61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE ESTUDO DO LIXO E SUA PROBLEMÁTICA NA UNIDADE INTEGRADA GOVERNADOR MATOS CARVALHO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA. |
Mayara Soares Cunha 1 Michelle Menezes Machado 1 Weline Lopes Macau 1 Débora Matos Pereira 1 Jeremias Guilherme dos Praseres França 1 Naiza Maria Castro Nogueira 1 |
1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão |
INTRODUÇÃO: |
O Brasil produz aproximadamente 230 mil toneladas de lixo por dia. Isso corresponde a uma média de 500g de lixo gerados diariamente, podendo chegar até a mais de |
METODOLOGIA: |
O presente trabalho desenvolveu-se em parceria com a escola da rede pública Unidade Integrada Governador Matos Carvalho, localizada no município de São Luís, Maranhão, durante o período de Agosto a Dezembro de 2008. As atividades do projeto foram realizadas com cerca 120 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. Optou-se por alunos da 4ª série do Ensino Fundamental por reconhecer que alunos com essa faixa etária estão em constante construção de valores e que os mesmos podem ser facilmente modificados. Para concretizar os objetivos, fez-se o uso dos seguintes recursos metodológicos: palestras, discussões, dinâmicas, uso de animações e músicas com temática ambiental, mural com fotos da escola e do bairro para posterior reflexão, oficinas de reutilização de garrafa PET e de reciclagem alternativa de papel, além da implantação da coleta seletiva de papel na escola. Ao início e ao término do projeto, foi feita uma coleta de dados, a partir de um questionário dirigido aos alunos, para posterior avaliação. |
RESULTADOS: |
Os alunos que participaram do projeto apresentavam faixa etária entre 9 e 12 anos, o que nos permitiu utilizar metodologias alternativas que facilitaram a assimilação do tema trabalhado. Através das aulas expositivas o público-alvo demonstrou entendimento em relação aos conteúdos trabalhados, o que foi percebido em decorrência das dúvidas e dos comentários feitos pelos alunos. A partir das oficinas de reciclagem alternativa de papel e de reutilização de garrafas PET os alunos conheceram meios alternativos de reduzir o lixo, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Por meio da ação social, os alunos foram capazes de transmitir os conteúdos trabalhados, sensibilizando a comunidade escolar (estudantes e servidores) sobre o lixo e a sua problemática, demonstrando a real compreensão sobre a temática. Diagnóstico através dos questionários: para 88,68% (início) e 96,23% (fim) dos alunos, o lixo prejudica o meio ambiente; para 81,13% (início) e 90,57% (fim), um dos destinos corretos do lixo é o aterro sanitário; para 77,36% (início) e 88,68% (fim), pode-se fazer dobradura para reutilizar um papel riscado; 13,21% (início) e 54,72% (fim) dos alunos sabem quais materiais são separados na coleta seletiva; 81,13% (início) e 96,23% (fim) consideram a Educação Ambiental importante. |
CONCLUSÃO: |
A Unidade Integrada Governador Matos Carvalho de início apresentava problemas em relação à coleta dos resíduos produzidos na própria escola, pois não havia cestos de lixo nas salas, nos corredores e nos banheiros e os alunos desconheciam o real problema que tais dejetos podem originar. Dessa forma, com os estudos e as atividades realizadas observou-se a evolução dos alunos em relação ao tema, pois os mesmos apresentaram melhora no rendimento da avaliação final. Constatou-se em visitas posteriores, que a comunidade escolar como um todo também apresentou resultados positivos, visto que os cestos realmente estavam sendo utilizados e que não havia mais papel no chão. |
Instituição de Fomento: Centro Federal de EducaÇão Tecnológica do Maranhão |
Palavras-chave: EducaÇão ambiental, Lixo, Escola. |