60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes

UNICAMP DIA-A-DIA: CIÊNCIA E ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL

Maria Irma Hadler Coudry1

1. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP


INTRODUÇÃO:
O Projeto UNICAMP dia-a-dia: ciência e arte para o desenvolvimento cultural, vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural - CDC/PREAC - tem como objetivo criar um espaço contínuo de interação com a sociedade por meio da apresentação da produção científica, tecnológica e cultural da universidade, bem como a de instituições parceiras, tendo como público-alvo preferencial estudantes do ensino Fundamental e Médio. A CDC (que abriga o Centro de Convenções e o Ginásio Multidisciplinar), por ser um portal de acesso à UNICAMP, freqüentada por mais de meio milhão de pessoas por ano, é um ambiente propício para o desenvolvimento de um espaço permanente de relação de nossos estudantes e docentes com estudantes de escolas públicas - que em pouco tempo podem tornar possível o sonho de vir a estudar em uma universidade tão importante como a nossa. O Projeto propõe dois ambientes em que se desenvolverão articuladamente as atividades científicas e culturais: um que tem lugar no próprio campus e outro em escolas públicas de Campinas.

METODOLOGIA:
A metodologia do Projeto contempla ações que integram ciência e arte através da divulgação dos trabalhos de pesquisa científica e cultural produzida pelos alunos e docentes da UNICAMP, bem como por colaboradores de instituições parceiras, como a EMBRAPA e o NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação). Contempla também a coordenação de atividades com grupos de alunos, professores e/ou comunidade subdivididos em equipes, acompanhados por monitores do projeto, bolsistas do Serviço de Apoio ao Estudante da UNICAMP (SAE). Os alunos realizam exposições orais, escritas, cênicas, musicais, lúdicas, utilizando painéis, vídeos e multimídia para apresentá-las no próprio campus e em escolas públicas. A UNICAMP tem duas frentes de divulgação de suas pesquisas que ocorrem anualmente: o congresso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e a Unicamp de Portas Abertas (UPA), que abre as portas da Universidade a estudantes de ensino médio de todo o País. Tais eventos são tomados como referência para o Projeto. Preservaremos a metodologia de apresentação de trabalho de cada instituto, faculdade, laboratório e grupo de pesquisa, o que proporcionará um amplo contato com as metodologias que sustentam os diversos projetos.

RESULTADOS:
Em 2007 e em 2008 realizamos vários subprojetos vinculados ao UNICAMP dia–a-dia: Sete exposições temporárias no Espaço de Arte da CDC; Contando Contos; Contos e Cantos; Concertos Didáticos e Acústica e Música na Escola - e funcionamos como um programa de extensão comunitária e ação social voltado para a relação da Universidade com a sociedade, com foco na população jovem, onde reside a esperança de nosso país. Os participantes dos subprojetos têm vivenciado experiências que podem ter efeitos positivos tanto na sua escolaridade quanto em sua futura vida produtiva. O Projeto tem promovido uma interação de qualidade, humana e científica, entre a Universidade e o público-alvo lhe possibilitando o acesso a conhecimentos científicos e a práticas culturais, bem como a vivência da natureza pública da Universidade. A CDC selecionou 79 pesquisas apresentadas na UPA e no PIBIC em 2006 e 2007 em diversas áreas do conhecimento que para serem apresentadas para os participantes do Projeto serão ajustadas em uma linguagem de divulgação no Laboratório de Textos do Projeto. A transformação da linguagem acadêmica em linguagem de divulgação será realizada pelos bolsistas SAE, sob a anuência de seus autores.

CONCLUSÕES:
A transformação da CDC em um espaço permanente para difundir cultura, ciência e tecnologia para escolas em um contexto estimulante que proporcione tanto a ampliação de conhecimento quanto da qualidade de vida da população envolvida, direta ou indiretamente (alunos, professores e cidadãos que freqüentam a CDC), tem propiciado desenvolver o pensamento crítico, o incentivo ao trabalho em equipe e a busca conjunta de soluções criativas para problemas que requerem reflexões multidisciplinares. A troca de conhecimentos e cultura entre estudantes e funcionários da UNICAMP que participam dos subprojetos destinados a alunos do Ensino Fundamental e Médio e a comunidade em geral que freqüenta a CDC tem possibilitado tanto a Universidade entrar em contato com a realidade do ensino público – podendo ampliar seus horizontes - quanto este com as pesquisas e práticas culturais que se desenvolvem na Universidade: interação que tem ocorrido neste Projeto.

Instituição de fomento: FAPESP e Fundação VITAE



Palavras-chave:  Artes, Ciência, Desenvolvimento cultural

E-mail para contato: coudry@iel.unicamp.br