61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ESTUDO QUALITATIVO E QUANTITATIVO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO IF-AM
Kamila Rangel Primo 1
Rogete Batista e Silva Mendonça 1
Cláudia Magalhães do Valle 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/IF-AM
INTRODUÇÃO:

Atualmente os resíduos sólidos constituem uma das grandes preocupações ambientais do mundo, pelo fato de serem produtos inevitáveis nos processos econômico-sociais do qual dependemos. Em nenhuma fase do desenvolvimento humano se produziu tanto “lixo” como nos dias de hoje. A grande quantidade, associada à igualmente grande variabilidade da composição deste resíduo tem trazido conseqüências à saúde das populações humanas e ao próprio ambiente. Buscar soluções para os problemas ambientais gerados pelo grande processo de desenvolvimento da sociedade faz parte hoje, dos desafios a serem enfrentados por qualquer país. A escassez de água e a poluição do ar já vêm sendo debatidos, percebidos ou sentidos nas diversas regiões do planeta, não fazendo mais distinção entre países ricos e pobres. Saber a dimensão destes riscos e seus impactos depende de um maior conhecimento sobre os resíduos, seus componentes, estimativas de produção, trajetória de geração, destino final, formas de manuseio e tratamento. As instituições de ensino têm o compromisso social de disseminação do conhecimento, buscando a melhoria da qualidade de vida da população através de seus ensinamentos e ajudando na conscientização dessas pessoas. Dessa forma, o descaso com seus próprios resíduos, faria com que essas instituições não tivessem mais credibilidade perante a sociedade. Portanto, esta pesquisa tem como finalidade conhecer os processos de trabalho que estão submetidos os trabalhadores de alguma forma envolvidos com estes resíduos e o destino final dado aos mesmos, fazendo um estudo qualitativo e quantitativo dos resíduos sólidos produzidos no IF-AM (unidade sede).

METODOLOGIA:

As metodologias usadas para sensibilização da comunidade acadêmica (professores, funcionários e alunos) foram palestras e/ou seminários, confecção de cartazes e folhetos informativos com o intuito de mostrar a problemática da geração do “lixo” e o meio ambiente. Para motivar à comunidade a prática do descarte seletivo dos resíduos sólidos, foram colocados cartazes junto aos cestos coloridos, que foram dispostos em pontos estratégicos para a coleta, nos setores os cestos foram identificados com placas. Para a qualificação dos resíduos produzidos foi preparado um questionário aplicado em cada setor para verificar a natureza destes e determinar que tipo de identificação seria colocado nos cestos, para viabilizar a quantificação os resíduos foram levados, cada espécie separadamente, ao local de armazenamento interno para serem  pesados diariamente durante uma semana de cada mês num período total de seis meses de amostragem. Para verificar o destino dos resíduos após a coleta nos setores, bem como armazenamento interno e externo foram realizadas visitas à empresa Rudary, responsável pela limpeza da instituição.

RESULTADOS:

Para verificação do destino dos resíduos sólidos foram realizadas visitas aos locais de armazenamento, onde se pode constatar as condições em que os resíduos eram dispostos; não havia nenhum tipo de identificação, nem segregação adequada para que este pudesse ser levado a lixeira externa do IF-AM. De acordo com os dados da coleta o resíduo mais produzido na instituição foi o orgânico com um percentual de 35,0%, seguido pelo plástico com 29,3%, o papel/papel com 17,9%, o aterro com 14,4%, o vidro com 3,0%, o metal com 0,4%, não há dados do lixo patogênico pelo fato de serem colocados em sacos pretos que é inadequado e apresentam riscos a saúde. Considerando o maior resíduo a fração orgânica contida no lixo é a grande responsável pela produção de chorume, liquido produzido pela decomposição de substâncias contidas nos resíduos sólidos, que tem como características a cor escura, o mau cheiro e elevada demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e demanda química de oxigênio (DQO). E que pela infiltração no solo pode atingir o nível do lençol freático alterando as características físico-químicas dos mananciais.

CONCLUSÃO:

De modo geral, pode-se concluir que os resultados obtidos ao longo da pesquisa mostram que dos resíduos produzidos pela comunidade acadêmica do IF-AM, a maior quantidade é de matéria orgânica, que pode causar grandes problemas, mas que também pode ser perfeitamente aproveitada para a prática de compostagem, o aterro (lixo não reciclável) pode ser encaminhado para o aterro sanitário da cidade. O lixo patogênico deve ser armazenado de forma correta e tratado com os devidos cuidados. Os outros resíduos podem ser reciclados como o plástico, papel, papelão, vidro e o metal, que inclusive apresentou menor percentual, porém para isto há necessidade de implantação da coleta seletiva, que contribuirá para amenizar diversos problemas detectados: falta de sensibilização da comunidade acadêmica, armazenamento, destinos inadequados, grande quantidade de resíduos, entre outros. Assim para lograr êxito neste trabalho foi imprescindível a participação da comunidade acadêmica, colaborando com uma postura diferente com relação à problemática dos resíduos sólidos.

Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/IF-AM
Palavras-chave: resíduos sólidos, saúde, meio ambiente.