61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA: PRODUÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO JOVENS E DEMOCRACIA” DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS (CUIABÁ) |
Fernanda Aparecida Antunes de Arruda 1 Laura Camara Lima 2 |
1. Instituto de Educaçao/UFMT 2. Departamento de Psicologia/UFMT |
INTRODUÇÃO: |
Este estudo integra o Projeto de Pesquisa “Estado e Sociedade na Educação da Juventude: perspectivas educacionais de jovens de camadas médias e camadas populares”, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Educação, Jovens e Democracia” da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O grupo de Pesquisa está certificado no Diretório de Pesquisa do CNPq sendo criado no dia vinte e nove de abril de 2002. O projeto surgiu com a necessidade de articular os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Professores Doutores Maria Aparecida Morgado e Manoel Francisco de Vasconcellos Motta inicialmente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso em um momento onde estava ocorrendo à reorganização de Pós-Graduação não só na UFMT, mas em todo o Brasil. Neste contexto o grupo de pesquisa nasce dentro de uma visão: Em tentar articular o trabalho de pesquisa em vários níveis: da iniciação científica à Pós-Graduação. |
METODOLOGIA: |
Nesta pesquisa foram utilizadas as seguintes técnicas de investigação: Levantamento documental, sendo analisada toda produção técnica e teórica do grupo no período de |
RESULTADOS: |
No levantamento documental foram repertoriadas, no período de Foi observado que os fundadores do grupo encontraram inicialmente certa resistência da academia quando se propuseram a trabalhar com uma temática que não era comum, na tradição de pesquisa Através das leituras dos trabalhos produzidos pudemos observar que o grupo foi ocasião de encontro e troca intelectual entre vários níveis de pesquisadores, da iniciação cientifica a Pós-Graduação. A riqueza dessa oportunidade é bem exemplificada pelo percurso de uma pessoa do grupo que começou bolsista de iniciação científica, foi mestranda e terminou professora na UFMT. |
CONCLUSÃO: |
Através do estudo realizado foi possível perceber que o Grupo de Pesquisa Educação Jovens e Democracia permite, entre outras coisas, de colocar o aluno de graduação desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, tendo como oportunidade única de ampliar e pôr em prática a teoria aprendida, além de ser um instrumento que desenvolve a capacidade de redação, a organização de idéias e o senso crítico. Constatou-se também que os trabalhos do grupo de pesquisa não se resumem apenas à orientação de iniciação científica e formação de pesquisadores, mas também à realização de atividades relacionadas à divulgação dos estudos desenvolvidos pelo grupo à comunidade em geral. |
Palavras-chave: Iniciação Cientifica, Grupo de Pesquisa, Educação. |