61ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
Física, Brinquedos e Robótica: Uma Proposta Pedagógica. |
Valdenilson da Paz Ferreira 1 |
1. Colégio Municipal Pedro Augusto - CMPA |
INTRODUÇÃO: |
Uma inusitada mistura de Física, Robótica, Brincadeiras de infância e aulas de ciências naturais foi à fórmula criada para provocar uma pequena revolução na turma de 1ª série do Ensino Médio do Colégio Municipal Pedro Augusto, em Recife – PE. Trabalhamos com estes jovens num projeto ousado, que transportou para o mundo da computação antigos materiais lúdicos como: Estilingue, Gangorra, Escorregador, João teimoso, Passarinho equilibrista, Pião, Multiplicador de Água, foguete de garrafa pet e conceitos de Robótica Pedagógica. |
METODOLOGIA: |
Fazendo simulações desses brinquedos no laboratório de Informática, e utilizando os conceitos de Robótica Pedagógica, observamos uma sensível melhora de produtividade nas aulas sobre os conceitos de física, tais como: movimento, repouso, aceleração, atrito e energia. Houve uma empolgação geral, porque o computador é algo novo para os estudantes. A simulação do funcionamento dos brinquedos foi possível graças a softwares que facilitaram a observação dos fenômenos físicos envolvidos nas atividades. O trabalho ajudou no aprendizado e melhorou o rendimento escolar dos alunos. |
RESULTADOS: |
Trabalhamos com os alunos, durante dois meses em 2008, duas aulas por semana, mostrando-lhes os conceitos físicos, para os citados brinquedos, facilitando o aprendizado e dando oportunidade para suas criatividades, fazendo com que o estudante pense e relacione brincar com aprender. Verificamos que os resultados obtidos surpreenderam a todos que estão empenhados para melhorar a qualidade do ensino na escola pública. Contando com os esforços já apresentados no desenvolvimento de diferentes alternativas do uso da Robótica. |
CONCLUSÃO: |
Apresentamos o resultado da análise comparativa entre as previsões e explicações anteriores, verificamos os relatórios das observações vistas pelos alunos através dos brinquedos, utilização de sucatas de computadores, vídeo cassete, impressora, e na utilização da interface PROGV, criada pela equipe de Robótica de nossa escola. A investigação foi também realizada através de questionários, fotos, desenhos e entrevistas. Concluímos que o resultado evidencia o valor das crenças nas explicações que caracterizam a representação do mundo na criança, bem como os seus determinantes culturais. |
Instituição de Fomento: Prefeitura da cidade do Recife - PE |
Palavras-chave: Física, Brincadeiras, Robótica. |