60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

USO RACIONAL DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NO PRÉDIO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UDESC

JÔNATAS ANDRÉ SOARES CLARO1
CAMILA ZANOVELO1
FABRIELA SORIANE DOS SANTOS1
MIRIAN GIACOMEL1
ARNILDO KORB1
RENATA MENDONÇA RODRIGUES1

1. CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA


INTRODUÇÃO:
A educação ambiental se caracterizou como um desafio na educação básica e superior, especialmente nos cursos profissionalizantes na área da saúde. A limitação da disponibilidade de água potável para o consumo humano devido à contaminação por dejetos orgânicos ou metais pesados decorre da precariedade em saneamento básico, as intensas atividades econômicas e produção de energia, que tornam as populações vulneráveis a doenças parasitárias e inclusive ao câncer. O projeto de extensão “Educação ambiental: ética e natureza” do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina, que iniciou em fevereiro de 2008 e término previsto para dezembro de 2008, em uma das ações objetivou analisar o consumo mensal de água e energia elétrica no prédio do curso tendo como parâmetros os gastos de 2007 e 2008, e sugeriu ações efetivas para o controle. Um painel instalado nas dependências do prédio permite aos acadêmicos acompanhar a trajetória dos números. Essas ações têm por objetivo promover a responsabilização da comunidade acadêmica pelo uso racional desses recursos e como instituir na formação profissional a preocupação com a questão ambiental.

METODOLOGIA:
A primeira etapa do projeto, e que gerou este relatório, se constituiu por ações como a elaboração de um quadro demonstrativo das faturas de água e luz do prédio do curso de enfermagem, que através de um painel está afixado no prédio e em local de fácil observação. O consumo de água é registrado em metros cúbicos e o de energia elétrica é em KW/h, confrontando os valores de 2007 com 2008. Mensalmente um participante do projeto colhe as informações das operadoras de serviços e realimenta o quadro de dados. Através de planilhas eletrônicas se realizou um levantamento nas faturas de água: maior volume dos últimos 06 meses (m3), volume médio dos últimos 06 meses (m3), volume médio diário (m3) e histórico. Quanto à fatura de energia elétrica: maior consumo nos12 meses (KW/h), média dos últimos 03 meses (KW/h) e consumo médio diário do mês (KW/h), bem como o histórico. Os computadores do campus foram etiquetados, com inscrições solicitando que os usuários após o uso desliguem os monitores, pois esse componente consome 50% da energia requerida pelo computador.

RESULTADOS:
Os dados obtidos e comparados demonstraram oscilações de consumo entre os mesmos meses de 2007 e 2008, o que chamou a atenção da equipe envolvida no projeto, bem como dos acadêmicos, dos vigias, dos professores, dos servidores e dos visitantes. Alguns efeitos como desligar interruptores de energia quando a iluminação artificial era desnecessária, desligar monitores dos computadores e fechar torneiras de água dos banheiros passaram a ser uma pratica cotidiana e demonstraram uma significativa redução dos gastos de água e energia elétrica. As ações do projeto, de caráter educativo, podem influenciar à longo prazo na redução dos gastos de energia elétrica e água em prédios públicos e privados e de forma geral promover o uso consciente desses recursos, contribuindo na minimização do impacto das ações humanas sobre o meio ambiente e como conseqüência melhorar as condições de saúde da população.

CONCLUSÕES:
A educação ambiental e o cuidado com o meio ambiente é um compromisso de todos. As ações desenvolvidas na Universidade do Estado de Santa Catarina levam a considerar a importância de que temas como dos recursos naturais e energéticos devam ser abordados de forma multidisciplinar. Dada a complexidade dos assuntos e a relação desses com as propostas dos órgãos públicos no Brasil que buscam a promoção da saúde, as atividades de Projeto de Extensão atingiram o seu objetivo e servem de exemplo para demais instituições de Ensino Superior, que preocupados com as questões ambientais, queiram implementar semelhantes ações.

Instituição de fomento: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA



Palavras-chave:  ENERGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SAÚDE

E-mail para contato: claro_1977@hotmail.com