61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
BIBLIOTECA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DO LEITOR: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI PALMEIRA-AL
Clarice Vanderlei Ferraz 1
Claudevane Neris de Santana 1
Rejane Ancelmo da Silva 1
Luzan Gonçalves Beiriz 2
1. Universidade Federal de Alagoas-UFAL
2. Faculdade Integrada Tiradentes-FITS
INTRODUÇÃO:

A acessibilidade à informação é essencial para a formação da cidadania e a Biblioteca desempenha papel fundamental para esse acesso  à qual  pode contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural de uma comunidade. Logo que, possibilitará ao cidadão adentrar no universo  do conhecimento.Nesse sentido,a ausência da leitura  bloqueia possibilidades  de aquisição das  informações  enquanto ,o acesso  à leitura beneficia o indivíduo  ao ampliar conhecimentos transformando-o num formador de opiniões .Sendo assim ,é na escola que  as expressões aprender a ler e ler para aprender ganham  o seu  significado,apontando os efeitos que devem ser conseguidos pelo trabalho pedagógico na área de formação  e preparo de leitores(SILVA,1977).Segundo o MANIFESTO IFLA/UNESCO/BIBLIOTECA ESCOLAR(2002) a missão da biblioteca escolar  é promover serviços que apóiem o ensino e aprendizado da comunidade escolar,oferecendo-lhes a possibilidade de se tornarem usuários críticos da informação em todos formatos e meios.Enquanto isso,a difusão da leitura depende de uma política de leitura,desenvolvida   de preferência  na escola,onde determinara as diretrizes de ensino , os currículos e provimento das bibliotecas  escolares (ZILBERMANN,1983). Portanto,os objetivos que nortearam  esta  pesquisa foram de identificar os diferentes  meios de leitura utilizada pelos alunos da 7º e 8º séries do Ensino Fundamental; mapear  atividades didáticas  que incentivam o uso da leitura no  processo de ensino-aprendizagem e  verificar   serviços  que a biblioteca escolar disponibiliza para desenvolver  atividades de leitura  na escola.

 

 

METODOLOGIA:

O universo desta pesquisa  compõe-se de   duzentos alunos matriculados  em duas turmas das  7 ª séries e duas turmas das 8ª séries no horário da tarde  e vespertino da escola pública municipal Rui Palmeira, localizada no bairro de Vergel do Lago na cidade de Maceió/AL.A amostra foi do tipo probabilística aleatória simples onde “os  elementos da população devem ter uma probabilidade igual ou conhecida, distinta de zero ,de ser selecionada para formar  parte da amostra” (RICHARDSON,1999,p.161).No caso,através da relação de alunos e alunas matriculados nas séries objeto da pesquisa fez-se o sorteio dos números  de matrícula dos  alunos  até atingir o percentual da pesquisa.  Neste estudo  está representado por setenta  alunos/respondentes(35%).A coleta de dados foi  realizada  no mês de  outubro de 2007, utilizou-se como instrumento  um questionário  contendo  27 questões que contemplavam  perguntas fechadas e abertas.A utilização  do questionário na pesquisa de campo tem como vantagens economia de tempo,atinge maior numero de pessoas,maior liberdade em razão do anonimato(RAMPAZZO,2002).Após a coleta de dados as respostas foram classificadas,codificadas e tabuladas manualmente em percentuais, em seguida  foram construídos gráficos com os resultados da pesquisa .

RESULTADOS:

Os resultados  da  amostra  indicaram que  50% dos alunos e alunas estão matriculados  nas 7 ªséries e  8ª séries,com relação ao gênero dos respondentes  60% foram do sexo feminino e 34%  masculino.Quando   perguntado aos respondentes   sobre    o que costuma ler  72,8% apontaram livros(romances,contos,aventuras),7%revistas semanais, 6%;jornais e 6%,gibis  os demais não informaram.Essa questão  indica  necessidades  dos docentes  da escola promoverem atividades  utilizando  jornais e revistas  pois, proporcionam  aos alunos e alunas maior atualização das informações .Na questão em que  se pergunta  seus pais  incentivam  a  ler - 55% afirmaram que sim , enquanto 25% às vezes e 20% não respondeu. Portanto, 45% dos respondentes necessitam de estímulos  da escola na questão da leitura, uma vez  que ,um dos  serviços  da biblioteca escolar(BE) é apoiar o processo educativo  escolar além ,de desenvolver e manter o hábito da leitura dos alunos.Foi perguntado quais as disciplinas  os alunos possuem   livro didático -  75% indicaram Língua Portuguesa; 74% Matemática ,História ,62%  Geografia ,  58,% ,Ciências   e  40% Inglês ,quantidade insuficiente para  atender aprendizagem da  língua estrangeira fundamental na atualidade. Com relação ao item a BE é importante para os estudos  95% informaram como muito importante demonstrando o quanto o aluno está consciente da relevância  da BE para  aprendizagem.Entretanto,ao se  perguntar com que  freqüência  visita a BE -  as respostas foram  39% , 43% , 18% para as indagações muito, às vezes,raramente respectivamente  sendo que , 75% informaram que procuram a BE  para realizar pesquisa escolar.Apesar do aluno ter conhecimento da sua importância  não está   motivado para  freqüentá-la.Com relação  ao item  o  responsável pela BE promove atividades de leitura- as respostas foram  23% afirmaram  sim,enquanto  54% e 23%  indicaram como não e às vezes respectivamente(77%).

CONCLUSÃO:

Com a presente pesquisa, amplia-se as possibilidades de continuidade da temática Biblioteca  escolar e leitura a ser inserida com efetividade  nos cursos de Biblioteconomia pois ,o profissional bibliotecário tem  importante papel  como  educador  no Ensino Básico, atuando nas  Bibliotecas Escolares(BE)como profissional da informação especialmente,  a partir dos resultados do IDEB indicador que afere a situação da educação nos municípios brasileiro e serve de parâmetro para o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).Conforme resultados apontados na pesquisa 61%dos alunos e alunas não  freqüentam com assiduidade a BE, enquanto ,apenas 13% lêem jornais e revistas semanais. É importante que a  BE disponibilize um acervo que atenda aos interesses e necessidades  dos docentes e discentes  para isso,é necessário  que os serviços da biblioteca escolar estejam integrados ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola sendo  assim, poderá haver  eficácia  no desenvolvimento do processo da leitura na escola.Também,buscou-se verificar se os alunos e alunas tinham domínio do computador para digitação de textos  escolares  58% afirmaram positivamente e 42% indicaram não ter habilidades de usar o computador para digitar texto.Esse resultado  é preocupante  pois ,a inclusão digital do indivíduo através da escola  tem possibilitado ao aluno se apropriar da informação e construir seu conhecimento a partir de vivências que solicitem dele o uso de tais informações,como forma de garantir sua inclusão social.

Palavras-chave: Biblioteca Escolar, Biblioteconomia, Educação e Leitura .