60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

DINÂMICA SÓCIO-ESPACIAL E AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA (MA)

Gisele Pereira Nunes1
Elisangela Duarte Gomes1
Adriana Batista Pinheiro1
Fabiana Pereira Correia1
Susane Penha Carneiro1
Juarez Soares Diniz1

1. Universidade Federal do Maranhão


INTRODUÇÃO:
O município de Santa Helena-MA, criado em 1935, localizado às margens de um dos grandes rios da microrregião da Baixada Maranhense, o Rio Turiaçu, conta com uma população estimada pelo IBGE em 2003 de 32.223 habitantes em 2.539 km². Como principais fontes de renda e sobrevivência, a população conta basicamente com a pesca, a pecuária e a agricultura de subsistência, no entanto o crescimento econômico e populacional vem impondo forte pressão, além de degradação ambiental através de excessiva exploração dos recursos. Este trabalho trás a análise da produção e reprodução do espaço geográfico do município de Santa Helena, a partir de uma visão organizacional da dinâmica sócio-espacial e ambiental, sem deixar de vincular ao desenvolvimento com sustentabilidade, produzindo assim informações estruturais geográficas para fins de conhecimento do município.

METODOLOGIA:
Para a compreensão pretendida dos aspectos geoambientais e produção e reprodução do espaço geográfico helenense, foram utilizados neste trabalho, por se tratar de uma pesquisa qualitativa que permite a utilização de vários métodos, e também para contemplar as noções fundamentais que o pressupõe, dois métodos distintos e complementares: o método de abordagem estruturalista, que busca o encadeamento lógico e conciso dos processos, apontando causas e consequências dos fenômenos, e o método dialético idealizado por Karl Marx (1818-1883), onde um dos seus princípios é “a contestação da realidade posta, enfatizando as suas contradições em que para toda tese existe uma antítese que, quando contraposta, tende a formar uma síntese.” (RODRIGUES, 2005, p. 141). Quanto aos procedimentos técnicos, ou aspectos operacionais, este trabalho baseou-se na análise do espaço, bem como em dados geoambientais, através de levantamento bibliográfico e cartográfico sobre o município, visitas ao espaço urbano e rural helenense, e registros fotográficos a fim de fornecer informações visuais em relação às paisagens naturais e artificiais da cidade. De posse dos materiais bibliográficos e de todas as informações coletadas, foram feitas as interpretações das mesmas e posteriormente a produção do trabalho.

RESULTADOS:
Considerando a dinâmica do espaço geográfico, a compreensão da produção do espaço helenense trouxe subsídios para um fundamental, e cada vez mais preciso conhecimento do território municipal de Santa Helena. Tal estudo foi capaz de apresentar o perfil de ocupação do município, destacando sua realidade na gênese e na evolução histórica regional, bem como analisando os fatores que contribuíram para seu desenvolvimento, detectando assim uma posterior estagnação econômica. Traçaram-se os aspectos geoambientais peculiares à região, correlacionando-os com a situação atual da ocupação sócio-espacial e os possíveis problemas de seu sistema urbano, contribuindo com sugestões de medidas proativas e informações geográficas, a fim de produzir conhecimento adequado e vivenciado neste espaço. A partir daí foi compreendida a dinâmica da produção do espaço geográfico no bojo das condições materiais de produção, circulação e consumo através da sustentabilidade.

CONCLUSÕES:
O desenvolvimento sócio-espacial urbano bastante acelerado, por se tratar de uma cidade relativamente nova, apenas 73 anos, apesar de ter levado progresso à região, levou em contrapartida alguns problemas que seriam típicos apenas das grandes cidades, tais como o desemprego, a informalidade e problemas ambientais, alguns inclusive de natureza irreversíveis. Isto se deve ao fato do município não ter possuído um planejamento adequado. A análise integrada a partir dos processos geoambientais, ecodinâmicos e sócio-ambientais desse município, constitui elemento importante no estudo de seu sistema ambiental, partindo da relação de exploração do território com as atividades produtivas, não esquecendo do comprometimento com o desenvolvimento sustentável. Portanto, tornou-se relevante e necessário um estudo do espaço geográfico e dos aspectos geoambientais de Santa Helena, para analisar a produção do espaço a partir da construção da vida em sociedade com a natureza e, também, pelo fato de enfatizar uma dimensão organizacional do espaço como o município até então não tivera oportunidade de dispor, ou seja, um estudo nos moldes do econômico/cultural (na paisagem), do político (no território), na existência objetiva e subjetiva (no lugar) e na transfiguração da natureza (no ambiente).



Palavras-chave:  Espaço Geográfico, Dinâmica Ambiental, Dinâmica Sócio-espacial

E-mail para contato: gysangel@yahoo.com.br