A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
AS IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA
João Amadeus Pereira Alves1 Rejane Aurora Mion2 Washington Luiz Pacheco de Carvalho3
1. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência / FC-UNESP 2. Profª Drª DEMET/UEPG e Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPG/Co-orientadora 3. Prof. Dr. DFQ/FEIS-UNESP e Prog. Pós-Grad. em Educ. para a Ciência / Orientador
INTRODUÇÃO:Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla e em andamento (a qual se encontra em processo de análise final), sobre a formação de professores e as implicações da relação ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Para tanto, os seus objetivos são: analisar a importância da problematização das implicações da relação CTSA, em uma visão crítica em educação, para a incorporação da cultura científica e tecnológica e; analisar a potencialidade de problematizar conteúdos físicos, de modo a possibilitar uma teorização sobre redes sócio-técnicas das implicações da relação CTSA. Tais objetivos visam responder a uma questão ampla: Qual a importância, para a incorporação da cultura científica e tecnológica, da problematização das implicações da relação CTSA numa visão crítica em educação? Esta pesquisa se justifica para uma reflexão crítica diante das mudanças que estão ocorrendo nos cursos de licenciatura em Física a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica vigentes, principalmente quanto ao estágio curricular supervisionado e obrigatório, que reflete o processo de formação como um todo. Para tanto, os fundamentos teóricos necessitam ser embasados por uma teoria crítica em Educação.METODOLOGIA:Os dados foram coletados entre março de 2006 e dezembro de 2007, junto a um programa de investigação-ação educacional (ambiente da pesquisa) que se desenvolve na formação de professores de Física, em uma instituição pública de ensino superior. Os principais procedimentos de coleta de dados foram: observações diretas (registros manuscritos em diários de campo), gravações eletrônicas e reflexões coletivas (semanais, durante todo o biênio e; bimestrais, durante o ano de 2007). Nesse biênio mais de uma dezena de estratégias foram utilizadas, sendo que muitas delas foram modificadas ainda em curso (à luz de análises prévias, realizadas pelo professor da disciplina em conjunto com alunos de pós-graduação – mestrado e doutorado – nela envolvidos). Dentre as estratégias é possível citar: a utilização de vídeos sobre o aquecimento global, suas conseqüências presentes, de curto e de longo prazo, atreladas à utilização da energia – visando a elaboração das redes conceituais; atividades de avaliação com os licenciandos nas escolas, em que os alunos do Ensino Médio manifestaram suas percepções e necessidades. Como a coleta de dados de pesquisa ocorreu dentro de um programa de investigação-ação educacional, os partícipes desse programa configuram-se envolvidos na pesquisa.RESULTADOS:Os resultados parciais dão conta em dizer que a problematização das implicações da relação CTSA só pode ocorrer: se for intenção em inseri-la no curso de formação; se tais implicações forem tratadas como conteúdo próprio dos cursos de formação de professores de Física, desde que elas estejam amparadas por uma abordagem fundamentada na teoria crítica em Educação. O manuseio reflexivo de objetos técnicos, em plena função social, e a problematização de conceitos e práticas com a estruturação de redes conceituais foi o meio de se “visualisar” as implicações da relação CTSA. A avaliação do trabalho ocorreu em curso, durante o período de fundamentação teórica e elaboração dos projetos individuais de ação e/ou investigação, no ano de 2006; e durante o período de desenvolvimento desses projetos, em 2007; mas também ocorreram avaliações semanais (via discussões nas próprias disciplinas de Estágio) e bimestralmente (via reconstrução racional do processo vivenciado pelos sujeitos envolvidos). Além disso, se pôde constatar que os conhecimentos próprios da subárea de Física e da didática da Física são insuficientes para sustentar tais discussões, o que se mostra como um importante desdobramento decorrente da interpretação e implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais.CONCLUSÕES:Diante das constatações feitas na última década por cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) os governos (pela elaboração e execução de políticas públicas) e a sociedade (por suas ações de aquisição e utilização de bens, bem como a responsabilidade sobre o descarte dos resíduos desses bens) têm extrema responsabilidade sobre os encaminhamentos sofridos pelo planeta desde a revolução industrial, principalmente em razão das transformações energéticas. Como reflexo disso exige-se da formação dos professores em Física uma responsabilidade para a incorporação da cultura científica e tecnológica pela população. Mas isso prescinde de uma formação do professor pautada pela problematização e análise críticas dos conteúdos físicos a serem veiculados, bem como com a reestruturação curricular, tendo como objetivo levar os envolvidos a inserirem-se em um processo de conscientização.
Palavras-chave: ensino de Física, formação de professores de Física, investigação-ação educacional
E-mail para contato: japalves@yahoo.com.br
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