60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NOS MUNICÍPIOS DE FLORÂNIA, SÃO VICENTE E JUCURUTU/RN.

Antonio Virgínio Martins Neto1
Francivan Dantas da Silva1
Henrique Roque Dantas1
Ione Rodrigues Diniz Morais1

1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte


INTRODUÇÃO:
O atual cenário internacional é marcado pela crise sócio-econômica e ambiental decorrente do ideal de desenvolvimento propagado pelo sistema capitalista, norteado por razões consumistas, cujos efeitos se mostram, entre outros, através da exploração ao meio ambiente. As agressões ao ambiente ocorrem sob diferentes formas, ressaltando-se a significativa produção de lixo. Diante desse quadro, visando analisar a situação dos resíduos sólidos na região do Seridó norte-rio-grandense, mais especificamente nos municípios de Florânia, São Vicente e Jucurutu, desenvolveu-se uma pesquisa pautada na elaboração de um diagnóstico sobre o acondicionamento, coleta, transporte e destinação final do lixo, com a pretensão de disponibilizar aos gestores municipais informações referentes à problemática. Investigou-se as formas de coleta, transporte e destino final do lixo no âmbito dos referidos municípios. A problemática do lixo assume uma expressiva dimensão no Seridó, por tratar-se de uma região localizada no semi-árido, onde já se registra o processo de desertificação. Desta forma, o diagnóstico se propõe a apontar caminhos para o desenvolvimento de políticas direcionadas para a solução/amenização dos problemas relacionados ao lixo, requisitando uma postura responsável dos gestores públicos.

METODOLOGIA:
O percurso metodológico desta pesquisa seguiu uma estratégia que considera a busca de informações e a observação direta do objeto de estudo como método de trabalho. Assim, para diagnosticar a situação dos resíduos sólidos nos três municípios do Seridó potiguar, Florânia, São Vicente e Jucurutu, teve-se como população da pesquisa gestores municipais e as pessoas envolvidas na coleta de lixo. Para atingir os objetivos do trabalho, necessitou-se fazer seleções bibliográficas e suas respectivas leituras, constatando a dimensão do problema estudado. Partindo das informações adquiridas, o próximo passo consistiu em entrevistar os funcionários municipais que trabalham na coleta e no transporte do lixo e os gestores municipais, procurando sempre conhecer a realidade de cada município. Para tanto, elaborou-se um questionário, com perguntas enunciadas pelo entrevistador e preenchidas por ele com as respostas do pesquisado. Logo após, partiu-se para a fase de observação in loco, verificando as fases pelas quais o lixo percorre, desde a coleta até sua disposição final. Nesta etapa, tornou-se necessária a utilização de registros fotográficos, como suporte à interpretação e análise da realidade para obtenção dos resultados finais.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos revelam a existência de problemas semelhantes na coleta, transporte e destino final do lixo nos três municípios pesquisados. Observou-se que o acondicionamento do lixo é realizado em sacos plásticos apropriados, porém não há separação entre os lixos doméstico, comercial e industrial; o transporte destinado à coleta é feito por caminhões e tratores, sendo estes inadequados, por ocasionar a dispersão do lixo durante o deslocamento das áreas de coleta até a destinação final; as pessoas envolvidas no trabalho de coleta e transporte dos resíduos, motoristas e garis, não dispõem de vestuário e equipamentos adequados, sendo visíveis apenas o uso de luvas, de pequeno tamanho, e botas de cano curto, inadequadas para o desempenho da atividade; a destinação final dos resíduos sólidos é o lixão a céu aberto, onde há o cercamento da área, procede-se a queima dos materiais e os catadores realizam a coleta de papelão e metais, destinados à venda. Portanto, o diagnóstico elaborado representa uma ferramenta útil ao planejamento e a gestão da cidade, no que se refere à problemática do lixo, apontando caminhos para o desenvolvimento de políticas e ações voltadas para a coleta, transporte e destinação final dos resíduos.

CONCLUSÕES:
Diante dos resultados obtidos na pesquisa, tendo como referências os municípios de Florânia, São Vicente e Jucurutu, pôde-se perceber que o lixo é negligenciado no que diz respeito à coleta, transporte e destinação final. A coleta é inadequada porque o lixo é acondicionado de forma misturada, sendo transportado em veículos inapropriados e depositado em espaços abertos, os lixões. Os recursos humanos desenvolvem esta atividade com vestuário comum e sem os equipamentos essenciais, que evitam o contato direto com os resíduos. O diagnóstico da situação dos resíduos sólidos nos municípios estudados demonstra a falta de infra-estrutura e equipamentos para o desempenho das atividades, a carência de informações dos sujeitos envolvidos e a negligência dos gestores públicos em relação ao problema. A inadequação em termos de coleta, transporte e destino final dos resíduos acarreta problemas como a poluição do ar, das águas e dos solos e a proliferação de insetos, vetores de doenças, requerendo uma atenção especial. O diagnóstico corresponde a um retrato da situação do lixo e pretende, ao apontar os problemas e os caminhos que podem ser utilizados em busca de soluções para a questão, subsidiar as decisões e ações dos gestores públicos.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Resídos sólidos, Diagnóstico, Florânia, São Vicente e Jucurutu

E-mail para contato: nettopreto@hotmail.com.br