60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

ESTUDO DA PRESSÃO SONORA CONSIDERANDO DIFERENTES MODELOS DE VEICULOS DE PASSEIO E SUA VELOCIDADE.

André de Freitas Zwirtes1, 3
Sergio Copetti Callai1, 3
Ricardo Klein Novroth1, 4
Luciano Pivoto Specht1, 2

1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
2. Prof. Dr. / Orientador
3. Graduando / Bolsista Voluntário
4. Graduando / Bolsista PET/MEC SESU


INTRODUÇÃO:
Devido a grande influencia do transporte rodoviário, tanto rural quanto urbano, na economia quanto no coloquial da população, se vê necessário estudar os revezes que os grandes fluxos de veículos criam, nos diversos tipos de situação do dia-dia. Sendo um dos grandes poluidores de hoje tanto quanto na implantação de sua infra-estrutura quanto na sua utilização corriqueira. A pressão sonora causado pelo tráfego de veículos acarreta em grandes danos a saúde e a economia. Para a saúde, estudos nos mostram alterações fisiológicas reversíveis, alterações bioquímicas, e efeitos cardiovasculares. Para economia, o ruído acarreta na desvalorização imobiliária e a redução da produtividade humana. Vários paises estão em busca da solução, muitos fazem uso de barreiras sonoras para sua atenuação, porém, estas são de elevado custo e de ação indireta, pois não resolvem o problema na fonte. Outra solução é o uso de pavimentos fono-absorventes, como a Camada Porosa de Atrito (CPA), esta já existente em algumas rodovias no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as medida de pressão sonora causado por veículos de diferentes marcas e modelos em diferentes velocidades.

METODOLOGIA:
A pesquisa abrange a coleta de dados em uma rodovia pavimentada com TSD (Tratamento Superficial Duplo), pavimento típico do Estado do Rio Grande do Sul. Em um trecho plano, sem patologia aparente na via, e o trecho desprovido de obstáculos naturais, que pudessem interferir ou dificultar o ensaio. Foram testados 9 veículos de diferentes marcas. Para a coleta de dados foi usado um Cronômetro, um decibelímetro e um termohigrômetro, marca minipa. O procedimento esta apoiado sobre a norma ISSO 11819-1/97. O decibelímetro foi posicionado a 1 metro e 20 centímetros de altura do solo, e 7,5 metros(±0.5m), para a coleta de dados. Este se encontra fixado a um tripé paralelo ao solo e perpendicular ao sentido da via, e programado na escala médium 50~100db. Para calcular a media da velocidade dos veículos, cronômetrou-se o tempo que o veiculo levava para percorrer 100m de distancia entre dois pontos marcados por estacas junto a via, sendo que o equipamento e o observador posiciona-se a 50m de cada uma destas, a umidade e temperatura do ar são juntamente medidas, e cuida-se para que não ocorra variações térmicas acentuadas durante os ensaios. Foram coletados dados de todos os veículos em quatro diferentes velocidades, zero km/h, 30km/h, 60km/h e 90km/h, considerando os dois lados da rodovia.

RESULTADOS:
Pesquisas prévias nos mostram que existem alterações significativas e pressão sonora devido conforme os tipos de pavimentos, pelos diferentes materiais usados em sua morfologia e também pela rugosidade do pavimento em analise. Para o pavimento de TSD, no qual foi direcionada a pesquisa, testando os diferentes veículos, a analise com intuito de encontrar uma relação linear entre velocidade e ruído, e saber se o escapamento, motor, transmissão e atrito pneu pavimento são agentes causadores direto das divergências sonoras decorrentes de diferentes velocidades. Concluiu-se que, a velocidade esta diretamente relacionada com a quantidade de ruído criada pelo veiculo, a partir de 30km/h, motor, escapamento e transmissão não se tornam mais expressivos. Foi constatado que a pressão sonora aumenta em aproximadamente em media 0,3 db por km/h, a partir dos 30km/h, esta média foi encontrada em todos os veículos separadamente, e em ambos os lados da rodovia.

CONCLUSÕES:
Os resultados já encontrados possuem grande importância e traz um direcionamento mais incisivo para pesquisas envolvendo pressão sonora entre pneu pavimento, relevando o questionamento entre o ruído e a diferença de veículos de passeio, porem é necessária a coleta de mais dados referentes a essa pesquisa, não para valores absolutos, mas também, a analise com outros veículos que trafegam em nossas rodovias, e analise em outros tipos de pavimentos encontrados em nossa região.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Pressão sonora, ruído, meio ambiente

E-mail para contato: andrezw@gmail.com