60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

A PRÁTICA DE ENSINAR NA ESCOLA SE APRENDE NA PRÁTICA: PESQUISAS BRASILEIRAS (1990 – 2005)

Natalia Neves Macedo1
Natália Cristina Ferreira1
Marilda da Silva2

1. Departamento de Didática / UNESP
2. Prof. Dr. / Departamento de Didática / UNESP / Orientadora


INTRODUÇÃO:
O estudo que ora se apresenta faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Modos de ser professor: a identificação dos elementos básicos da organização do habitus professoral”. O objetivo dessa investigação é obter uma base empírica que seja forte o suficiente para que possamos materialmente mostrar, ou não, que ações didáticas, hexis corporal e postura moral/ética do professor/a podem ser mesmo consideradas como estruturas básicas dos modos de ser professor/a, o que denominamos habitus professoral. Com isso pretendemos favorecer o entendimento sobre a complexidade da docência, tendo em vista o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares ministrados nas escolas.

METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa documental cuja análise está sendo feita por meio da técnica “análise de conteúdo”. Esse projeto encontra-se em processo de finalização. Foram analisadas quarenta e sete fontes, nas quais se encontram cinco teses de doutorado, quinze livros, dezenove capítulos de livros, cinco periódicos e três dissertações de mestrado. As pesquisas/fontes foram produzidas por meio das diferentes possibilidades de coleta de dados do recurso teórico-metodológico “história de vida”. Esse procedimento foi feito porque se queriam ter informações que fossem dadas pelas “vozes” dos sujeitos das respectivas fontes. Obviamente, a organização dos dados segundo o procedimento “análise do conteúdo” teve como referência operacional informações que mostrassem os modos por meio dos quais se aprende a ensinar na sala de aula.

RESULTADOS:
A análise das quarenta e sete fontes mostrou que há convergência entre os autores das pesquisas e os sujeitos das mesmas acerca dos modos por meio dos quais se aprende a ensinar na sala de aula. Isto é: de diferentes modos afirmaram que se aprende para ensinar na escola a partir do exercício da prática docente propriamente dita. Assim, podemos dizer que a macro categoria extraída da pesquisa em questão é a seguinte: “somente na docência real é que se aprende a ser professor”. Esse resultado remete a uma mudança na formação docente, tendo em vista o tipo de atuação que o professor, sobretudo o iniciante, exerce nos seus primeiros anos de trabalho docente.

CONCLUSÕES:
A partir do resultado da análise das quarenta e sete fontes, organizamos duas premissas básicas para se compreender/investigar a formação e atuação docente: A) A profissão docente é aprendida/desenvolvida antes, durante e após a formação acadêmica específica e realizada institucionalmente; e B) Os saberes práticos são aprendidos na prática do ofício e não na universidade onde se aprende a imprescindível teoria para o aprendizado da prática. Essas duas premissas, embora possam ser vistas individual e racionalmente, constituem a seguinte idéia: a profissão docente é aprendida na prática e por isso os saberes práticos dessa profissão só podem ser aprendidos no ofício da docência e não durante a formação na Universidade.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Formação docente, Atuação docente, Práticas pedagógicas

E-mail para contato: natanema@gmail.com