60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia

A INTRODUÇÃO DO NARCISISMO NA TEORIA FREUDIANA E AS ESTRUTURAS NARCISISTAS NOS GRUPOS

Celina Audi1
Antonios Terzis1, 2

1. Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP
2. Prof. Dr. / Orientador


INTRODUÇÃO:
A pesquisa de Iniciação Científica aqui apresentada tem por objetivo iniciar o processo de formação do pesquisador, preparando-se para desenvolver pesquisas sobre o método psicanalítico aplicado aos fenômenos de grupo. Trata-se de uma pesquisa teórica que tem por objetivo ensinar o aluno-pesquisador a aplicar o método científico, formular problemas, articular conhecimento e introduzir a questão do grupo na psicanálise. Elaborar uma pesquisa bibliográfica em psicanálise sobre a introdução do narcisismo e a noção de sujeito na teoria Freudiana. Assim, na primeira parte deste projeto será estudado o contexto conceitual em que se dá a introdução do narcisismo. Bem como as modificações que promove ao nível mesmo dos fundamentos da teoria Freudiana. Na segunda parte do presente projeto, visa em certa medida, reconhecer, nos textos de Freud aqui selecionados, aspectos que teriam sido valorizados e aplicados pela psicanálise de grupo. Por último, o tema do narcisismo guiado por uma perspectiva estruturalista, ajuda também a compreender aquilo que está contido nos movimentos das relações de natureza afetiva entre sujeitos e, em maior escala entre grupos (família, casal) e sociedade. Este constituirá o tema a ser abordado na terceira e última parte do presente projeto de Iniciação Científica. Finalmente, organizar este material apresentá-lo no formato de um artigo publicável numa revista indexada especializada na área de Psicanálise e Grupalidade.

METODOLOGIA:
Tratando-se de uma pesquisa teórica, o aluno deverá dedicar-se à leitura orientada das obras de Freud, tendo um pensar crítico e um método interpretativo de leitura. Tomaremos como referência os artigos, dedicados exclusivamente ao narcisismo. Além disso, com base nos aspectos contextuais referentes às discussões que se travavam aquela época no interior do movimento psicanalítico ocorreu da “Teoria da Libido”, assim, avançar um pouco mais na leitura da tradução mais literal do título desse artigo. Ainda, pesquisaremos trabalhos psicanalíticos sobre “o narcisismo nos grupos” (Käes, 1976, Pontalis, 1963).

RESULTADOS:
Após a realização das leituras e reflexões propostas nas obras de Freud, foram elaborados os fichamentos dos textos selecionados para a efetivação desse estudo.

CONCLUSÕES:
Ao final da pesquisa bibliográfica espera-se adquirir habilidades e capacidades para o desenvolvimento dessa pesquisa, bem como, crescimento pessoal e dedicar-se a um trabalho de continuidade e aprofundamento deste projeto inicial. Espera-se produzir material a fim de subsidiar a realização de um artigo científico que seja submetido a uma revista indexada para uma possível publicação.

Instituição de fomento: Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Psicanálise, Grupalidade, Método de investigação

E-mail para contato: celina_audi@hotmail.com