60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal

ANÁLISE DE COMPLEXO SINAPTONÊMICO NO GÊNERO MAZAMA (MAMMALIA; CERVIDAE) - COMPORTAMENTO MEIÓTICO DE POLIMORFISMOS CROMOSSÔMICOS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PARA A FERTILIDADE

Cinthia Iara de Aquino1
Vanessa Veltrini Abril2
José Maurício Barbanti Duarte1

1. Departamento de Zootecnia – FCAV/UNESP
2. Programa de Pós-Graduaçao em Genética e Melhoramento Animal – FCAV/UNESP


INTRODUÇÃO:
Os cervídeos do gênero Mazama apresentam ampla variabilidade cromossômica intra e interespecífica devido à ocorrência de rearranjos e cromossomos B e pouco se sabe sobre a influência destes polimorfismos na fertilidade de seus portadores. Na meiose, durante a prófase I, os cromossomos homólogos pareiam-se formando bivalentes. A sinapse é o processo que estabiliza o pareamento inicial através da formação de uma estrutura proteinácea chamada complexo sinaptonêmico. Esta estrutura fornece a base para a correta disjunção dos cromossomos e para a recombinação gênica entre braços cromossômicos homólogos. Animais portadores de aneuploidias, rearranjos estruturais e híbridos interespecíficos geralmente mostram pareamentos cromossômicos anômalos, que podem resultar em falhas na gametogênese, produção de gametas desbalanceados e conseqüente diminuição da fertilidade e/ou esterilidade. Dentro desse contexto, o presente projeto teve como objetivo analisar o comportamento cromossômico meiótico em cervídeos do gênero Mazama portadores de alterações numéricas, estruturais e cromossomos B, através do estudo do complexo sinaptonêmico.

METODOLOGIA:
A seleção dos animais baseou-se em análises citogenéticas para identificação dos rearranjos cromossômicos e dos cromossomos B. Para isto, amostras de sangue foram submetidas à cultura de linfócitos e as melhores metáfases foram fotografadas para montagem do cariótipo. Para o estudo de complexo sinaptonêmico, biópsias testiculares aspirativas foram feitas em animais sexualmente maturos. As amostras de tecido testicular foram divulsionadas e a suspensão celular foi preparada com solução de Hanks. Uma gota desta suspensão foi pingada em uma lâmina previamente plastificada juntamente com 2 gotas de detergente Triton X100 a 0,03% e, após 8 a 12 minutos, 5 gotas de fixador (paraformoldeído 0,4%). As lâminas ficaram a 40-50ºC overnight, sendo depois lavadas. A coloração foi feita com nitrato de prata a 50%, possibilitando a localização dos paquítenos em microscópio óptico. Após esta análise, os paquítenos foram transferidos para grades de cobre (de 50 mesh) e estas foram analisadas em microscópio eletrônico para a observação e a captação da imagem dos complexos sinaptonêmicos nas células em paquíteno.

RESULTADOS:
Os animais selecionados pertencentes à espécie Mazama americana apresentaram um sistema sexual múltiplo (XY1Y2). Um dos animais portadores de cromossomo B (T021 - M. americana) mostrou-se azospérmico devido a uma severa orquite, sua amostra tecidual não apresentou células em paquíteno e o pareamento dos cromossomos homólogos não foi observado. Também não foi possível visualizar o pareamento cromossômico do animal portador da síndrome de Klinefelter (T247 - M. americana). Um exame histológico mostrou severa atrofia dos túbulos seminíferos e essa foi a causa para a ausência de células em paquíteno. O animal (T264 - M. nemorivaga) selecionado por apresentar uma variação de 2 a 4 cromossomos extranumerários mostrou pareamento normal para todos os cromossomos autossomos e um cromossomo B na forma de univalente foi localizado. O animal portador de uma translocação Robertsoniana em heterozigose (T269 - M. americana) mostrou pareamento cromossômico normal para todos os cromossomos, incluindo os sexuais e os translocados. Estes mostraram uma configuração cis, que indica poucas chances de formação de gametas desbalanceados. As eletromicrografias mostraram certa homologia entre os cromossomos B pela presença de bivalentes. Além destas, univalentes não pareadas também foram encontradas.

CONCLUSÕES:
Com este estudo, foi possível confirmar a existência de um sistema sexual múltiplo na espécie M. americana, com pareamento normal. Apesar de terem sido analisadas poucas células, o pareamento do rearranjo do tipo fusão cêntrica encontrado no exemplar desta espécie indica que existem poucas chances de formação de gametas desbalanceados, visto que os cromossomos apresentaram-se completamente pareados e na configuração cis. Entretanto, as chances de produção de gametas desbalanceados com conseqüências para a fertilidade são maximizadas com o acúmulo de rearranjos em heterozigose e/ou em configuração trans. Em relação aos cromossomos B, univalentes não pareados e bivalentes foram encontrados. Deste modo, este tipo de pareamento provavelmente está relacionado à homologia destes. Foi observada em algumas células a presença de duas bivalentes de cromossomos B, enquanto que em outras encontrou-se somente um univalente, confirmando o comportamento anômalo e a segregação não mendeliana que estes apresentam. A análise de complexo sinaptonêmico se mostra muito importante, já que a variação cromossômica intraespecífica devido a rearranjos e presença de cromossomos B, encontrada na maioria das espécies de Mazama, pode ser responsável por falhas na gametogênese em situações específicas.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Mazama, complexo sinaptonêmico, rearranjos

E-mail para contato: cinthiaaquino@yahoo.com.br