H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
TÍTULO – ESTUDO COMPARATIVO DE DOIS TEXTOS DE CRUZ E SOUSA
Fernanda Martins de Siqueira1 Francine Fernandes Weiss1
1. Universidade Paulista – Campus Sorocaba
INTRODUÇÃO:O escritor João da Cruz e Sousa (1861-1898) possui uma produção representativa de poemas em prosa, ou prosa poética. Esses textos encontram-se organizados principalmente nas obras Missal e Evocações. Trata-se de um gênero de composição que apresentou, em especial no final do século XIX, significativas contribuições para a expansão das possibilidades da criação poética em suas potencialidades formais e expressivas. O objetivo da pesquisa de iniciação científica em andamento de que esta apresentação é uma mostra é apresentar um levantamento sucinto de imagens ou procedimentos formais que, em dois textos de Cruz e Sousa, colocam em discussão a representação da poesia e do poeta, no contexto da produção simbolista e decadentista dos finais do século XIX.METODOLOGIA:Estudo comparativo de dois textos de Cruz e Souza, “Antífona”, poema de abertura do livro Broquéis e o texto em prosa poética “Iniciado”, com que se abre o livro Evocações, com utilização de bibliografia básica de apoio sobre prosa poética e sobre a produção literária do escritor. O objetivo da proposta é estabelecer um levantamento de pontos de contato possíveis entre os dois textos, no sentido de verificar os procedimentos pelos quais são representados a poesia e o poeta por esse escritor.RESULTADOS:“Antífona” é o poema de abertura do livro Broquéis e tem sido objeto de muitos estudos e análises, principalmente por ser considerado uma espécie de poema programa. Ou seja, seria um poema programático, entre outras razões, por aparecer como composição de abertura do livro apontado como início do Simbolismo no Brasil e também pelo modo como nele parecem representados, segundo muitas análises, alguns dos pressupostos simbolistas a respeito da concepção da poesia.
“Iniciado” é o texto que abre o livro Evocações. Estabelecendo-se um paralelo entre uma e outra composição, observa-se a recorrência de algumas das imagens utilizadas na compreensão do lugar ocupado pelo artista no contexto com o qual dialoga a obra poética de Cruz de Sousa: a idéia de iniciação e eleição do poeta, a exclusão social associado à escrita, as alusões litúrgicas e místicas metaforizando a condição sacerdotal, sagrada do escritor. Também reaparecem, apesar das diferenças na estruturação dos dois textos, alguns recursos formais, como a recorrência de orações nominais, as enumerações e progressões, um certo abuso de imagens, em alguns momentos aproximando-se de uma tentativa de dificultação do sentido, a utilização das chamadas maiúsculas alegorizantes, além de um vocabulário específico.
CONCLUSÕES:Cruz e Sousa, assim como o conjunto das obras e poetas usualmente associados às tendências simbolistas, no Brasil, ainda admite e aguarda o esclarecimento de alguns aspectos relativos a sua produção. No caso de Cruz e Sousa, as relações entre sua obra poética e aquela realizada em prosa com preocupações formais e temáticas associáveis à poesia (prosa poética), ainda pode contribuir com a compreensão de diversos dos elementos de sua escrita.
No caso da proposta que foi aqui desenvolvida, e que é parte de uma pesquisa mais ampla, o decisivo é observar o modo como os dois gêneros de escrita se aproximam e contribuem intimamente um com o outro, em um projeto comum de criação poética, em que se podem verificar preocupações estéticas decisivas para a compreensão do processo de criação do escritor.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: Prosa poética, Cruz e Souza, Simbolismo
E-mail para contato: fe_singer@hotmail.com
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