de alunos de uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Coari/Am. O fato é que é grande a necessidade de se criarem condições para despertar nos alunos, o gosto pela leitura, principalmente no que se refere à utilização de modalidades diferenciadas de leitura, como o trabalho com lendas regionais em seu próprio ambiente de sala de aula. Em vista disso, pode-se afirmar que o sucesso de um projeto de valorização da leitura na escola estará garantido à medida que as discussões sobre concepções de língua, linguagem e variedades lingüísticas se sobrepuserem à ênfase às questões técnicas/metodológicas tão freqüentes no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. A escola, lugar que oficialmente assume a responsabilidade pelo ensino da leitura e escrita, deve primar por uma prática que não se limite somente à dimensão técnica, mas também política, pois o aprendizado de tais temáticas de forma significativa, só se dará quando as posturas e concepções adotadas pelos professores não mais priorizarem uma prática mecânica e descontextualizada.

METODOLOGIA:
As ações do Projeto foram desenvolvidas por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências: Matemática e Física sob a orientação dos professores autores do projeto. As ações foram todas desenvolvidas em sala de aula com alunos de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental. Cada dupla de acadêmicos ficava responsável por quatro turmas. Os textos das lendas e histórias infantis eram trabalhados inicialmente com os alunos, e logo após esse momento, os mesmos eram convidados a escrever ou desenhar o seu próprio texto, a partir do que havia sido contado. Assim que todas as turmas foram atendidas, os acadêmicos passaram para a etapa de seleção dos textos e ilustrações que iriam compor a Coletânea. Depois de selecionados, foram digitados e organizados os textos e ilustrações para serem encadernados em forma de livro. Finalmente, depois de concluído todo o trabalho de digitação e encadernação, foi organizado um momento na escola para a divulgação junto à comunidade escolar e extra-escolar do resultado das ações desta Atividade Curricular de Extensão; e isto foi apresentado em forma de painel, onde constava toda a trajetória da Atividade, os textos produzidos pelos alunos e a Coletânea de Textos.
RESULTADOS:
As ações do projeto atingiram todos os alunos nos turnos matutino e vespertino da Escola atendida nas séries iniciais do Ensino Fundamental. As atividades conseguiam chamar a atenção do alunado de forma que havia uma participação geral dos mesmos no desenvolvimento das ações propostas, é certo que com muitas dificuldades, dada a pouca experiência com a leitura e escrita que estes alunos possuíam. Ao final das ações, foi elaborada a Coletânea de Textos com as produções destes alunos. E finalmente, foi distribuída 01 (uma) cópia desta Coletânea em todas as Escolas Estaduais do município de Coari a fim de que estas pudessem ser disponibilizadas aos alunos e professores da rede, para então serem utilizadas como apoio pedagógico aos trabalhos com o desenvolvimento da leitura e escrita nas escolas.
CONCLUSÃO:
Tendo em vista que toda e qualquer atividade que se pretenda à transformação de uma dada realidade, ou seja, a implementação de ações que irão alterar a rotina de um determinado ambiente, é que se pode afirmar da relevância que este projeto assumiu quando da análise do número de alunos atingidos 772 (setecentos e setenta e dois) e os resultados das suas produções concretizados em forma de Coletânea de Textos. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios e, com certeza, muitas contribuições foram dadas àquela realidade escolar, uma vez que o trabalho apresentou um um produto final construído pelos próprios alunos, a Coletânea, o que representou, entre outras coisas, a riqueza de idéias e significações que os alunos carregam consigo e nem sempre tem a oportunidade de serem postas em prática em meio escolar. Diante do exposto, acredita-se que este tenha se constituído em mais um instrumento fundamental na aproximação dos educandos com o fantástico mundo da leitura, onde os portos de partida serão sempre as curiosidades e necessidades dos alunos versando sobre as mais diferentes modalidades de leitura.
Palavras-chave: produção de textos, leitura, escrita.