60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 1. Comunicação Digital

QUESTÕES CONCEITUAIS, TÉCNICAS E INSTRUMENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL IMPRESSO DE APOIO ÀS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CURSO DE DESIGN

LUIZ CARLOS BITTENCOURT JUNIOR1, 2
ELENIR MORGENSTEM1, 2, 3

1. UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville
2. Departamento de Design - UNIVILLE
3. Prof. Mestre


INTRODUÇÃO:
O mundo vem passando por intensas mudanças com o advento da sociedade moderna. A Globalização encurtou as distâncias geográficas e criou a sensação de cidadão do mundo. Junto com essa realidade surgem novas tecnologias de comunicação possibilitando maneiras diferentes de transmissão de informação e de conhecimento. Nesse contexto, nasce a Educação a Distância (EAD), que se caracteriza como um espaço aberto para o diálogo, sendo também lugar de valorização e investimento na pesquisa. O corpo docente, do curso de Design da UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville), é constituído atualmente por um percentual considerável de professores oriundos de outras áreas. Por esse motivo, percebe-se certo distanciamento, destes professores, em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e as possibilidades de sua utilização em práticas de EAD. As atividades encaminhadas à distância, por certo, podem contribuir na ampliação dos saberes do corpo discente. O desenvolvimento de tais práticas carece de suporte didático que oriente o professor em relação às TIC’s disponibilizadas pela UNIVILLE. Este trabalho refere-se à criação de material gráfico impresso para o auxilio aos docentes no uso das mídias oferecidas pela instituição.

METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento de um material impresso pedagógico destinado ao corpo docente do Curso de Design da UNIVILLE, fora necessário fazer uma investigação acerca da EAD, propriamente dita, levando em consideração seus aspectos pedagógicos e legais, bem como todas as TIC’s oferecidas pela instituição que podem servir de apoio para o desenvolvimento das práticas educacionais à distância. Posteriormente, fora necessário traçar um perfil e identificar as debilidades dos professores do curso, público alvo do trabalho, quanto ao manuseio das TIC’s oferecidas pela universidade. Paralelamente desenvolveram-se pesquisas sobre Design Instrucional, área do Design que se preocupa com a instrução através da escrita e da imagem, e criação de material didático impresso, levando em conta padrões pedagógicos, a fim de viabilizar um material atraente e prático. Com o término das pesquisas, já tendo o perfil do professor, suas debilidades, bem como todas as TIC’s oferecidas pela UNIVILLE, postergou-se a idealização, ilustração e diagramação do material impresso, bem como a sua defesa perante as técnicas usadas para a idealização do mesmo. O projeto apesar de findado, encontra-se me fase de veiculação do material.

RESULTADOS:
A maior evidência da pesquisa fora a edificação da importância de um profissional para EAD treinado e imerso nas constantes inovações de um mundo midiático. De todas as figuras no processo de aprendizado, não desmerecendo o papel fundamental de cada uma, o professor tutor é o que tem maior influência e contato com a aprendizagem, propriamente dita, do aluno. Por esse motivo, desempenha papel de destaque no processo de aprendizagem e tem de se munir de todos os artifícios de conhecimento para não deixar brechas que possam prejudicar a transmissão de informação. Os profissionais da área têm, cada vez mais, consciência que esta mudança de paradigma apenas se anuncia e ocupa muito mais os desejos e os discursos do que o cotidiano das propostas de educação a distancia, em termos de concepção e operacionalização dos cursos veiculados. Constata-se que a discussão na atualidade está muito mais centrada na discussão dos meios do que no debate a respeito das propostas pedagógicas. Este viés identificado comumente associa o material impresso ao paradigma conservador de educação a distancia e as novas mídias eletrônicas ao novo paradigma. Por fim, estabeleceu-se um elo, que permanece em construção, entre todos os docentes do Departamento de Design da UNIVILLE e as TIC’s oferecidas pela mesma, a fim de promover e edificar a EAD de maneira gradual e consciente no ensino do Design.

CONCLUSÕES:
Que a EAD é a forma mais eficiente de quebrar o paradigma tempo-espaço na educação, isso é evidente. No entanto, a barreira cultural que afasta os docentes das TIC’s mostra-se como um dos principais entraves da Educação a Distância nas universidades, e na UNIVILLE não diferente. No Departamento de Design, existe uma dissiparidade quanto ao uso dessas ferramentas. Enquanto um grupo tem domínio sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação, outro desconhece por completo as mesmas. O material impresso de apoio, por suma, servirá para beneficiar ambos os grupos, pois integra conhecimento e pratica no que diz respeito a preparo de aulas a distância. Integrar interatividade, conhecimento e tecnologia é o dia-a-dia de um designer e se mostra como a forma mais sábia de converter a educação em um mundo norteado pelo novo. Por isso, aliar o design com a EAD é emergir a educação nas inovações de um mundo contemporâneo, consolidando o papel do designer que é, antes de mais nada, apontar soluções usuais. E a EAD mostra-se como uma grande solução para a educação do futuro.

Instituição de fomento: UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  EAD, Material Didático, TICs

E-mail para contato: junior@fabrim.com.br