60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia

USO DO RELATO VERBAL NA IDENTIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS CONTROLADORAS DO COMPORTAMENTO “TRABALHAR” EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Érica Regina Mota1
Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira2

1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (Orientadora)


INTRODUÇÃO:
Os objetivos deste estudo foram identificar, a partir de relatos verbais, variáveis controladoras dos comportamentos “estudar e trabalhar” em um grupo de jovens universitários e determinar a existência de classes de operantes verbais sobre o comportamento “trabalhar”.

METODOLOGIA:
A amostra foi composta por 107 jovens universitários entre 19-24 anos (40 jovens trabalhadores e 67 jovens não-trabalhadores), provenientes de uma universidade particular da cidade de São Paulo. Foram realizados 5 grupos temáticos para acessar os relatos verbais sob controle de estímulos discriminativos verbais. A análise de dados foi executada com o auxílio do software ALCESTE 4.5.

RESULTADOS:
Os principais resultados apontam para a emissão de tactos verbais diferentes entre os grupos. O comportamento “trabalhar” se mantêm entre os sujeitos trabalhadores sob controle do reforçador positivo “dinheiro” e controle por auto-regras. Houve a presença de vários autoclíticos descritivos que relatam eventos subseqüentes aversivos dessa concorrência. O trabalho permitiu usar o relato verbal para descrever e explicar variáveis ambientais controladoras de comportamentos públicos e privados que são de difícil acesso em condições naturais. Para trabalhadores e não-trabalhadores a concorrência entre ambos os comportamentos tem uma função discriminativa aversiva.

CONCLUSÕES:
Questiona-se, a partir dos dados dos relatos, o valor reforçador positivo que a concorrência de comportamentos tem para desenvolvimento do jovem. Trata-se de repertórios de autocontrole cujas respostas controladoras geram muitas conseqüências aversivas para o desenvolvimento desse jovem. Parece ser que as contingências atuais do mercado de trabalho podem ser em alguns casos, prejudiciais para ele.

Instituição de fomento: PIBIC CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  comportamento verbal, função discriminativa, dupla jornada

E-mail para contato: ericamota@hotmail.com