60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção

A PERDA DE PROFISSIONAIS COM CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS NAS ORGANIZAÇÕES DA REGIÃO SUL DA BAHIA

Daniel Sampaio Mercês Passos1
Simone de Cássia Silva2

1. Discente do curso de Engenharia de Produção e Sistemas - DCET - UESC
2. Professora Drª do curso de Engenharia de Produção e Sistemas


INTRODUÇÃO:
A gestão do conhecimento é entendida como um conjunto de atividades responsáveis por criar, armazenar, disseminar, e utilizar eficientemente o conhecimento na organização, atentando para o seu aspecto estratégico tão evidente e necessário no ambiente empresarial moderno (ANGELONI, 2002). Alguns princípios são fundamentais à compreensão da gestão do conhecimento nas organizações, tais como: o conhecimento reside e é originado na cabeça das pessoas; o desenvolvimento de confiança, estímulos e recompensas são pressupostos para o compartilhamento do conhecimento; a tecnologia possibilita novos comportamentos ligados ao conhecimento; o conhecimento é criativo e deve ser estimulado a se desenvolver de formas inesperadas (ANGELONI, 2002). Atualmente o conhecimento é fator estratégico mais significativo. Nessa nova realidade o conhecimento é fator de utilidade e meio para obter resultados sociais e econômicos (DRUCKER, 2001). Se o objetivo estratégico da Gestão do Conhecimento é melhorar eficiências operacionais, aumentar a aprendizagem organizacional, intensificar a inovação, ou responder rapidamente às demandas do mercado, uma estratégia de mudança de cultura deve, então estar projetada para mudanças nos comportamentos e práticas, sendo estas uma parte crítica de qualquer iniciativa de conhecimento (LONG, 1997). O elemento central na busca da melhoria organizacional tem sido o conhecimento, não somente como fator intrínseco à inovação, mas como diferencial estratégico e principal fator gerador de riqueza para a organização. Diante disso, a adoção de práticas e políticas de gestão do conhecimento organizacional está se tornando consensual em organizações dos mais variados setores econômicos. Uma das formas de proteger a organização da perda de conhecimento estratégico por fuga de colaboradores está na inclusão de políticas de preservação de conhecimento na gestão organizacional. Um projeto de Gestão do Conhecimento vem dar suporte a estas políticas de preservação do conhecimento. Neste contexto, se insere o objetivo do presente projeto: conceber e desenvolver um Modelo de Gestão do Conhecimento para as organizações que visam reter seu capital intelectual.

METODOLOGIA:
Do ponto de vista da natureza esta é uma pesquisa básica, pois objetiva gerar um Modelo de Gestão do Conhecimento que seja útil para o avanço da ciência, inicialmente sem aplicação prática prevista, envolvendo interesses universais. Sobre a forma de abordagem do problema este projeto envolve a pesquisa qualitativa, considerando que há uma relação dinâmica entre a identificação do conhecimento organizacional e a sua forma de retenção, sem requerer o uso de métodos e técnicas estatísticas, sendo descritiva. Pelos objetivos do projeto é uma pesquisa exploratória, visando proporcionar maior familiaridade com o seguinte problema: como promover uma dinamização do conhecimento que começa no nível individual dos trabalhadores e vai se desenvolvendo, ampliando comunidades de interação que cruzam fronteiras entre seções, departamentos, divisões e organizações? Envolve levantamento bibliográfico e análise de exemplos que estimulem a compreensão acerca dos seguintes temas: gestão do conhecimento, avaliação de desempenho, memória organizacional, comunidade de prática e rede de relacionamento. Deste modo, do ponto de vista dos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e material disponibilizado na Internet.

RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa incluem, tal como prevê os objetivos do projeto: a) A elaboração de questionário para identificação do conhecimento organizacional requerido pelas empresas do Sul da Bahia, baseadas na lei nº 10.973 e no decreto nº 5.906. b) Elaboração de um portal do conhecimento fornecendo um meio único de acesso ao conhecimento com objetivos de melhorar as decisões gerenciais e futuras parcerias universidade-empresas.

CONCLUSÕES:
O conhecimento organizacional não reside na organização e sim em suas pessoas, uma das principais preocupações das organizações na proteção de seu ciclo de vida deve ser a preservação de conhecimento estratégico, especialmente quando diante de perda de colaboradores experientes. Uma das formas de proteger a organização da perda de conhecimento estratégico por fuga de colaboradores está na inclusão de políticas de retenção do conhecimento organizacional. Este projeto vem dar suporte a estas políticas apresentando formas de minimizar a perda de profissionais com conhecimentos especializados nas organizações regionais, assim como a formação de uma comunidade de prática que visa estreitar a rede de relacionamento da cadeia de valor da empresa, compartilhando melhores operações e colaborando para a obtenção de novos conhecimentos voltados para a otimização de processos.

Instituição de fomento: Fapesb

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Gestão do Conhecimento, Disseminação do Conhecimento, Memória Organizacional

E-mail para contato: danielilheus@yahoo.com.br