60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia

DIVERSIDADE DE ESPÉCIES DE PEIXES EM AMBIENTES COSTEIROS DO LITORAL ALAGOANO.

Jordana Rangely de Almeida Santos1
Nídia Noemi Fabré1, 2
Vandick da Silva Batista1
Morgana Maria Macedo1

1. Laboratório de Ecologia de Peixes e Pesca - LABMAR- ICBS - UFAL
2. Profª. Drª. Orientadora


INTRODUÇÃO:
A exploração da diversidade íctica representa uma das atividades extrativas mais tradicionais da humanidade. O declínio da abundancia das espécies alvo da pesca, bem como das espécies acompanhantes é amplamente registrada em diversas pescarias do mundo e do Brasil. Nos estudos de avaliação e monitoramento de recursos pesqueiros freqüentemente as espécies de peixes são agrupadas apenas em categorias comerciais, sem identificar as espécies, o que tem gerado, em primeiro lugar, uma subestimação da biodiversidade íctica local e regional e o desconhecimento da estrutura real das comunidades, dados imprescindíveis para uma abordagem ecossistêmica necessária para o o manejo sustentável das pescarias (FAO, 1999; VOOREN et al.,2003). Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo determinar a diversidade ictica associada a hábitats costeiros do litoral alagoano, explorados pela principal frota artesanal de Alagoas, localizada na Praia da Avenida.

METODOLOGIA:
Dados sobre diversidade e quantidade de exemplares, tanto de espécies alvo, como da fauna ictica acompanhante, foram registrados entre maio e novembro de 2007. Os exemplares foram capturados em pescarias realizadas com linha e rede de espera entre . Foi registrado junto aos pescadores o local de coleta, o ambiente, e a forma de captura. Peixes provenientes das pescarias foram coletados foram conduzidos ao Laboratório de Ecologia, Peixes e Pesca/ LaEPP. Após fotografados os exemplares foram identificados ate o nível de espécie e registradas suas características morfológicas distintivas e coloração. A identificação dos espécimes de tubarões e arraias foi realizada conforme: FIGUEIREDO (1977), COMPAGNO (1984) e AMORIM, ARFELLI e GADIG (1986) e os teleósteos conforme FIGUEIREDO & MENEZES (1978, 1980), MENEZES & FIGUEIREDO (1980, 1985), LESSA & NÓBREGA (2000), FISHBASE (2007). Os pesqueiros foram identificados, localizados geograficamente e caracterizados pelo tipo de substrato e profundidade.

RESULTADOS:
A riqueza íctica correspondeu a 80 espécies, sendo 35 espécies-alvos e 45 fauna acompanhante das pescarias de linha e rede de espera. Deste total de espécies, 17 foram elasmobrânquios pertencentes a 10 famílias e 63 teleóceos pertencentes a 33 famílias. Das 43 famílias de peixes, as que apresentaram maior numero de espécies foi Sciaenidae, com 8 espécies, Carangidae: 7, Carcharhinidae: 6, Haemulidae: 6, Scombridae: 6 e Lutjanidae 4 espécies. As espécies identificadas foram capturadas em em três tipos de ambientes epipelágicas, recifais e estuarinas. Pode-se observar que as espécies recifais resultaram o maior grupo, com 44 espécies o que representa 55% do total da diversidade identificada, dentre destacaram-se Lutjanus synagris (Linnaeus, 1758); Lutjanus analis (Boch e Schneider, 1801); e Sphyraena guachancho (Cuvier, 1829). No ambiente epipelágico foram identificadas 22 (27,5% das diversidade, neste grupo encontram-se Scomberomorus brasiliensis (Collette, Russo e Zavala-Camin, 1978); Caranx crysos (Mitchill, 1815); e Coryphaena hippurus (Linnaeus, 1758). Entre as estuarinas, contabilizaram-se 14 espécies (17,5%), sendo as mais freqüentes Micropogonias furnieri (Desmarest, 1823); Larimus breviceps (Cuvier,1830); e Menticirrhus americanus (Linnaeus, 1758).

CONCLUSÕES:
Foram identificadas um total de 80 espécies, incluindo as espécies alvo, e as que representam à fauna acompanhante das pescarias de rede de espera e linha no litoral de Alagoas. A diversidade de explorada corresponde principalmente aos ambientes recifais (55%), 27,5% são espécies epipelágicas e 17,5% estuarinas.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Jaraguá, Diversidade, Peixes

E-mail para contato: jordanarangely@yahoo.com.br