60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

A AÇÃO HUMANA IMPACTANDO O MEIO AMBIENTE

Ediene Ferreira Cavalcanti Gomes1
Minancy Gomes de Oliveira1
Maria Etiene Cavalcante1
Avany Martins de Arruda1
Maria do Socorro Lopes Pina1
Thayná Katharyne Pereira Alves2

1. CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL GINÁSIO PERNAMBUCANO
2. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO


INTRODUÇÃO:
A questão ambiental tem sido debatida em vários encontros científicos nacionais e internacionais, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população do mundo inteiro para uma melhor qualidade de vida, traduzindo-se em ações práticas, na tentativa de evitar grandes desastres ecológicos. Por isso, as organizações conservacionistas defendem a educação como fator de mobilização para a garantia da sustentabilidade do planeta, visando à discussão e à reflexão sobre questões ambientais e suas relações com os seres humanos. Além disso, é necessário garantir a apropriação em processos de ensino/aprendizagem e o exercício pleno e consciente da cidadania, fomentando o resgate de valores, capazes de tornar a sociedade mais justa e sustentável (Dias, 2004). Somente dessa maneira, torna-se possível acreditar na existência da possibilidade de mudar condutas e valores e, assim, formar pessoas que, através da disseminação de suas convicções, trabalharão por uma nova maneira de relacionar-se com o mundo e seus recursos naturais. Buscou-se, portanto, elaborar projetos de pesquisa sobre os impactos ambientais provocados principalmente pela ação humana, de forma a promover uma aprendizagem interdisciplinar sobre o tema.

METODOLOGIA:
A experiência foi desenvolvida com duzentos (200) estudantes de cinco turmas da primeira série do Ensino Médio do Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano, Recife-PE, como uma das temáticas inseridas no tema transversal proposta pela LDB 9394/96/ para a disciplina de Biologia. No primeiro momento, foram realizadas as seguintes atividades: Levantamento das concepções prévias, através de mapa conceitual; leitura e discussão de textos relatando diferentes ambientes, seres vivos e sua preservação; no segundo, aprofundamento do tema impacto ao meio ambiente, através de pesquisas em diversas fontes, investigando a participação humana no desequilíbrio dos ecossistemas com construção de cartazes informativos e de alerta; no terceiro, os estudantes construíram diversos produtos finais formando uma coletânea de projetos de pesquisa de intervenção de várias formas; jornal informativo, cartilha informativa entre outros expondo na culminância da disciplina para a comunidade escolar.

RESULTADOS:
Observamos que os alunos mostraram-se bastante motivados em participarem da construção de um projeto em prol da melhoria da qualidade de vida, uma vez que, a preservação do ambiente remete a uma questão de saúde, e pelo fato de que a problemática tratou de uma realidade bastante trabalhada na mídia e bastante atual. Além disso, o esclarecimento da temática extrapolou os limites disciplinares, levando a uma constante interação com outras disciplinas. Várias produções foram realizadas pelos estudantes, destacando-se: pesquisa em diversas fontes com debates para apreensão dos conceitos e conteúdos relevantes, construção de mapa conceitual observando a inter-relação do homem, ambiente e outros seres vivos e, por fim, a coletânea dos projetos de pesquisa enfocando a ação inconseqüente do homem perante uma vida sustentável.

CONCLUSÕES:
Todo o percurso, vivido ao longo do projeto, conduziu os estudantes ao aprendizado sobre as relações homem X saúde X meio ambiente X doenças, mas também, e, sobretudo, a uma tomada de posição diante do tema, contribuindo assim, para que desenvolvessem a capacidade de questionar, argumentar, planejar, pesquisar, analisar, organizar e usar a informação, de comunicar e de avaliar, com o propósito de conscientizar a comunidade escolar, primeiramente, e depois agirem como agentes multiplicadores. Gerando, assim, a construção não só de conceitos científicos, mas também de atitudes e de comportamentos desejáveis diante do problema tornando-os cidadãos críticos e interventores.

Instituição de fomento: Secretraia de Educação e Cultura de Pernambuco

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  ambiente, qualidade de vida, sustentabilidade

E-mail para contato: edieneceegp@yahoo.com.br