60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

CONHECIMENTO SOBRE VERMINOSE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MATIPÓ-MG.

Laudinei de Carvalho Gomes1
Pedro Paulo do Prado Junior1
Bruna B. Zanetti Lemos1
Vera Lúcia Villares Nogueira1
Eulina Mendes Campelo Silva1
Luciana Rosa da Silva1

1. Faculdade Vértice


INTRODUÇÃO:
Desde os primórdios da assistência à saúde ouve-se falar em vermes. As verminoses são consideradas grande problema na saúde do indivíduo, está relacionado aos distúrbios alimentares, ao déficit de aprendizagem, a distúrbios cognitivos, dificuldade de adaptação, perturbação dos padrões de sono e repouso. Pode-se considerar inclusive como uma das causas de absenteísmo nos trabalhos. São diversas as verminoses conhecidas nas práticas médicas, está presente na falta de saneamento básico, na ingesta de alimentos não higienizados, no contato inter-humano. Podem causar desde simples problemas de saúde a hospitalizações com um valor considerável de gastos devido à prolongamento de internações, procedimentos cirúrgicos e medicamentos. Como principal agravo o indivíduo pode evoluir para óbito. O Brasil de muitos Brasis, contrasta o avanço tecnológico de um aparelho de última geração com índices consideráveis de desnutrição infantil, mortes por verminoses.

METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado na Escola Estadual José Mendes Magalhães, na cidade de Matipó-MG, no período de fevereiro de 2008, O objetivo principal da pesquisa foi identificar o conhecimentos das crianças a cerca das verminoses. Os objetivos específicos compreenderam identificar o conhecimento a forma de transmissão dos vermes. Levantar o conhecimento sobre como se previne a transmissão dos vermes. Para atingir os objetivos utilizou-se a entrevista com base em um questionário estruturado previamente elaborado. O objeto da pesquisa foram 118 crianças, na faixa etária de 8 a 10 regularmente matriculadas na terceira e quarta série, independente da classe social. Antes da realização das pesquisas solicitou-se a parceria com a direção da escola relatando o objetivo, finalidade e metodologia, após foi solicitado à assinatura do termo de concordância pelo responsável da escola.

RESULTADOS:
Após a análise dos dados pode-se perceber que 78 das crianças entrevistadas não souberam descrever o que era verminose, 15 delas descreveram de forma coloquial representando as possíveis formas de expressão dos seus educadores, definindo verme como cobrinha ou bichinho; 20 crianças generalizaram e relacionou verminose a um único tipo de verme a lombriga. Em relação a como se pega 11 crianças não responderam e parte delas respondeu mais de uma opção podendo gerar algumas categorias. Dentre essas destacaram cuidados com o corpo, onde surgiram como subcategorias, a não higienização das mãos e do corpo, cuidados com as vestes. Outra categoria foi hábitos de vida, delineado como subcategoria ingestão de água não tratada, carne crua e alimentos não higienizados. Contato com lixo e água contaminada. Algumas brincadeiras. E ainda identificou-se como categoria o contato inter-humano, onde as subcategorias foram contato com pessoas doentes, contato com a fala e espirros. Quando abordados sobre qual a forma de prevenir a transmissão dos vermes, 12 deles não souberam responder, o restante compreendeu as respostas como higienização do corpo, limpeza do ambiente, cuidados com roupas e causados cuidados com alimentos e água e o uso de medicamentos.

CONCLUSÕES:
Por mais que se pense que verminose não faz mais parte do nosso dia a dia, essa pesquisa evidencia a falha no conhecimento das pessoas a cerca das formas de prevenção e transmissão dessas doenças. Apesar de, a pesquisa ter sido elaborada com crianças de 8 a 10 anos, este é um fato considerável, visto que as crianças são multiplicadoras de ensinamentos e replicadora do aprendizado que possui em casa ou na escola. E dessa forma conseguem utilizar seus aprendizados de casa na rua e da rua em casa. Se encontrarmos falha na comunicação e informação de crianças, certamente estaremos encontrando falhas nos educadores, pais e responsáveis, a cerca da promoção de saúde. Com isso fica evidente a importância do trabalho das equipes de saúde junto à população e escolas auxiliando na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

Instituição de fomento: Faculdade Vértice - Matipó - MG

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Verminose, Educação em Saúde, Prevenção de doenças

E-mail para contato: pedropradojunior@yahoo.com.br