61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MAGIA, PRAZER E ENCANTAMENTO. |
Marta Neyd Siebra Bitu 1 Stela Santos Leal 1 |
1. PREFEITURA DO RECIFE PR |
INTRODUÇÃO: |
Este projeto foi vivenciado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Creusa Arcoverde de Freitas Cavalcanti na cidade do Recife-PE, com crianças de |
METODOLOGIA: |
Inicialmente selecionamos alguns tipos de livros que consideramos adequados para a faixa-etária de nossas crianças, com gravuras coloridas e atrativas, pouco texto e temática relevante para eles. Promovemos diversas oficinas de leituras com as crianças, utilizando diversos tipos de textos como: imagens, contos de fada, fábulas, poesias, literatura infantil moderna e lendas. As atividades em geral partiam com a figura do professor contador de histórias, onde as crianças eram convidadas a sentar-se em roda, para junto com o professor acompanhar a narrativa que era permeada por entonação de voz, mostrando as imagens e personagens do livro, de forma a prender a atenção dos pequenos. As crianças eram estimuladas a comentar a narrativa e a manusear adequadamente os livros, para isso iniciamos com livros de encadernação mais resistentes e aos poucos fomos acrescentando também os mais frágeis. Após a leitura aconteceram oficinas de artes com pintura, colagem, modelagem, apresentação de fantoches e músicas relacionadas ao tema abordado. Os trabalhos de artes plásticas foram expostos nos corredores da instituição. |
RESULTADOS: |
Os resultados obtidos no decorrer do projeto foram notórios. As crianças mostraram-se gradativamente mais seduzidas pela prática da leitura, sempre solicitando a atividade ou reagindo com imensa alegria ao convite para a hora do conto. Percebemos uma maior concentração e interesse pelos livros que passaram a ser manuseados adequadamente onde as crianças aprenderam a folhear página por página e a se deter nos detalhes das ilustrações, compartilhando com os demais o que era observado por eles. Personagens como bruxas e fadas começaram a surgir nas brincadeiras de faz-de-conta e nas conversas das crianças, que passaram A expressar-se oralmente com mais clareza, utilizando um vocabulário mais rico, comentando as histórias lidas, relacionando com outras já conhecidas e reproduzindo a ação de contar histórias para os colegas. |
CONCLUSÃO: |
Concluímos que o projeto contribuiu para o despertar do interesse dos pequenos pelas histórias contidas nos livros, revelando um mundo de fantasias, enriquecendo o vocabulário, o imaginário e a criatividade das crianças e refletindo-se nas brincadeiras, nos diálogos, no jogo simbólico, nas produções artísticas. As crianças tornaram-se mais atuantes e interessadas por todo tipo de material escrito: revistas, jornais, imagens, além dos livros propriamente ditos. Perceberam que aqueles papeis tem muito a lhes dizer, que lá há uma mensagem e que essa mensagem pode ser bem agradável de ser conhecida. Passaram a respeitar os livros e os trabalhos expostos nas dependências do CMEI, sem danificá-los. As práticas de leituras tornaram-se um ritual fascinante, verdadeiramente prazeroso e esperado pelos pequenos. |
Palavras-chave: Literatura Infantil, Leitura, Educação Infantil. |