60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião

A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA NA SINTONIA DA REDE CANÇÃO NOVA

Rita de Cássia Aguiari Barbosa1
Eliane Hojaij Gouveia2

1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
2. Profa. Dra. - Depto. de Antropologia - PUC-SP-Orientadora


INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa é parte do projeto “Pluralismo Religioso e Mídias Eletrônicas” do Núcleo Religião e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP, e está centrada nas transformações que o catolicismo vem sofrendo nas últimas décadas. Assim, a pesquisa buscou entender como a Igreja Católica tem utilizado a Televisão - importante meio de comunicação de massa - a serviço da Fé. O canal da Comunidade Canção Nova, mantido pela Fundação João Paulo II, foi objeto de investigação. O estudo refere-se às bases de formação desta comunidade, público-alvo, formas de evangelização e de sustento. Além disso, delineia a caracterização da produção televisiva, com a finalidade de conhecer melhor suas características, necessidades e demandas. O estudo traçou, também, o perfil dos receptores dos programas da Rede Canção Nova. Dessa forma, caracterizou-se a trajetória do movimento religioso católico - Canção Nova, suas mudanças e aspectos permanentes, tanto na produção de tele programação, quanto na vida dos fiéis.

METODOLOGIA:
Autores como Max Weber, Pierre Bourdieu, John B. Thompson e Jesus Martin Barbero foram essenciais para as reflexões da pesquisa, bem como para a análise dos resultados da coleta de dados. Deu-se ênfase ao método qualitativo, optando-se pela história oral, na modalidade história de vida temática. No que diz respeito ao monitoramento televisivo, optou-se por gravar os programas, acompanhados durante um mês, a fim de qualificar e destacar os pontos principais, como enredo e público-alvo. Dessa forma, com base no monitoramento dos 220 programas de segunda a domingo, foram escolhidos quatro para monitoramento sistemático, que permitiram a construção de uma tipologia com o sentido de organizar, por meio de relato tele-etnográfico, os focos de pesquisa. São eles: Estilo “Balanço Financeiro: Você é o coração da obra” (Programa “Juntos Somos Mais”); Estilo “Shop Tour” (Programa “Evangelizando com o DAVI”); Estilo “Garagem” (Programa “PHN”); Estilo “Talk Show Musical” (Programa “Academia do Som”). Também foram realizadas visitas de campo ao Complexo Canção Nova (sede da TV), visando elaborar uma descrição etnográfica do espaço, com o intuito de, pelo relato e observação minuciosa, ampliar as reflexões e os questionamentos sobre o objeto de estudo.

RESULTADOS:
A mídia eletrônica marca a modernidade, era na qual as formas simbólicas extravasam locais compartilhados da vida cotidiana e na qual a circulação das idéias não está mais restrita ao intercâmbio de palavras em contextos de interações face a face. Os diversos meios de comunicação religiosos utilizam as instituições midiáticas para produzir e difundir as formas simbólicas associadas à salvação. No Brasil, a Igreja Católica viveu nas duas últimas décadas a experiência de um “sopro reanimador” – o do movimento carismático. Ele revalorizou as emoções na relação com o sagrado, animou os cultos com cantos e danças, revigorou a crença em curas e pôs em primeiro plano o fervor no Espírito Santo. Sem a intervenção da Renovação Carismática, os dados remetem à suposição de que teriam sido maiores as perdas do catolicismo para as igrejas pentecostais evangélicas. Paralelamente à expansão nas igrejas, a RCC aderiu também aos meios de comunicação de massa, possuindo atualmente quatro emissoras nacionais. Por ser a mais antiga e também considerada um dos maiores sistemas de evangelização do Brasil, com abrangência nacional e internacional, optou-se por dedicar atenção investigativa a Rede Canção Nova, o que permitiu demonstrar a relevância desse movimento para a sociedade.

CONCLUSÕES:
A luta pelo domínio do campo religioso é uma realidade e está presente especialmente no campo simbólico, muito representado pela mídia, que fortifica, cria e revive o “habitus” religioso, levando a formação para dentro dos lares. A televisão é uma das principais formadoras de opinião para grande parte da população estudada. Dessa forma, o objetivo de estudar e acompanhar a programação da Rede Canção Nova visou colaborar para que este não se torne - como lembra Bourdieu - um meio de “opressão simbólica”. A proposta da Rede Canção Nova é participar da produção, reprodução e distribuição dos bens simbólicos na moderna sociedade brasileira. Presente na possibilidade do “zapear” da batalha simbólica dos fiéis, utiliza meios eletrônicos para vender padrões tradicionais. A recepção da programação televisiva e a identidade do fiel da Canção Nova, analisadas pelas histórias de vida temáticas, permitiu constatar contradição no jogo de forças entre o manejo do eletrônico e a tentativa da Canção Nova de trazer fixidez e centralidade no discurso religioso. A Canção Nova passa pela contradição própria das sociedades globalizadas através da tecnologia e do fluxo informacional, ao mesmo tempo em que fixa os padrões tradicionais do catolicismo carismático.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Deselvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Renovação Carismática Católica, Canção Nova, Televisão

E-mail para contato: ritacab@terra.com.br