61ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica |
BIBLIOTECA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DO LEITOR: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI PALMEIRA-AL |
Clarice Vanderlei Ferraz 1 Claudevane Neris de Santana 1 Rejane Ancelmo da Silva 1 Luzan Gonçalves Beiriz 2 |
1. Universidade Federal de Alagoas-UFAL 2. Faculdade Integrada Tiradentes-FITS |
INTRODUÇÃO: |
A acessibilidade à informação é essencial para a formação da cidadania e a Biblioteca desempenha papel fundamental para esse acesso à qual pode contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural de uma comunidade. Logo que, possibilitará ao cidadão adentrar no universo do conhecimento.Nesse sentido,a ausência da leitura bloqueia possibilidades de aquisição das informações enquanto ,o acesso à leitura beneficia o indivíduo ao ampliar conhecimentos transformando-o num formador de opiniões .Sendo assim ,é na escola que as expressões aprender a ler e ler para aprender ganham o seu significado,apontando os efeitos que devem ser conseguidos pelo trabalho pedagógico na área de formação e preparo de leitores(SILVA,1977).Segundo o MANIFESTO IFLA/UNESCO/BIBLIOTECA ESCOLAR(2002) a missão da biblioteca escolar é promover serviços que apóiem o ensino e aprendizado da comunidade escolar,oferecendo-lhes a possibilidade de se tornarem usuários críticos da informação em todos formatos e meios.Enquanto isso,a difusão da leitura depende de uma política de leitura,desenvolvida de preferência na escola,onde determinara as diretrizes de ensino , os currículos e provimento das bibliotecas escolares (ZILBERMANN,1983). Portanto,os objetivos que nortearam esta pesquisa foram de identificar os diferentes meios de leitura utilizada pelos alunos da 7º e 8º séries do Ensino Fundamental; mapear atividades didáticas que incentivam o uso da leitura no processo de ensino-aprendizagem e verificar serviços que a biblioteca escolar disponibiliza para desenvolver atividades de leitura na escola.
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METODOLOGIA: |
O universo desta pesquisa compõe-se de duzentos alunos matriculados em duas turmas das 7 ª séries e duas turmas das 8ª séries no horário da tarde e vespertino da escola pública municipal Rui Palmeira, localizada no bairro de Vergel do Lago na cidade de Maceió/AL.A amostra foi do tipo probabilística aleatória simples onde “os elementos da população devem ter uma probabilidade igual ou conhecida, distinta de zero ,de ser selecionada para formar parte da amostra” (RICHARDSON,1999,p.161).No caso,através da relação de alunos e alunas matriculados nas séries objeto da pesquisa fez-se o sorteio dos números de matrícula dos alunos até atingir o percentual da pesquisa. Neste estudo está representado por setenta alunos/respondentes(35%).A coleta de dados foi realizada no mês de outubro de 2007, utilizou-se como instrumento um questionário contendo 27 questões que contemplavam perguntas fechadas e abertas.A utilização do questionário na pesquisa de campo tem como vantagens economia de tempo,atinge maior numero de pessoas,maior liberdade em razão do anonimato(RAMPAZZO,2002).Após a coleta de dados as respostas foram classificadas,codificadas e tabuladas manualmente em percentuais, em seguida foram construídos gráficos com os resultados da pesquisa . |
RESULTADOS: |
Os resultados da amostra indicaram que 50% dos alunos e alunas estão matriculados nas 7 ªséries e 8ª séries,com relação ao gênero dos respondentes 60% foram do sexo feminino e 34% masculino.Quando perguntado aos respondentes sobre o que costuma ler 72,8% apontaram livros(romances,contos,aventuras),7%revistas semanais, 6%;jornais e 6%,gibis os demais não informaram.Essa questão indica necessidades dos docentes da escola promoverem atividades utilizando jornais e revistas pois, proporcionam aos alunos e alunas maior atualização das informações .Na questão em que se pergunta seus pais incentivam a ler - 55% afirmaram que sim , enquanto 25% às vezes e 20% não respondeu. Portanto, 45% dos respondentes necessitam de estímulos da escola na questão da leitura, uma vez que ,um dos serviços da biblioteca escolar(BE) é apoiar o processo educativo escolar além ,de desenvolver e manter o hábito da leitura dos alunos.Foi perguntado quais as disciplinas os alunos possuem livro didático - 75% indicaram Língua Portuguesa; 74% Matemática ,História ,62% Geografia , 58,% ,Ciências e 40% Inglês ,quantidade insuficiente para atender aprendizagem da língua estrangeira fundamental na atualidade. Com relação ao item a BE é importante para os estudos 95% informaram como muito importante demonstrando o quanto o aluno está consciente da relevância da BE para aprendizagem.Entretanto,ao se perguntar com que freqüência visita a BE - as respostas foram 39% , 43% , 18% para as indagações muito, às vezes,raramente respectivamente sendo que , 75% informaram que procuram a BE para realizar pesquisa escolar.Apesar do aluno ter conhecimento da sua importância não está motivado para freqüentá-la.Com relação ao item o responsável pela BE promove atividades de leitura- as respostas foram 23% afirmaram sim,enquanto 54% e 23% indicaram como não e às vezes respectivamente(77%). |
CONCLUSÃO: |
Com a presente pesquisa, amplia-se as possibilidades de continuidade da temática Biblioteca escolar e leitura a ser inserida com efetividade nos cursos de Biblioteconomia pois ,o profissional bibliotecário tem importante papel como educador no Ensino Básico, atuando nas Bibliotecas Escolares(BE)como profissional da informação especialmente, a partir dos resultados do IDEB indicador que afere a situação da educação nos municípios brasileiro e serve de parâmetro para o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).Conforme resultados apontados na pesquisa 61%dos alunos e alunas não freqüentam com assiduidade a BE, enquanto ,apenas 13% lêem jornais e revistas semanais. É importante que a BE disponibilize um acervo que atenda aos interesses e necessidades dos docentes e discentes para isso,é necessário que os serviços da biblioteca escolar estejam integrados ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola sendo assim, poderá haver eficácia no desenvolvimento do processo da leitura na escola.Também,buscou-se verificar se os alunos e alunas tinham domínio do computador para digitação de textos escolares 58% afirmaram positivamente e 42% indicaram não ter habilidades de usar o computador para digitar texto.Esse resultado é preocupante pois ,a inclusão digital do indivíduo através da escola tem possibilitado ao aluno se apropriar da informação e construir seu conhecimento a partir de vivências que solicitem dele o uso de tais informações,como forma de garantir sua inclusão social. |
Palavras-chave: Biblioteca Escolar, Biblioteconomia, Educação e Leitura . |