60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

O ALUNO E SUA VISÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS

JOSÉ RYNALDO MIRANDA SILVA1

1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE PERNAMBUCO


INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO As instituições de ensino público encontram-se em processo de mudanças, almejando encontrar caminhos para o ensino de qualidade. Porém, a realidade educacional apresenta-se “desconectada” com a sociedade atual, sem contribuir na formação de cidadãos críticos capazes de mobilizar conhecimentos na resolução de problemas do seu cotidiano. Apesar dessa situação, a construção do Projeto Político Pedagógico aliado à Gestão Democrática Escolar tentam modificar este quadro. Mesmo assim, apesar da escola apresentar um Projeto Político Pedagógico, a falta de participação dos alunos nas ações escolares, especialmente, no sentido do livro didático, contribui para um descompasso da prática pedagógica. Tendo em vista a questão de ser o professor o único segmento capaz de escolher o livro didático, este trabalho visou analisar a visão do aluno de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental da rede pública, quanto sua participação no processo de escolha do livro didático de Ciências, contribuindo com subsídios para transformação do cenário atual. Deste modo, tal trabalho apresentou relevância, pois, pôs em evidência a possível participação dos alunos nas ações escolares como exercício da cidadania e inclusão social.

METODOLOGIA:
METODOLOGIA O presente trabalho visou desenvolver com uma abordagem qualitativa sem deixar de considerar os aspectos quantitativos. Foi feita uma pesquisa bibliográfica na UFRPE e UFPE, além de questionários. Os questionários contavam de 10 (dez) perguntas, sendo 6 (seis) de múltipla escolha com 3 (três) alternativas de respostas(sim, não, NDA) e 4 (quatro) questões subjetivas aplicadas a 230 alunos, numa faixa etária de 11 a 14 anos, de 5ª a 8ª série (Ensino Fundamental) em cinco escolas públicas: Escola Municipal Sevy Rocha – Moreno, Escola Municipal Educador Paulo Freire – Recife, Escola Estadual Desportista Rubem Rodrigues Moreira – Jaboatão dos Guararapes, Escola Estadual Embaixador Gilberto Amado – Recife e Escola Estadual Lions Parnamirim – Recife. Este questionário envolveu perguntas sobre a visão dos alunos em relação ao livro didático de Ciências que utilizavam; sobre a participação de alunos no Projeto Político Pedagógico da escola e em relação a sua participação na escolha do livro didático de Ciências. Os dados levantados foram trabalhados para apresentação dos resultados na forma de gráficos percentuais.

RESULTADOS:
RESULTADOS Constatou-se que a maioria dos alunos envolvidos (96,52%) gostariam do livro didático que usavam, porém alguns mostraram insatisfação com os livros usados. Observou-se que 98,26% dos alunos consideravam importante ter o livro didático, sugerindo algumas modificações quanto à linguagem rebuscada, complexidade e números de exercícios, bem como, à quantidade de gravuras ou ilustrações insuficientes, como também, 61% mostraram ter noções de quem escrevia o livro de Ciências e mencionaram a aproximação dos conteúdos a sua realidade quando abordaram o corpo humano (saúde), seres vivos e ambiente. Quanto a participação do segmento estudantil na escolha do livro didático, 87,39% demonstraram ter interesse em participar desta escolha, enquanto 11,74% responderam negativamente, ao mesmo tempo que 87,83% deles não tinham participado junto com o professor da escolha do livro que utilizaram no ano seguinte. Em relação ao Projeto Político Pedagógico, 89,57 responderam não saber o que era um Projeto Político Pedagógico, bem como, mais de 70% dos alunos nunca participaram de alguma reunião importante na escola, porém 28,7% dos participantes citaram sua presença em reuniões sobre orçamento participativo e no processo de eleição para gestor escolar (diretor).

CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO O resultado da presente pesquisa mostra que a teoria do Projeto Político Pedagógico e da Gestão Democrática Escolar pode estar em descompasso com a prática, pois a ausência da participação do aluno na escolha dos livros didáticos de Ciências pode não contribuir para o avanço da escola pública de qualidade. Também foi fácil constatar que a comunidade escolar tem preconceito quanto à capacidade do aluno, contudo, nas subjetivas, algumas respostas traduziram vontade em conhecer mais sobre o processo de aquisição do livro, como também, quem o elaborava, mencionaram a complexidade dos textos e sua descontextualização. Mesmo sentido que o livro é inadequado, a maioria considera importante ter o livro de Ciências e gostaria de participar da sua escolha. Mas, a maioria não participou da escolha do livro, nem de alguma decisão importante em sua escola. A situação evidenciou que a não atuação do alunado na construção da escola pública de qualidade “desmontou” o objetivo maior do Projeto Político Pedagógico: formar cidadãos críticos, capazes de compreender problemas, buscar soluções e realizar novos questionamentos. Em síntese, este quadro demonstrou: a falta de preparação de alguns segmentos da escola; o antagonismo, entre teoria e prática; ausência de cumprimento nas ações do Projeto Político Pedagógico e a ausência da participação do seguimento estudantil no projeto educativo.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  livro, aluno, participação

E-mail para contato: rynaldoeducacao@hotmail.com